Plano de Aula

Plano de aula: Os termos da oração na construção dos sentidos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Constituintes da oração: sujeito, verbo, objeto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: datashow para projeção dos slides. Caso não possua esse equipamento, é possível reproduzir o conteúdo no quadro; caderno para que os alunos realizarem o exercício; cópias reprográficas para que o tempo possa ser mais bem aproveitado com a atividade de análise linguística.

Dificuldades antecipadas: pode ser que os alunos tenham dificuldade em fazer substituições de palavras e ainda manter o sentido das frases. Faça-os pensar na coerência entre agentes e ações.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: ao apresentar o tema, antecipe aos alunos que os termos sintagma nominal e sintagma verbal referem-se às duas partes principais da oração. A primeira tem como o núcleo o nome e a segunda, o verbo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO