Captura de tela da palavra "Esparta"
Plano de Aula
Plano de aula: Esparta e Atenas, das Guerras Médicas à Guerra do Peloponeso
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em
sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Fontes impressas para cada grupo.
Material complementar:
Captura de tela da palavra Esparta
Captura de tela da palavra Atenas
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Tabela “Relações entre Esparta e Atenas e contexto histórico”
Resolução da tabela “Relações entre Esparta e Atenas e contexto histórico”
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha
a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.-404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Entregue para cada trio a imagem Captura de tela da palavra Esparta, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Hz8DST3ZvNcyTnkY9RKN2UtWN8Kr8AbUJ52aAVW5g7UyhwGCS5nYAqmrHkc/his6-13und03-captura-de-tela-da-palavra-esparta.pdf Acesso em: 1°/4/2019; e a imagem “Captura de tela da palavra Atenas’, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ADb6W98mDADznSye3Sa8P37QnwF3T89Ub6a6aAQwQKtQwa3PPPb69u2UXeEx/his6-13und03-captura-de-tela-da-palavra-atenas.pdf Acesso em: 1º/4/2019.
Em seguida, escreva as perguntas do slide 5 no quadro ou projete-as para toda a turma. Peça para que os estudantes, em seus trios, debatam e façam os registros dos debates nos seus cadernos. Durante a atividade, questione os alunos sobre quem são os personagens representados, quais objetos aparecem e o que os personagens estão fazendo. Deixe que os estudantes construam suas respostas por meio da análise das imagens.
Quando todos os grupos terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham as discussões realizadas em seus grupos para toda a turma.
É provável que os alunos afirmem que Esparta é representada como uma sociedade guerreira e que Atenas é apresentada como uma cidade de belos edifícios e do debate de ideias. Indague os estudantes após as apresentações: Será que Esparta era somente guerra e Atenas apenas democracia? Deixe estas perguntas abertas, para os estudantes refletirem.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.-404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Contexto
Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Entregue para cada trio a imagem Captura de tela da palavra Esparta, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Hz8DST3ZvNcyTnkY9RKN2UtWN8Kr8AbUJ52aAVW5g7UyhwGCS5nYAqmrHkc/his6-13und03-captura-de-tela-da-palavra-esparta.pdf Acesso em: 1°/4/2019; e a imagem “Captura de tela da palavra Atenas’, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ADb6W98mDADznSye3Sa8P37QnwF3T89Ub6a6aAQwQKtQwa3PPPb69u2UXeEx/his6-13und03-captura-de-tela-da-palavra-atenas.pdf Acesso em: 1º/4/2019.
Em seguida, escreva as perguntas do slide 5 no quadro ou projete-as para toda a turma. Peça para que os estudantes, em seus trios, debatam e façam os registros dos debates nos seus cadernos. Durante a atividade, questione os alunos sobre quem são os personagens representados, quais objetos aparecem e o que os personagens estão fazendo. Deixe que os estudantes construam suas respostas por meio da análise das imagens.
Quando todos os grupos terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham às discussões realizadas em seus grupos para toda turma.
É provável que os alunos afirmem que Esparta é representada como uma sociedade guerreira e que Atenas é apresentada como uma cidade de belos edifícios e do debate de ideias. Indague os estudantes após as apresentações: Será que Esparta era somente guerra e Atenas apenas democracia? Deixe estas perguntas abertas, para os estudantes refletirem.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha
a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta por diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf
Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Contexto
Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Entregue para cada trio a imagem Captura de tela da palavra Esparta, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Hz8DST3ZvNcyTnkY9RKN2UtWN8Kr8AbUJ52aAVW5g7UyhwGCS5nYAqmrHkc/his6-13und03-captura-de-tela-da-palavra-esparta.pdf Acesso em: 1°/4/2019; e a imagem “Captura de tela da palavra Atenas’, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ADb6W98mDADznSye3Sa8P37QnwF3T89Ub6a6aAQwQKtQwa3PPPb69u2UXeEx/his6-13und03-captura-de-tela-da-palavra-atenas.pdf Acesso em: 1º/4/2019.
Em seguida, escreva as perguntas do slide 5 no quadro ou projete-as para toda a turma. Peça para que os estudantes, em seus trios, debatam e façam os registros dos debates nos seus cadernos. Durante a atividade, questione os alunos sobre quem são os personagens representados, quais objetos aparecem e o que os personagens estão fazendo. Deixe que os estudantes construam suas respostas por meio da análise das imagens.
Quando todos os grupos terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham as discussões realizadas em seus grupos para toda turma.
É provável que os alunos afirmem que Esparta é representada como uma sociedade guerreira e que Atenas é apresentada como uma cidade de belos edifícios e do debate de ideias. Indague os estudantes após as apresentações: Será que Esparta era somente guerra e Atenas apenas democracia? Deixe estas perguntas abertas, para os estudantes refletirem.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.-404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Entregue para metade dos trios o texto “Guerras Greco-Persas”, o texto “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e o Texto “Liga de Delos”.
Para a outra metade de trios entregue o texto “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso” , textos e mapa, abaixo.
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Escreva no quadro ou projete para toda a turma as orientações e questões do slide 12. Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e a resolução das questões. É esperado que os estudantes dos trios do primeiro grupo identifiquem que a Liga de Delos foi criada durante as Guerras Greco-Persas e tinha por objetivo unir as cidades gregas contras os persas. Com o tempo, a Liga de Delos se tornou um instrumento para Atenas retirar recursos de outras cidades e impor sua influência política e econômica. É esperado que os trios do segundo grupo identifiquem que a Liga do Peloponeso reuniu cidades que estavam na órbita de influência de Esparta e que a expansão da influência ateniense levou à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios de cada grupo de fontes analisadas, voluntariamente, apresentem suas conclusões para os demais alunos. Solicite que todos os estudantes façam registros das explanações em seus cadernos. É esperado que os estudantes compreendam que
as fontes analisadas são relativas a dois momentos distintos das relações entre Esparta e Atenas, com um momento de união, nas Guerras Greco-Persas
e um momento de guerra entre estas duas pólis, Guerra do Peloponeso.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha
a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta por diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para metade dos trios o texto “Guerras Greco-Persas”, o texto “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e o Texto “Liga de Delos”.
Para a outra metade de trios entregue o texto “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso” , textos e mapa, abaixo.
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Escreva no quadro ou projete para toda a turma as orientações e questões do slide 12. Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e a resolução das questões. É esperado que os estudantes dos trios do primeiro grupo identifiquem que a Liga de Delos foi criada durante as Guerras Greco-Persas e tinha por objetivo unir as cidades gregas contras os persas. Com o tempo, a Liga de Delos se tornou um instrumento para Atenas retirar recursos de outras cidades e impor sua influência política e econômica. É esperado que os trios do segundo grupo identifiquem que a Liga do Peloponeso reuniu cidades que estavam na órbita de influência de Esparta e que a expansão da influência ateniense levou à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios de cada grupo de fontes analisadas, voluntariamente, apresentem suas conclusões para os demais alunos. Solicite que todos os estudantes façam registros das explanações em seus cadernos. É esperado que os estudantes compreendam que
as fontes analisadas são relativas a dois momentos distintos das relações entre Esparta e Atenas, com um momento de união, nas Guerras Greco-Persas,
e um momento de guerra entre estas duas pólis, Guerra do Peloponeso.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf
Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para metade dos trios o texto “Guerras Greco-Persas”, o texto “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e o Texto “Liga de Delos”.
Para a outra metade de trios entregue o texto “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso” , textos e mapa, abaixo.
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Escreva no quadro ou projete para toda a turma as orientações e questões do slide 12. Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e a resolução das questões. É esperado que os estudantes dos trios do primeiro grupo identifiquem que a Liga de Delos foi criada durante as Guerras Greco-Persas e tinha por objetivo unir as cidades gregas contras os persas. Com o tempo, a Liga de Delos se tornou um instrumento para Atenas retirar recursos de outras cidades e impor sua influência política e econômica. É esperado que os trios do segundo grupo identifiquem que a Liga do Peloponeso reuniu cidades que estavam na órbita de influência de Esparta e que a expansão da influência ateniense levou à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios de cada grupo de fontes analisadas, voluntariamente, apresentem suas conclusões para os demais alunos. Solicite que todos os estudantes façam registros das explanações em seus cadernos. É esperado que os estudantes compreendam que as fontes analisadas são relativas a dois momentos distintos das relações entre Esparta e Atenas, com um momento de união, nas Guerras Greco-Persas, e um momento de guerra entre estas duas pólis, Guerra do Peloponeso.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
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BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019..
Problematização
Orientações: Entregue para metade dos trios o texto “Guerras Greco-Persas”, o texto “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e o Texto “Liga de Delos”.
Para a outra metade de trios entregue o texto “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso” , textos e mapa, abaixo.
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Escreva no quadro ou projete para toda a turma as orientações e questões do slide 12. Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e a resolução das questões. É esperado que os estudantes dos trios do primeiro grupo identifiquem que a Liga de Delos foi criada durante as Guerras Greco-Persas, e tinha por objetivo unir as cidades gregas contras os persas. Com o tempo, a Liga de Delos se tornou um instrumento para Atenas retirar recursos de outras cidades e impor sua influência política e econômica. É esperado que os trios do segundo grupo identifiquem que a Liga do Peloponeso reuniu cidades que estavam na órbita de influência de Esparta e que a expansão da influência ateniense levou à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios de cada grupo de fontes analisadas, voluntariamente, apresentem suas conclusões para os demais alunos. Solicite que todos os estudantes façam registros das explanações em seus cadernos. É esperado que os estudantes compreendam que
as fontes analisadas são relativas a dois momentos distintos das relações entre Esparta e Atenas, com um momento de união, nas Guerras Greco-Persas
e um momento de guerra entre estas duas pólis, Guerra do Peloponeso.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a Democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta por diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para metade dos trios o texto “Guerras Greco-Persas”, o texto “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e o Texto “Liga de Delos”.
Para a outra metade de trios entregue o texto “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso” , textos e mapa, abaixo.
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Escreva no quadro ou projete para toda a turma as orientações e questões do slide 12. Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e a resolução das questões. É esperado que os estudantes dos trios do primeiro grupo identifiquem que a Liga de Delos foi criada durante as Guerras Greco-Persas e tinha por objetivo unir as cidades gregas contras os persas. Com o tempo, a Liga de Delos se tornou um instrumento para Atenas retirar recursos de outras cidades e impor sua influência política e econômica. É esperado que os trios do segundo grupo identifiquem que a Liga do Peloponeso reuniu cidades que estavam na órbita de influência de Esparta e que a expansão da influência ateniense levou à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios de cada grupo de fontes analisadas, voluntariamente, apresentem suas conclusões para os demais alunos. Solicite que todos os estudantes façam registros das explanações em seus cadernos. É esperado que os estudantes compreendam que as fontes analisadas são relativas a dois momentos distintos das relações entre Esparta e Atenas, com um momento de união, nas Guerras Greco-Persas, e um momento de guerra entre estas duas pólis, Guerra do Peloponeso.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta por diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para metade dos trios o texto “Guerras Greco-Persas”, o texto “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e o Texto “Liga de Delos”.
Para a outra metade de trios entregue o texto “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso” , textos e mapa, abaixo.
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Escreva no quadro ou projete para toda a turma as orientações e questões do slide 12. Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e a resolução das questões. É esperado que os estudantes dos trios do primeiro grupo identifiquem que a Liga de Delos foi criada durante as Guerras Greco-Persas e tinha por objetivo unir as cidades gregas contras os persas. Com o tempo, a Liga de Delos se tornou um instrumento para Atenas retirar recursos de outras cidades e impor sua influência política e econômica. É esperado que os trios do segundo grupo identifiquem que a Liga do Peloponeso reuniu cidades que estavam na órbita de influência de Esparta e que, a expansão da influência ateniense, levou à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios de cada grupo de fontes analisadas, voluntariamente, apresentem suas conclusões para os demais alunos. Solicite que todos os estudantes façam registros das explanações em seus cadernos. É esperado que os estudantes compreendam que as fontes analisadas são relativas a dois momentos distintos das relações entre Esparta e Atenas, com um momento de união, nas Guerras Greco-Persas, e um momento de guerra entre estas duas pólis, Guerra do Peloponeso.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.-404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Problematização
Orientações: Entregue para metade dos trios o texto “Guerras Greco-Persas”, o texto “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e o Texto “Liga de Delos”.
Para a outra metade de trios entregue o texto “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso” , textos e mapa, abaixo.
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Escreva no quadro ou projete para toda a turma as orientações e questões do slide 12. Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e a resolução das questões. É esperado que os estudantes dos trios do primeiro grupo identifiquem que a Liga de Delos foi criada durante as Guerras Greco-Persas e tinha por objetivo unir as cidades gregas contras os persas. Com o tempo, a Liga de Delos se tornou um instrumento para Atenas retirar recursos de outras cidades e impor sua influência política e econômica. É esperado que os trios do segundo grupo identifiquem que a Liga do Peloponeso reuniu cidades que estavam na órbita de influência de Esparta e que, a expansão da influência ateniense, levou à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios de cada grupo de fontes analisadas, voluntariamente, apresentem suas conclusões para os demais alunos. Solicite que todos os estudantes façam registros das explanações em seus cadernos. É esperado que os estudantes compreendam que as fontes analisadas são relativas a dois momentos distintos das relações entre Esparta e Atenas, com um momento de união, nas Guerras Greco-Persas, e um momento de guerra entre estas duas pólis, Guerra do Peloponeso.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue para cada trio uma “Tabela das relações entre Esparta e Atenas e o contexto histórico”. Solicite que os estudantes discutam em seus grupos e preencham a tabela. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas conclusões para os demais alunos.
Pendure as tabelas no mural da sala, desta forma, todos os alunos poderão compartilhar suas produções.
Este é o link da resolução da tabela, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SrzunB5XVqpfFvjd9AC5pgj3GJ8FKdFxdRCYfhrDGrqvhG3FwZSuBfM4A2NW/his6-13und03-resolucao-da-tabela-relacoes-entre-esparta-e-atenas-e-o-contexto-historico.pdf Acesso em: 1º/4/2019.
Esta resolução é apenas para que você tenha referências. Deixe os estudantes construírem suas teorias.
Para você saber mais: As cidades Atenas e Esparta se desenvolveram de forma diferente, embora estivessem localizadas relativamente perto uma da outra. Esparta se tornou uma pólis militarizada com uma forte concentração política de poder. Atenas contava com uma forte Marinha de guerra, tinha a Democracia como sistema político e uma tendência à expansão na Ática e em toda Grécia. Durante as Guerras Greco-Persas, também chamadas de Guerras Médicas, espartanos e atenienses lutaram no mesmo lado. Mas a Liga de Delos, uma aliança das cidades gregas contra os persas, passou a ser utilizada por Atenas como um meio para expandir sua influência política e econômica na Grécia. Esparta cria a Liga do Peloponeso, aliança militar composta de diversas cidades. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.) foi o conflito entre estas duas cidades. A guerra termina com a vitória espartana, mas o enfraquecimento de toda Hélade, o que facilitou a conquista de Filipe II da Macedônia.
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Editora Prismas. Disponível em https://www.academia.edu/35703682/Entre_a_religi%C3%A3o_e_Politica_Euripides_e_a_Guerra_do_Peloponeso Acesso em: 1º/4/2019.
BISPO, Cristiano. As Guerras Médicas: Proximidade de fronteiras étnicas e geográficas entre atenienses e etíopes nos séculos VI e V a. Disponível em https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2003_01.pdf Acesso em: 31/3/2019.
TUCÍDIDES. A Guerra do Peloponeso. Disponível em http://funag.gov.br/loja/download/0041-historia_da_guerra_do_peloponeso.pdf Acesso em: 31/3/2019.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Resenha de O imperialismo greco-romano, de Norberto Luiz Guarinello, disponível em https://www.academia.edu/18047276/Resenha_de_O_imperialismo_greco-romano_de_Norberto_Luiz_Guarinello Acesso em: 1º/4/2019.
Documentário Guerras del Peloponeso, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u8Hzq48uwfc Acesso em: 1º/4/2019.
Materiais complementares
Captura de tela da palavra "Atenas"
Guerras Greco-Persas
Guerras Greco-Persas, Heródoto escreve sobre os persas
A Liga de Delos
A Liga do Peloponeso
Guerra do Peloponeso
Mapa da Guerra do Peloponeso
Tabela "Relações entre Esparta e Atenas e o contexto histórico"
Resolução da tabela "Relações entre Esparta e Atenas e o contexto histórico"
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google imagens, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender os momentos de equilíbrio e desequilíbrio nas relações entre Esparta e Atenas na Grécia Clássica.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens das capturas de tela ao pesquisar a palavra “Esparta” e “Atenas”, ou peça para que os próprios alunos façam essa pesquisa no Google imagens. Proponha que as analisem e registrem no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Como Esparta é representada na atualidade? E Atenas?
- Será que cada uma delas tinha apenas tais características?
Para que interajam, peça para compartilharem entre a turma palavras que associam a “Esparta” e a “Atenas”. Com isso, poderão produzir uma nuvem de palavras, mapeando visualmente as percepções iniciais da turma. Ela pode ser feita de forma colaborativa com o Mentimeter (veja como usá-lo aqu).
Problematização
Esta etapa contém 2 conjuntos de documentos, que totalizam 5 textos curtos e 1 mapa:
- Conjunto 1 - Textos “Guerras Greco-Persas”, “Guerras Greco-Persas, depoimento de Heródoto” e “Liga de Delos”.
- Conjunto 2 - Textos “A Liga do Peloponeso”, o texto “A Guerra do Peloponeso” e o mapa “A Guerra do Peloponeso”.
Planeje a disponibilização em duas etapas e estabeleça prazos para que os alunos possam realizar a leitura adequadamente. Eles devem analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, a seguinte questão central:
- Como é a relação entre Esparta e Atenas em cada conjunto de documentos?
Caso seja possível organizar um momento de videoconferência, abra o microfone para que parte dos alunos comentem as análises do “Conjunto 1”, e outra parte o “Conjunto 2”. Se não for possível, incentive a interação a respeito das relações entre os gregos, por meio de trocas de mensagens ou participação em enquetes (veja aqui como fazer usando o Mentimeter - ative a tradução).
Sistematização
Oriente-os e diga que deverão se expressar a respeito das relações entre Esparta e Atenas, focando o que mudou em cada contexto. Para promover a interação da turma, podem produzir conversas fictícias entre espartanos e atenienses, interpretadas por meio de trocas de mensagens de textos, áudios ou vídeos pelo Whatsapp. Diga que será uma atividade interessante e divertida!
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito das guerras gregas na História Antiga, sugira que assistam ao interessante vídeo educativo: Grécia Antiga #4 (Guerras Gregas: Termópilas "300 de Esparta", Guerras Médicas e Peloponeso). Se liga nessa História, 11/01/2016. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI13 Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Palavras-chave: Esparta, Atenas, Guerras Médicas, Guerra do Peloponeso, Liga de Delos, Liga do Peloponeso.