Mapa do império romano no ano de 117 d.C.
Plano de Aula
Plano de aula: Formas de conquista do Império Romano
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, canetinhas hidrográficas coloridas, lápis de cor, borracha e dicionário. Uma cartolina branca por grupo e fontes impressas para cada grupo.
Material complementar:
Mapa do Império Romano no ano de 117 d.C.
Planisfério político do IBGE
Fontes do Grupo 1 - O Exército romano
Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas
Fontes do Grupo 3 - Marinha romana
Fontes do Grupo 4 - Romanização
Fontes do Grupo 5 - Língua latina
Fontes do Grupo 6 - Expansão romana
Exemplo de mapa mental sobre o Império Romano
Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.
PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.
FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.
RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol.9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.
FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.
Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada é fundamental para que ela possa acontecer em uma aula. Caso a sala de aula seja pequena ou a turma tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola. Monte seis grupos com as carteiras. Coloque sobre cada grupo um prisma identificando-o, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FNeeUqktETGTh63V4ZjgEbacxKkVP5JcH6V8HdxWJUpTPDbgSejrQeCyMKNQ/his6-13und02-prisma-de-mesa-grupos.pdf Acesso em: 18/3/2019, imprima o arquivo do prisma e cole-o sobre uma cartolina ou papel cartão. Em seguida, coloque as fontes impressas necessárias para cada grupo trabalhar sobre as mesas (abaixo).
Fontes do Grupo 1 - O Exército romano
Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas
Fontes do Grupo 3 - Marinha romana
Fontes do Grupo 4 - Romanização
Fontes do Grupo 5 - Língua latina
Fontes do Grupo 6 - Expansão romana
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do Império Romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019, e o detalhe do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.
Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.
É esperado que os estudantes observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas a guerra e a destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.
Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.
PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o Exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.
FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, nº 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004Acesso em: 17/3/2019.
RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.
FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.
Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.
Contexto
Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do império romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019 e o detalhe do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.
Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.
É esperado que os estudante observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas, a guerra e destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte
se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.
Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.
PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.
FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.
RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.
FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.
Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.
Contexto
Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do império romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019, e o detalhe
do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.
Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.
É esperado que os estudante observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas a guerra e destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte
se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.
Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia, que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.
PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.
FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004Acesso em: 17/3/2019.
RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.
FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.
Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Solicite que os estudantes analisem as fontes que seu grupo tem disponível:
Fontes do Grupo 1 - O Exército romano
Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas
Fontes do Grupo 3 - Marinha romana
Fontes do Grupo 4 - Romanização
Fontes do Grupo 5 - Língua latina
Fontes do Grupo 6 - Expansão romana
Explique que cada grupo tem à disposição algumas fontes relacionadas ao tema do qual o grupo deverá produzir sua apresentação e algumas questões norteadoras para a produção da apresentação.
Em seguida, informe que os grupos terão 10 minutos para analisar as fontes e preparar suas apresentações. Cada apresentação deverá ter, no máximo,
3 minutos. Solicite que os grupos usem as fontes disponíveis em suas apresentações. As questões norteadoras servem para a análise da fonte e para a produção da apresentação, ou seja, as respostas para as perguntas norteadoras devem ser a base da apresentação de cada grupo.
Após 10 minutos, solicite que cada grupo, intercaladamente, faça sua apresentação. Peça para que os estudantes dos grupos que não estão apresentando façam o registro em seus cadernos das apresentações dos colegas.
Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.
PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.
FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.
RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.
FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.
Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo History Channel que mostra a ascensão e a queda do império romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após as apresentações, deixe os alunos sentados em seus respectivos grupos, entregue uma cartolina branca para cada trio e solicite que cada trio produza um mapa mental com o título “Império romano, formas de conquista”.
No vídeo Como fazer um mapa mental passo a passo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M Acesso em: 30/3/2019, você encontra um tutorial de como criar um mapa mental. Apresente o vídeo aos alunos ou explique no quadro como produzir um mapa mental. Para agilizar a produção, escreva no quadro os seis temas apresentados pelos grupos: exército, marinha, estradas, romanização, língua latina e expansão romana.
Solicite que os estudantes, na produção de seus mapas mentais, utilizem as fontes analisadas e o que foi apresentado para os colegas. Solicite que os estudantes estabeleçam relações entre estes temas em suas produções. Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsF4UJtVQRZFRgHSyVdv5C9mSsGFCQEzcN2aXnFHdfxNNFNeyCt6bGzKpxj3/his6-13und02-exemplo-de-mapa-mental-sobre-o-imperio-romano.pdf Acesso em: 30/3/2019, você encontra um modelo de mapa mental sobre o tema “império romano, formas de conquista”. Ele é apenas para você ter uma referência para a produção dos alunos.
Quando os trios terminarem seus mapas, coloque-os no mural da sala para que possam compartilhar suas produções.
O Exército romano e a Marinha foram muito importantes nas conquistas, mas a guerra não foi a única forma de dominar outros povos. Como apresentado nas fontes estudadas, a criação de regiões “clientes” e diversos acordos estabeleciam o domínio romano, muitas vezes sem a necessidades de confrontos bélicos. As estradas romanas eram importantes para o rápido deslocamento de tropas, assim como de riquezas pelo Império Romano. Após a conquista, iniciava-se o processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam absorvendo gradativamente a cultura romana, como o latim, a arquitetura e muitos hábitos romanos. Este parágrafo é para que você tenha uma referência para as possíveis produções dos estudantes. Seja um mediador no processo de produção das redações, deixe que os alunos construam suas teorias e respostas.
Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”, a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.
PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.
FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.
RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.
MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº.18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.
FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.
Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.
Materiais complementares
Planisfério político do IBGE
Fontes do Grupo 1 - Exército romano
Fontes do grupo 2 - Estradas romanas
Fontes do Grupo 3 - Marinha romana
Fontes do Grupo 4 - Romanização
Fontes do Grupo 5 - Língua latina
Fontes do Grupo 6 - Conquistas romanas
Exemplo de mapa mental sobre o Império romano
Prisma de mesa grupos
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google Maps, Mentimeter, Kahoot, Anchor.fm , Flipgrid.
Contexto
O objetivo desta aula é analisar as principais táticas de conquista e domínio do Império Romano e o processo de romanização.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula convidando os alunos a um passeio à Roma. Disponibilize os mapas do contexto e complemente com o Google Maps (disponível aqui). Proponha que reflitam:
- Em qual deles se vê a atual localização de Roma?
- Conseguimos conhecê-la em quantos dias de passeio?
- Antigamente, seria possível percorrer todos os domínios de Roma? Quantos dias isso levaria?
- O Império Romano se estendia por quais continentes? Quando?
Para promover a interação entre a turma, organizem uma enquete ou quiz pelo Mentimeter (veja como usar) ou Kahoot (veja como usar), sobre os atuais países que faziam parte do Império Romano.
Problematização
Oriente os alunos a organizarem, via Whatsapp, grupos de até três membros para discutirem a expansão e manutenção do Antigo Império romano. Cada um deverá analisar, pelo menos, dois documentos, observando como estes fatores a seguir contribuíram: o Exército romano, estradas romanas, marinha romana, romanização, língua latina e expansão romana.
Ao final, devem chegar a uma conclusão sobre as questões:
- Como o Império Romano conseguiu se expandir tanto?
- O que deve ter ocorrido com o modo de vida das pessoas dos territórios conquistados?
- Esse processo foi totalmente planejado?
- Quais as influências de Roma no mundo?
Sistematização
Vamos jogar RPG a distância? Oriente os alunos a retomarem os grupos formados e se colocarem no ponto de vista dos sujeitos do Império romano, por exemplo, soldados e populações dos territórios conquistados. Deverão trocar mensagens de texto, áudio ou vídeo, expressando a respeito da expansão romana e formas de dominação, militares ou não.
Um dos membros do grupo pode aparecer na conversa como um viajante do futuro, relatando sobre como é Roma na atualidade e as influências deixadas pela romanização. Para compartilhá-los entre a turma, podem fazer uso do Whatsapp, Anchor.fm (veja como usar) ou Flipgrid (veja como usar).
Convite às famílias
Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020. No YouTube, estão os nove episódios da série de documentários.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI13 Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Palavras-chave: Exército romano, Marinha romana, estradas romanas, arquitetura romana, latim a língua romana, romanização.