Manchetes sobre guerras
Plano de Aula
Plano de aula: Conflitos no mundo grego
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação da Grécia antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Notícias, textos, quadro, pincel e lápis de cor.
Material complementar:
Manchete sobre guerras
Trecho sobre a Liga de Delos (texto 02)
Trecho sobre a Liga de Delos (texto 03)
Trecho sobre a Guerra do Peloponeso
Para você saber mais:
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e a política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2017.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a importância das guerras para a economia no mundo grego, especialmente as Guerras entre Gregos e Persas e a Guerra do Peloponeso.
Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf
Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).
- Quais guerras continuam em 2019?
- Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?
- Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.
É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf
Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).
- Quais guerras continuam em 2019?
- Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?
- Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.
É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf
Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).
- Quais guerras continuam em 2019?
- Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?
- Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.
É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?
- A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?
- É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?
A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:
- As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.
- A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.
- Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.
Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.
Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.
Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf
Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:
- Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
- Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?
Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.
A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniense.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?
- A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?
- É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?
A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:
- As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.
- A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.
- Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.
Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.
Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.
Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf
Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:
- Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
- Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?
Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.
A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?
- A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?
- É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?
A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:
- As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.
- A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.
- Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.
Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.
Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.
Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf
Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:
- Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
- Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?
Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.
A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?
- A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?
- É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?
A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:
- As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.
- A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.
- Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.
Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.
Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.
Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf
Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:
- Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
- Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?
Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.
A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.
- De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?
- A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?
- É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?
A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:
- As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.
- A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.
- Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.
Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.
Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.
Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf
Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:
- Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
- Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?
Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.
A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Não é necessário desfazer as duplas. Apresente novamente para os alunos as manchetes trabalhadas na contextualização deste plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf
Peça que observem com atenção a estrutura da notícia (frase de efeito e imagens). Em seguida, eles devem criar suas próprias manchetes. A temática deve estar relacionada com as guerras gregas e a economia.
A intenção é trabalhar a criatividade alinhada ao conteúdo.
Eles poderão criar imagens e colorir. Você pode distribuir folhas de papel A4 para que realizem a atividade ou eles poderão criar as manchetes nos próprios cadernos.
Ao término, escolha três alunos para apresentar a manchete produzida.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a importância das guerras para a economia no mundo grego.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as duas manchetes a respeito de contextos de guerras recentes. Os alunos devem analisar e registrar no caderno ou mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Quais guerras continuavam a existir em 2019?
- Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?
- Você conhece outras guerras que estejam acontecendo agora? Quais?
Para promover a interação entre a turma quanto a essas definições, você pode promover uma enquete virtual por meio do Whatsapp, do Mentimeter (veja como usar aqui - ative a tradução) ou Formulários do Google (veja como usá-lo aqui). Outra opção é a construção de uma nuvem de palavras, também pelo Mentimeter (veja como fazê-la aqui).
Problematização
Disponibilize os textos sobre a Liga de Delos (Texto 02 e 03). Oriente-os a fazer a leitura atenta, até mesmo em voz alta (é preciso praticá-la em casa também), analisar e registrar as seguintes questões:
- De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?
- Por que foram feitas construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?
- É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?
Disponibilize o texto “Guerra do Peloponeso” (texto 4). Eles devem analisar e registrar:
- Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
- Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?
Para promover a interação entre os alunos, organize um quiz virtual baseado nestas questões, utilizando os grupos de Whatsapp, o Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução) ou agendem um momento de videoconferência.
Sistematização
Oriente-os a se basearem nos estudos realizados sobre a Guerra, as vantagens políticas e econômicas que ela propicia para alguns setores, para que elaborem manchetes de jornal. Recomende que, para melhor formular as ideias, pesquisem sobre as guerras que ocorrem atualmente, a situação dos países envolvidos e sobre os lucros da indústria bélica.
É interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo aqui) e disponibilize para que os alunos possam postar os trabalhos e comentar os dos colegas.
Convite às famílias
Podem conhecer mais sobre as guerras no mundo grego antigo, assistindo ao interessante vídeo educativo: “Grécia Antiga #4 (Guerras Gregas: Termópilas "300 de Esparta", Guerras Médicas e Peloponeso)”. Se liga nessa História, 11/01/2016. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Maria Lopes Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Lógicas de organização política
Objeto (s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Palavras-Chave: Guerras; Mundo Grego; Economia.