Plano de Aula

Plano de aula: Império Asteca por meio dos códices

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13 “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Na aula anterior à execução deste plano de aula, solicite que os estudantes façam a pesquisa sobre a economia do estado onde sua escola está localizada. Peça para que registrem os principais produtos produzidos em seu estado.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, lápis de cor, canetinhas, borracha e dicionário. Fontes e tabela impressa para cada grupo. Uma folha sulfite A4 para cada estudante.

Material complementar:

Imagens dos Exércitos dos Estados Unidos no Iraque e da Rússia na Crimeia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qMQDEcx2uH6hTKx8nfcAzG2ECQZNhhz6HJYvGMw8sQ9MPak4s5QbMUCYdKKs/his6-13und04-imagens-exercito-dos-estados-unidos-e-da-russia.pdf

Texto “Guerras astecas”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ucWQyewUmW2kFGMtkMZ4Q9DC6FbYqEdKE8snQMCbfGTKrKgUWFZg4ux8qfJV/his6-13und04-texto-guerras-astecas.pdf

Página 46 do Códice Mendoza

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P9MJ7nyAxtXCQnEcrZ9nbb4U2CBVTfMSGTxFheuxJmg2X4ZEBBnZCGWRxn5z/his6-13und04-pagina-46-do-codice-mendoza.pdf

Guerreiros astecas do Códice Florentino

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N8ZuStMYgDv4HkwmnR4gw7ngcEEvUAYws2vJGNp2DyvsmA3c94DWJXWb8zYQ/his6-13und04-guerreiros-astecas-do-codigo-florentino.pdf

Página 64 do Códice Mendoza

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rNkVHKW8sHUPyeddDHUraXNpjAwpemDs5ttRMdmRSHshS4NapdjSQKPMrZDk/his6-13und04-pagina-64-do-codice-mendoza.pdf

Tabela para análise das fontes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m84fXSn2CRWTf4cWXFW2BkNPK2YKUnUPkBgxRTZmYMcmQRmVkJvRZxmssT3w/his6-13und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os
impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do Império Asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,

que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.

Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019.

Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o conhecimento por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA