Arqueólogo analisando o Código de Gortina no final do século XIX
Plano de Aula
Plano de aula: Cidadania na Grécia do período Clássico, o caso de Gortina
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12, “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário, uma tira de papel por aluno (de folha sulfite, com cerca de 15 centímetros de altura e com a largura da folha). Material complementar impresso para cada trio ou projetor multimídia.
Material complementar:
Arqueólogo analisando o Código de Gortina no fim do século XIX.
Código de Gortina
Artigos do Código de Gortina
Tabela - População de Atenas no período Clássico
Manchetes fictícias sobre Gortina
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas Clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147
Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO