Plano de Aula

Plano de aula: Formas de conquista do Império Romano

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, canetinhas hidrográficas coloridas, lápis de cor, borracha e dicionário. Uma cartolina branca por grupo e fontes impressas para cada grupo.

Material complementar:

Mapa do Império Romano no ano de 117 d.C.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q94wv5RyqKmqDDWzme49yKthKe5xxq9QYkkRtMuecgzkmHNw55CKxJgqUUdw/his6-13und02-mapa-do-imperio-romano-no-ano-de-117-dc.pdf

Planisfério político do IBGE

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxAE4z5nNTrVsYxBfkVPKqF82ZFBxpXk4DP5pa67npBXZacFVxFPdpgJzDWZ/his6-13und02-planisferio-politico-do-ibge.pdf

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Exemplo de mapa mental sobre o Império Romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsF4UJtVQRZFRgHSyVdv5C9mSsGFCQEzcN2aXnFHdfxNNFNeyCt6bGzKpxj3/his6-13und02-exemplo-de-mapa-mental-sobre-o-imperio-romano.pdf

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol.9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada é fundamental para que ela possa acontecer em uma aula. Caso a sala de aula seja pequena ou a turma tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola. Monte seis grupos com as carteiras. Coloque sobre cada grupo um prisma identificando-o, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FNeeUqktETGTh63V4ZjgEbacxKkVP5JcH6V8HdxWJUpTPDbgSejrQeCyMKNQ/his6-13und02-prisma-de-mesa-grupos.pdf Acesso em: 18/3/2019, imprima o arquivo do prisma e cole-o sobre uma cartolina ou papel cartão. Em seguida, coloque as fontes impressas necessárias para cada grupo trabalhar sobre as mesas (abaixo).

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA