Mapa da língua quíchua na atualidade
Plano de Aula
Plano de aula: Império Inca por meio da cartografia
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13 “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”,
de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário. Material complementar impresso para cada trio.
Material complementar:
Mapa da língua quíchua na atualidade
Mapa político da América do Sul
Texto “Império Inca”
Mapa “Expansão do Império Inca”
Texto “Táticas de conquista”
Modelo de palavra cruzada
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n. 72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:
Mapa da língua quíchua na atualidade
Mapa político da América do Sul
Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.
Contexto
Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:
Mapa da língua quíchua na atualidade
Mapa político da América do Sul
Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.
Contexto
Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:
Mapa da língua quíchua na atualidade
Mapa político da América do Sul
Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Império Inca”
Mapa “Expansão do Império Inca”
Texto “Táticas de conquista”
Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.
Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Império Inca”
Mapa “Expansão do Império Inca”
Texto “Táticas de conquista”
Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.
Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Império Inca”
Mapa “Expansão do Império Inca”
Texto “Táticas de conquista”
Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.
Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Império Inca”
Mapa “Expansão do Império Inca”
Texto “Táticas de conquista”
Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.
Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Entregue para cada trio o modelo de palavra cruzada sobre os incas, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wsCpq3VyzWNf4kpr2JjPMGU7md2N4Y7WTMYjQaj3YmFCY67KcnpzfMJecCvA/his6-13und05-modelo-de-cruzadinha.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Solicite que os trios utilizem as fontes desta aula para construir sentenças que contemplem as palavras da palavra cruzada.
Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9NG2zQnVANxQdJCAFu7bzr9yGbWp8yGJWsuBbyVpBc3ReJKg66ptqeyqK8n5/his6-13und05-resolucao-da-palavra-cruzada.pdf acesso em: 7/4/2019, você encontra a resolução da palavra cruzada. Esta resolução é para você ter um referencial para a correção da palavra cruzada. Deixe que os estudantes construam
suas sentenças.
Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas resoluções da palavra cruzada para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar algumas características do Império inca.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o mapa da língua quíchua na atualidade e o mapa político da América do Sul. Proponha que reflitam:
- Quais países da atualidade possuem pessoas que falam o quíchua?
- Por qual motivo esta língua é falada em locais dispersos?
Sugira que escutem a música “Latinoamerica”, da banda Calle Trece, a qual inicia com um locutor falando em quíchua. O clipe mostra, dentre outras, a região andina (disponível aqui). Neste site (disponível aqui) podem encontrar a letra com a escrita em quíchua traduzida para o espanhol (devem clicar com o botão direito do mouse para fazer a tradução para o português).
Problematização
Disponibilize os dois trechos de texto (“Império Inca” e “Táticas de conquista”) e o Mapa “Expansão do Império Inca”. Os alunos devem analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, as questões:
- Quais formas de conquista os incas utilizavam?
- Qual o significado do nome da capital inca?
- Por que os incas a nomearam assim?
- Existe relação entre os locais onde o quíchua é falado hoje e o território inca? Explique.
Tais questões podem ser objeto de uma enquete entre a turma, que pode ser feita com o Mentimeter (veja aqui como fazer - ative a tradução), ou tema de discussão para um momento de videoconferência.
Para complementar as observações a respeito da civilização inca, eles podem assistir a interessante animação: Grandes civilizações, os Incas. TV Escola. Disponível aqui.
Sistematização
Convide os alunos a organizarem um jogo de curiosidades a respeito do Império Inca. Para isso, disponibilize a eles apenas as sentenças contidas no documento de resolução da cruzadinha (cuidado para não dar as respostas) e solicite que as solucionem. Com base nesta resolução, poderão criar cartas de “Você Sabia?”, “Verdadeiro ou Falso” ou um jogo de “Forca”, com as dicas a serem dadas (informações e número de letras).
O documento está disponível aqui: Resolução da palavra cruzada
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da civilização inca, podem assistir ao interessante vídeo educativo: “Resumo de história: Incas e Peru - Contada em Machu Picchu!”. Débora Aladim, 24/01/2018. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI13 Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Palavras-chave: Império Inca, Cusco, língua quíchua, expansão inca.