Mapa da língua quíchua na atualidade
Plano de Aula
Plano de aula: Império Inca por meio da cartografia
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13 “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”,
de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário. Material complementar impresso para cada trio.
Material complementar:
Mapa da língua quíchua na atualidade
Mapa político da América do Sul
Texto “Império Inca”
Mapa “Expansão do Império Inca”
Texto “Táticas de conquista”
Modelo de palavra cruzada
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.
MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n. 72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.
PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.
BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.
Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.
Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO