Plano de aula: Organização política durante a República Romana

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação de Roma antiga

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão conhecer alguns dos órgãos políticos da República Romana e como funcionava esta democracia.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos e atividades, dicionário, projetor, caderno e canetas.

Material complementar:

Manchetes de jornal

Documento 1 - Políbio

Documento 2 - Professor Fergus Millar

Documento 3 - Professor Alan Ward

Para você saber mais: O regime republicano acabou com a realeza e instituiu, em seu lugar, magistraturas que eram cargos anuais com mais de um ocupante, para que o poder não ficasse concentrado nas mãos de uma só pessoa; os dois magistrados principais e mais poderosos eram chamados cônsules. O Senado, ou Conselho de Idosos, que já existia anteriormente, adquiriu maior importância com a República, pois era o Senado que escolhia
os cônsules. Além dos poderosos cônsules, que detinham o poder militar e civil, havia outros magistrados, como os questores tesoureiros), os edis (encarregados de cuidar dos edifícios, esgotos, ruas, tráfego e abastecimento), os pretores [pág. 084] (encarregados da Justiça), os censores (revisores da lista de senadores e controladores de contratos) e o pontífice máximo (que era o chefe dos sacerdotes). A influência do Senado na indicação destes magistrados era muito grande, mas havia a participação, também, das assembleias da plebe e dos soldados em sua escolha. (FUNARI, Pedro Paulo A.
Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.)

BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Roma antiga. 7. Ed. São Paulo: Moderna, 1997

Paton, W. R.”Polybius: The Histories. 6 vols”. LCL. Cambridge, Mass., and London (1927).

Millar, Fergus. “The Crowd in the Late Republic”. Ann Arbor, Thomas Spencer Jerome. Lectures (1998).

Ward, Allen M. “How Democratic Was the Roman Republic?”. New England Classical Journal 31.2 (2004): 101-19.

FREITAS, Gustavo de. 900 Textos e documentos de História. vol.1. Santa Maria dos Corroios: Ed, Platano, 1975.

FUNARI, Pedro Paulo A. Antiguidade Clássica, História e cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.

PINSKY, Jaime. Cem textos de História Antiga. São Paulo: Contexto,

FINLEY, Moses. A política no mundo antigo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que durante a República Romana havia um tipo de democracia com características bem definidas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA