Imagens exército dos Estados Unidos e da Rússia
Plano de Aula
Plano de aula: Império Asteca por meio dos códices
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13 “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Na aula anterior à execução deste plano de aula, solicite que os estudantes façam a pesquisa sobre a economia do estado onde sua escola está localizada. Peça para que registrem os principais produtos produzidos em seu estado.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, lápis de cor, canetinhas, borracha e dicionário. Fontes e tabela impressa para cada grupo. Uma folha sulfite A4 para cada estudante.
Material complementar:
Imagens dos Exércitos dos Estados Unidos no Iraque e da Rússia na Crimeia
Texto “Guerras astecas”
Página 46 do Códice Mendoza
Guerreiros astecas do Códice Florentino
Página 64 do Códice Mendoza
Tabela para análise das fontes
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os
impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do Império Asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019.
Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o conhecimento por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:
Imagem dos soldados dos Estados Unidos na Guerra do Iraque, em 2011, fonte: Wiki Commons, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Iraq_War#/media/File:Iraq_War_montage.png Acesso em: 7/4/2019.
Imagem de soldados da Rússia na recém-ocupada Crimeia, fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Interven%C3%A7%C3%A3o_militar_da_R%C3%BAssia_na_Ucr%C3%A2nia_(2014%E2%80%93presente)#/media/File:2014-03-09_-_Perevalne_military_base_-_0207.JPG Acesso em: 7/4/2019.
Em seguida, escreva no quadro ou projete para os estudantes as questões do slide a seguir.
Deixe que os trios debatam sobre as questões e que construam suas teorias. Durante a atividade, indague os estudantes sobre os possíveis motivos para estes países ocuparem outros territórios: Garantir a paz nestes lugares? Restabelecer a ordem? Conquistar mais territórios e recursos? Conquistar petróleo?
Por que Estados Unidos e Rússia possuem, atualmente, tanto interesse em países como a Venezuela e a Síria?
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham para os demais estudantes as discussões em seus grupos.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019.. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019..
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc
Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Contexto
Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:
Imagem dos soldados dos Estados Unidos na Guerra do Iraque, em 2011, fonte: Wiki Commons, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Iraq_War#/media/File:Iraq_War_montage.png Acesso em: 7/4/2019.
Imagem de soldados da Rússia na recém-ocupada Crimeia, fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Interven%C3%A7%C3%A3o_militar_da_R%C3%BAssia_na_Ucr%C3%A2nia_(2014%E2%80%93presente)#/media/File:2014-03-09_-_Perevalne_military_base_-_0207.JPG Acesso em: 7/4/2019. .
Em seguida, escreva no quadro ou projete para os estudantes as questões do slide a seguir.
Deixe que os trios debatam sobre as questões e que construam suas teorias. Durante a atividade, indague os estudantes sobre os possíveis motivos para estes países ocuparem outros territórios: Garantir a paz nestes lugares? Restabelecer a ordem? Conquistar mais territórios e recursos? Conquistar petróleo?
Por que Estados Unidos e Rússia possuem, atualmente, tanto interesse em países como a Venezuela e a Síria?
Quando todos os trios terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham para os demais estudantes as discussões em seus grupos.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Guerras astecas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ucWQyewUmW2kFGMtkMZ4Q9DC6FbYqEdKE8snQMCbfGTKrKgUWFZg4ux8qfJV/his6-13und04-texto-guerras-astecas.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 46 do Códice Mendoza juntamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P9MJ7nyAxtXCQnEcrZ9nbb4U2CBVTfMSGTxFheuxJmg2X4ZEBBnZCGWRxn5z/his6-13und04-pagina-46-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem dos guerreiros do Códice Florentino, jutamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N8ZuStMYgDv4HkwmnR4gw7ngcEEvUAYws2vJGNp2DyvsmA3c94DWJXWb8zYQ/his6-13und04-guerreiros-astecas-do-codigo-florentino.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 64 do Códice Mendoza, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rNkVHKW8sHUPyeddDHUraXNpjAwpemDs5ttRMdmRSHshS4NapdjSQKPMrZDk/his6-13und04-pagina-64-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Tabela de análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m84fXSn2CRWTf4cWXFW2BkNPK2YKUnUPkBgxRTZmYMcmQRmVkJvRZxmssT3w/his6-13und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Solicite que os estudantes façam a análise das fontes e que preencham a tabela para análise das fontes. É esperado que os estudantes identifiquem que os astecas expandiam seu território por dois motivos, religioso e econômico. O motivo religioso estava relacionado à captura de inimigos que eram sacrificados aos seus deuses e o motivo econômico era a conquista de mais recursos, ao cobrar impostos dos povos conquistados. É esperado que os estudantes identifiquem que os guerreiros águias e guerreiros jaguar eram a elite do Exército asteca, chegando a este posto somente após a captura de mais de 20 inimigos nas guerras. É esperado que os estudantes identifiquem que os espanhóis tinham interesses parecidos ao exigir a produção dos códices. Os espanhóis estavam interessados nos recursos que iam para os astecas e também em conhecer o funcionamento do Exército asteca, para facilitar a conquista do México.
Quando todos os trios terminarem a análise das fontes e preenchimento da tabela, solicite que alguns grupos exponham suas discussões para os demais alunos. Você pode ainda elaborar uma tabela no quadro para que os grupos escrevam suas conclusões e para que os outros grupos complementem.
Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHytcSH4YVbUZDSapVfmHRjgXeMevGZdgjcSWPnJ2PkrbGk2zgbcXtaUghZf/his6-13und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf acesso em: 7/4/2019,
você tem a “Resolução da tabela de análise”. Esta resolução é apenas para você ter um referencial para a resolução da tabela. Deixe que os estudantes criem suas respostas por meio de suas análises das fontes.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas, e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019.
Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc
Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Guerras astecas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ucWQyewUmW2kFGMtkMZ4Q9DC6FbYqEdKE8snQMCbfGTKrKgUWFZg4ux8qfJV/his6-13und04-texto-guerras-astecas.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 46 do Códice Mendoza juntamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P9MJ7nyAxtXCQnEcrZ9nbb4U2CBVTfMSGTxFheuxJmg2X4ZEBBnZCGWRxn5z/his6-13und04-pagina-46-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem dos guerreiros do Códice Florentino, jutamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N8ZuStMYgDv4HkwmnR4gw7ngcEEvUAYws2vJGNp2DyvsmA3c94DWJXWb8zYQ/his6-13und04-guerreiros-astecas-do-codigo-florentino.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 64 do Códice Mendoza, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rNkVHKW8sHUPyeddDHUraXNpjAwpemDs5ttRMdmRSHshS4NapdjSQKPMrZDk/his6-13und04-pagina-64-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Tabela de análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m84fXSn2CRWTf4cWXFW2BkNPK2YKUnUPkBgxRTZmYMcmQRmVkJvRZxmssT3w/his6-13und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Solicite que os estudantes façam a análise das fontes e que preencham a tabela para análise das fontes. É esperado que os estudantes identifiquem que os astecas expandiam seu território por dois motivos, religioso e econômico. O motivo religioso estava relacionado à captura de inimigos que eram sacrificados aos seus deuses e o motivo econômico era a conquista de mais recursos, ao cobrar impostos dos povos conquistados. É esperado que os estudantes identifiquem que os guerreiros águias e guerreiros jaguar eram a elite do Exército asteca, chegando a este posto somente após a captura de mais de 20 inimigos nas guerras. É esperado que os estudantes identifiquem que os espanhóis tinham interesses parecidos ao exigir a produção dos códices. Os espanhóis estavam interessados nos recursos que iam para os astecas e também em conhecer o funcionamento do Exército asteca, para facilitar a conquista do México.
Quando todos os trios terminarem a análise das fontes e preenchimento da tabela, solicite que alguns grupos exponham suas discussões para os demais alunos. Você pode ainda elaborar uma tabela no quadro para que os grupos escrevam suas conclusões e para que os outros grupos complementem.
Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHytcSH4YVbUZDSapVfmHRjgXeMevGZdgjcSWPnJ2PkrbGk2zgbcXtaUghZf/his6-13und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf acesso em: 7/4/2019, você tem a “Resolução da tabela de análise”. Esta resolução é apenas para você ter um referencial para a resolução da tabela. Deixe que os estudantes criem suas respostas por meio de suas análises das fontes.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas, e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019.
Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Guerras astecas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ucWQyewUmW2kFGMtkMZ4Q9DC6FbYqEdKE8snQMCbfGTKrKgUWFZg4ux8qfJV/his6-13und04-texto-guerras-astecas.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 46 do Códice Mendoza juntamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P9MJ7nyAxtXCQnEcrZ9nbb4U2CBVTfMSGTxFheuxJmg2X4ZEBBnZCGWRxn5z/his6-13und04-pagina-46-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem dos guerreiros do Códice Florentino, jutamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N8ZuStMYgDv4HkwmnR4gw7ngcEEvUAYws2vJGNp2DyvsmA3c94DWJXWb8zYQ/his6-13und04-guerreiros-astecas-do-codigo-florentino.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 64 do Códice Mendoza, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rNkVHKW8sHUPyeddDHUraXNpjAwpemDs5ttRMdmRSHshS4NapdjSQKPMrZDk/his6-13und04-pagina-64-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Tabela de análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m84fXSn2CRWTf4cWXFW2BkNPK2YKUnUPkBgxRTZmYMcmQRmVkJvRZxmssT3w/his6-13und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Solicite que os estudantes façam a análise das fontes e que preencham a tabela para análise das fontes. É esperado que os estudantes identifiquem
que os astecas expandiam seu território por dois motivos, religioso e econômico. O motivo religioso estava relacionado à captura de inimigos que eram sacrificados aos seus deuses e o motivo econômico era a conquista de mais recursos, ao cobrar impostos dos povos conquistados. É esperado que os estudantes identifiquem que os guerreiros águias e guerreiros jaguar eram a elite do Exército asteca, chegando a este posto somente após a captura de mais de 20 inimigos nas guerras. É esperado que os estudantes identifiquem que os espanhóis tinham interesses parecidos ao exigir a produção dos códices. Os espanhóis estavam interessados nos recursos que iam para os astecas e também em conhecer o funcionamento do Exército asteca, para facilitar a conquista do México.
Quando todos os trios terminarem a análise das fontes e preenchimento da tabela, solicite que alguns grupos exponham suas discussões para os demais alunos. Você pode ainda elaborar uma tabela no quadro para que os grupos escrevam suas conclusões e para que os outros grupos complementem.
Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHytcSH4YVbUZDSapVfmHRjgXeMevGZdgjcSWPnJ2PkrbGk2zgbcXtaUghZf/his6-13und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf acesso em: 7/4/2019, você tem a “Resolução da tabela de análise”. Esta resolução é apenas para você ter um referencial para a resolução da tabela. Deixe que os estudantes criem suas respostas por meio de suas análises das fontes.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas, e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc
Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Guerras astecas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ucWQyewUmW2kFGMtkMZ4Q9DC6FbYqEdKE8snQMCbfGTKrKgUWFZg4ux8qfJV/his6-13und04-texto-guerras-astecas.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 46 do Códice Mendoza juntamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P9MJ7nyAxtXCQnEcrZ9nbb4U2CBVTfMSGTxFheuxJmg2X4ZEBBnZCGWRxn5z/his6-13und04-pagina-46-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem dos guerreiros do Códice Florentino, jutamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N8ZuStMYgDv4HkwmnR4gw7ngcEEvUAYws2vJGNp2DyvsmA3c94DWJXWb8zYQ/his6-13und04-guerreiros-astecas-do-codigo-florentino.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 64 do Códice Mendoza, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rNkVHKW8sHUPyeddDHUraXNpjAwpemDs5ttRMdmRSHshS4NapdjSQKPMrZDk/his6-13und04-pagina-64-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Tabela de análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m84fXSn2CRWTf4cWXFW2BkNPK2YKUnUPkBgxRTZmYMcmQRmVkJvRZxmssT3w/his6-13und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Solicite que os estudantes façam a análise das fontes e que preencham a tabela para análise das fontes. É esperado que os estudantes identifiquem que os astecas expandiam seu território por dois motivos, religioso e econômico. O motivo religioso estava relacionado à captura de inimigos que eram sacrificados aos seus deuses e o motivo econômico era a conquista de mais recursos, ao cobrar impostos dos povos conquistados. É esperado que os estudantes identifiquem que os guerreiros águias e guerreiros jaguar eram a elite do Exército asteca, chegando a este posto somente após a captura de mais de 20 inimigos nas guerras. É esperado que os estudantes identifiquem que os espanhóis tinham interesses parecidos ao exigir a produção dos códices. Os espanhóis estavam interessados nos recursos que iam para os astecas e também em conhecer o funcionamento do Exército asteca, para facilitar a conquista do México.
Quando todos os trios terminarem a análise das fontes e preenchimento da tabela, solicite que alguns grupos exponham suas discussões para os demais alunos. Você pode ainda elaborar uma tabela no quadro para que os grupos escrevam suas conclusões e para que os outros grupos complementem.
Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHytcSH4YVbUZDSapVfmHRjgXeMevGZdgjcSWPnJ2PkrbGk2zgbcXtaUghZf/his6-13und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf acesso em: 7/4/2019, você tem a “Resolução da tabela de análise”. Esta resolução é apenas para você ter um referencial para a resolução da tabela. Deixe que os estudantes criem suas respostas por meio de suas análises das fontes.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas, e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019..
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc
Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio:
Texto “Guerras astecas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ucWQyewUmW2kFGMtkMZ4Q9DC6FbYqEdKE8snQMCbfGTKrKgUWFZg4ux8qfJV/his6-13und04-texto-guerras-astecas.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 46 do Códice Mendoza juntamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P9MJ7nyAxtXCQnEcrZ9nbb4U2CBVTfMSGTxFheuxJmg2X4ZEBBnZCGWRxn5z/his6-13und04-pagina-46-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem dos guerreiros do Códice Florentino, jutamente com a sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N8ZuStMYgDv4HkwmnR4gw7ngcEEvUAYws2vJGNp2DyvsmA3c94DWJXWb8zYQ/his6-13und04-guerreiros-astecas-do-codigo-florentino.pdf Acesso em: 7/4/2019.
A imagem da página 64 do Códice Mendoza, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rNkVHKW8sHUPyeddDHUraXNpjAwpemDs5ttRMdmRSHshS4NapdjSQKPMrZDk/his6-13und04-pagina-64-do-codice-mendoza.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Tabela de análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m84fXSn2CRWTf4cWXFW2BkNPK2YKUnUPkBgxRTZmYMcmQRmVkJvRZxmssT3w/his6-13und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 7/4/2019.
Solicite que os estudantes façam a análise das fontes e que preencham a tabela para análise das fontes. É esperado que os estudantes identifiquem
que os astecas expandiam seu território por dois motivos, religioso e econômico. O motivo religioso estava relacionado à captura de inimigos que eram sacrificados aos seus deuses e o motivo econômico era a conquista de mais recursos, ao cobrar impostos dos povos conquistados. É esperado que os estudantes identifiquem que os guerreiros águias e guerreiros jaguar eram a elite do Exército asteca, chegando a este posto somente após a captura de mais de 20 inimigos nas guerras. É esperado que os estudantes identifiquem que os espanhóis tinham interesses parecidos ao exigir a produção dos códices. Os espanhóis estavam interessados nos recursos que iam para os astecas e também em conhecer o funcionamento do Exército asteca, para facilitar a conquista do México.
Quando todos os trios terminarem a análise das fontes e preenchimento da tabela, solicite que alguns grupos exponham suas discussões para os demais alunos. Você pode ainda elaborar uma tabela no quadro para que os grupos escrevam suas conclusões e para que os outros grupos complementem.
Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHytcSH4YVbUZDSapVfmHRjgXeMevGZdgjcSWPnJ2PkrbGk2zgbcXtaUghZf/his6-13und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf acesso em: 7/4/2019, você tem a “Resolução da tabela de análise”. Esta resolução é apenas para você ter um referencial para a resolução da tabela. Deixe que os estudantes criem suas respostas por meio de suas análises das fontes.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019.. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc
Acesso em: 6 de abril de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Deixe os alunos em seus trios e entregue para cada aluno uma folha sulfite A4. Solicite que cada estudante, após conversar com seu grupo, produza um códice informando quais são os principais produtos no seu estado. Caso não tenha solicitado a pesquisa prévia sobre a economia do seu estado, escreva no quadro os principais produtos produzidos no seu estado.
Peça para os alunos desenharem e pintarem seus códices tendo os códices astecas como referencial. Chame a atenção ao desenho dos seres humanos, das cores utilizadas nos códices, na textura do papel usado para que eles façam uma produção seguindo mesmo o modelo dos códices. Conforme os estudantes forem terminado suas produções, afixe-as no mural da sala e permita que todos os estudantes possam observá-las. Desta forma, os estudantes poderão compartilhar suas produções.
Este é um modelo de códice do estado de São Paulo e do Acre, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rcwZqYHVXucTfqehpHG5Z34vfMj3xD2sEgs9ejMTAgfKpdTuD9ZdQkXbwfWE/his6-13und04-exemplo-de-codice-dos-estados-de-sao-paulo-e-acre.pdf Acesso em: 7/4/2019. Ele é apenas um referencial para você. Deixe que os estudantes façam suas próprias produções. No fim da aula, pergunte aos estudantes qual teria sido o maior império das américas, se hoje existem impérios e se o Brasil é ameaçado por estes impérios. Deixe estas perguntas abertas para que os estudantes continuem suas pesquisas sobre o tema.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e a última parte trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas,
que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Documentário Construindo um império, astecas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IayVQQf6Qko Acesso em: 7/4/2019. Documentário produzido pelo History Channel sobre o império asteca e suas principais edificações.
Documentário O confronto dos deuses, Quetzalcoatl, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XEJuO4fd1b0&t=1858s Acesso em: 7/4/2019.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ Acesso em: 6 de abril de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf Acesso em: 6 de abril de 2019.. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário História da civilização asteca, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc
Acesso em: 6 de abril de 2019.. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação Grandes civilizações, os astecas. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE Acesso em: 6 de abril de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer o Império asteca e suas principais táticas de conquista.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens dos soldados dos EUA e da Rússia. Proponha que reflitam:
- Por que Estados Unidos e a Rússia atacaram o Iraque e a Ucrânia? Quais poderiam ser os interesses destes países?
- Estados Unidos e Rússia podem ser considerados Impérios?
Para que a turma interaja, você pode organizar uma enquete a respeito de motivos que levam países como estes a empreenderem guerras com outros países. Para isso, podem utilizar o Mentimeter (veja aqui como utilizá-lo - ative a tradução da página).
Problematização
Disponibilize o trecho de texto “Guerras astecas” e as três imagens dos códices. Os alunos devem analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, as respectivas questões centrais:
- Texto “Guerras astecas”: por quais motivos os astecas conquistavam outros povos?
- Códice Mendoza: o que os astecas obtinham com as conquistas?
- Códice Florentino: quem eram os guerreiros jaguar e águia? Como se vestiam?
- Códice Mendoza: como um soldado subia na hierarquia do Exército asteca?
Ao fim, os alunos devem chegar a conclusões sobre:
- Qual seria o interesse dos espanhóis em conhecer os códices astecas?
- Como isso poderia ajudá-los a conquistar seus territórios?
Tais questões podem ser objeto de uma enquete entre a turma ou tema de discussão para um momento de videoconferência.
Sistematização
Convide os alunos a organizarem um Museu Virtual dos “Códices astecas”. Para isso, podem expor imagens reais dos códices estudados, bem como um setor para imagens das releituras que podem produzir. Recomende que criem um mural no Padlet e distribuam funções entre a turma: responsáveis por alimentar os textos e imagens, manter o layout, inserir posts de curiosidades, pesquisar links de textos e vídeos interessantes sobre esta civilização, dentre outros. Cada um pode colaborar um pouco.
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da civilização asteca, podem assistir a interessante animação: Grandes civilizações, os Astecas. TV Escola. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI13 Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Palavras-chave: Império Asteca, Tenochtitlan, Exército asteca, Códice Mendoza, Códice Florentino, impostos.