Imagens do Senado brasileiro
Plano de Aula
Plano de aula: Cidadania na Roma Antiga
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12 “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Mapa político do Brasil e Material complementar impresso para cada trio ou projetor multimídia.
Material complementar:
Imagens do Senado brasileiro
Texto “O Poder Legislativo no Brasil”
Texto “Sociedade romana”
Textos “Secessios plebis de 494 a.C. e 287 a.C.”
Texto “Conquistas da plebe”
Gráfico “Proporção de mulheres e homens na população brasileira”
Édito de Caracala de 212 d.C.
Gráfico “Proporção senadores x senadoras - legislatura 2019-2022”
Gráfico “Distribuição da população brasileira por cor ou raça - 2016”
Gráfico “Distribuição dos senadores brasileiros eleitos por cor e raça em 2018”
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe.
No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada trio possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma a imagem do interior do Senado brasileiro, fonte: EBC, disponível em http://www.ebc.com.br/2012/11/senado-paga-mais-de-r-5-milhoes-de-ir-nao-recolhido-de-salarios-extras-de-senadores
Acesso em: 23/3/2019; a imagem do prédio do Congresso Nacional, fonte: Congresso Nacional, disponível em https://www.congressonacional.leg.br/ Acesso em: 23/3/2019; e o texto “O Poder Legislativo”, fonte: Senado Federal, disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/sobre-atividade Acesso em: 23/3/19.
Pendure ou projete o mapa político do Brasil. Peça para que um aluno conte em voz alta o número de estados do Brasil (26 estados mais o Distrito Federal).
Em seguida, escreva no quadro ou entregue impressas as questões do slide 5. Solicite que os estudantes, em seus trios, debatam sobre as questões e que cada estudante faça o registro das discussões em seu caderno. É esperado que os estudantes identifiquem que o Congresso Nacional é formado pelo Senado e pela Câmara Federal. O Congresso Nacional exerce o Poder Legislativo no Brasil, ou seja, cria as leis e fiscaliza o Poder Executivo. Também é esperado que os estudantes apontem que existem 81 senadores no Brasil, três para cada estado e o Distrito federal.
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 nº 37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada trio possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma a imagem do interior do Senado brasileiro, fonte: EBC, disponível em http://www.ebc.com.br/2012/11/senado-paga-mais-de-r-5-milhoes-de-ir-nao-recolhido-de-salarios-extras-de-senadores Acesso em: 23/3/2019; a imagem do prédio do Congresso Nacional, fonte: Congresso Nacional, disponível em https://www.congressonacional.leg.br/ Acesso em: 23/3/2019; e o texto “O Poder Legislativo”, fonte: Senado Federal, disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/sobre-atividade Acesso em: 23/3/19.
Pendure ou projete o mapa político do Brasil. Peça para que um aluno conte em voz alta o número de estados do Brasil (26 estados mais o Distrito Federal).
Em seguida, escreva no quadro ou entregue impressas as questões do slide 5. Solicite que os estudantes, em seus trios, debatam sobre as questões e que cada estudante faça o registro das discussões em seu caderno. É esperado que os estudantes identifiquem que o Congresso Nacional é formado pelo Senado e pela Câmara Federal. O Congresso Nacional exerce o Poder Legislativo no Brasil, ou seja, cria as leis e fiscaliza o poder executivo. Também é esperado que os estudantes apontem que existem 81 senadores no Brasil, três para cada estado e o Distrito federal.
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada trio possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma a imagem do interior do Senado brasileiro, fonte: EBC, disponível em http://www.ebc.com.br/2012/11/senado-paga-mais-de-r-5-milhoes-de-ir-nao-recolhido-de-salarios-extras-de-senadores
Acesso em: 22/3/2019; a imagem do prédio do Congresso Nacional, fonte: Congresso Nacional, disponível em https://www.congressonacional.leg.br/ Acesso em: 22/3/2019.; e o texto “O Poder Legislativo”, fonte: Senado Federal, disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/sobre-atividade Acesso em: 22/3/2019.
Pendure ou projete o mapa político do Brasil. Peça para que um aluno conte em voz alta o número de estados do Brasil (26 estados mais o Distrito Federal).
Em seguida, escreva no quadro ou entregue impressas as questões do slide 5. Solicite que os estudantes, em seus trios, debatam sobre as questões e que cada estudante faça o registro das discussões em seu caderno. É esperado que os estudantes identifiquem que o Congresso Nacional é formado pelo Senado e pela Câmara Federal. O Congresso Nacional exerce o Poder Legislativo no Brasil, ou seja, cria as leis e fiscaliza o poder executivo. Também é esperado que os estudantes apontem que existem 81 senadores no Brasil, três para cada estado e o Distrito federal.
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Entregue o texto “Sociedade romana”, fonte: CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf, acesso em: 22/3/2019, e escreva no quadro ou projete as questões do slide 7. Solicite que os estudantes debatam em seus grupos e que, depois, registrem suas discussões no caderno. É esperado que o estudantes identifiquem que o Senado romano era ocupado por famílias nobres mas que os plebeus possuíam instituições que os representavam. É esperado também que os alunos identifiquem que a sociedade romana não era igualitária, os romanos eram classificados em diversas classes, de acordo com a profissão e renda.
Em seguida, entregue para os grupos o texto das “Secessios plebis”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ek5dtkUj35JbczCgwnaCA8wZky5VhDTwxG2gfuYS3UWKyY43JVXeaUFhJbvX/his6-12und03-as-secessios-plebis.pdf Acesso em: 22/3/2019; o texto “Conquistas da plebe”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39YNpbBpxtTzbUfEU4jQRgTrcjunYQERVxW5A4THWdJJRaWfpnRCnZ2SNsM5/his6-12und03-texto-conquistas-da-plebe.pdf Acesso em: 22/3/2019; e o texto sobre o Édito de Caracala, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZp7kxPAQXz7pEH9mdJybPtTvz4uYGfzuKUD6TxMJ9MMAjxWSUnVUjRXZJYc/his6-12und03-edito-de-caracala-de-212-dc.pdf Acesso em: 30/3/2019. Peça para os alunos analisarem às fontes, debaterem em seus grupos e responderem as questões do slide 11. É esperado que os estudantes identifiquem que as secessios plebis eram revoltas da plebe reivindicando direitos. As secessios plebis se caracterizavam pela saída da plebe de Roma, uma espécie de greve da plebe. Na secessio plebis de 494 a.C., os plebeus conquistaram o direitos de serem representados nos tribunos da plebe e este o poder de vetar decisões do Senado contrárias à plebe. Na secessio plebis de 287 a.C., os plebeus conquistaram o direito das decisões dos tribunos da plebe terem efeito de lei para toda a sociedade romana. Já o Édito de Caracala ampliou a cidadania para todos os homens nascidos no Império romano, com isso, muitos homens tiveram o direito de usufruir da cidadania romana. Não entregue respostas prontas para os estudantes, indique possíveis respostas nas fontes apresentadas.
Quando os grupos terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da república romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue o texto “Sociedade romana”, fonte: CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf, acesso em: 22/3/2019, e escreva no quadro ou projete às questões do slide 7. Solicite que os estudantes debatam em seus grupos e que, depois, registrem suas discussões no caderno. É esperado que o estudantes identifiquem que o Senado romano era ocupado por famílias nobres mas que os plebeus possuíam instituições que os representavam. É esperado também que os alunos identifiquem que a sociedade romana não era igualitária, os romanos eram classificados em diversas classes, de acordo com a profissão e renda.
Em seguida, entregue para os grupos o texto das “Secessios plebis”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ek5dtkUj35JbczCgwnaCA8wZky5VhDTwxG2gfuYS3UWKyY43JVXeaUFhJbvX/his6-12und03-as-secessios-plebis.pdf Acesso em: 22/3/2019; o texto “Conquistas da plebe”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39YNpbBpxtTzbUfEU4jQRgTrcjunYQERVxW5A4THWdJJRaWfpnRCnZ2SNsM5/his6-12und03-texto-conquistas-da-plebe.pdf Acesso em: 22/3/2019; e o texto sobre o Édito de Caracala, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZp7kxPAQXz7pEH9mdJybPtTvz4uYGfzuKUD6TxMJ9MMAjxWSUnVUjRXZJYc/his6-12und03-edito-de-caracala-de-212-dc.pdf Acesso em: 30/3/2019. Peça para os alunos analisarem às fontes, debaterem em seus grupos e responderem as questões do slide 11. É esperado que os estudantes identifiquem que as secessios plebis eram revoltas da plebe reivindicando direitos. As secessios plebis se caracterizavam pela saída da plebe de Roma, uma espécie de greve da plebe. Na secessio plebis de 494 a.C., os plebeus conquistaram o direitos de serem representados nos tribunos da plebe e este o poder de vetar decisões do Senado contrárias à plebe. Na secessio plebis de 287 a.C., os plebeus conquistaram o direito das decisões dos tribunos da plebe terem efeito de lei para toda a sociedade romana. Já o Édito de Caracala ampliou a cidadania para todos os homens nascidos no Império romano, com isso, muitos homens tiveram o direito de usufruir da cidadania romana. Não entregue respostas prontas para os estudantes, indique possíveis respostas nas fontes apresentadas.
Quando os grupos terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Para você saber mais: Na República romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue o texto “Sociedade romana”, fonte: CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019, e escreva no quadro ou projete às questões do slide 7. Solicite que os estudantes debatam em seus grupos e que, depois, registrem suas discussões no caderno. É esperado que o estudantes identifiquem que o Senado romano era ocupado por famílias nobres, mas que os plebeus possuíam instituições que os representavam. É esperado também que os alunos identifiquem que a sociedade romana não era igualitária, os romanos eram classificados em diversas classes, de acordo com a profissão e renda.
Em seguida, entregue para os grupos o texto das “Secessios plebis”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ek5dtkUj35JbczCgwnaCA8wZky5VhDTwxG2gfuYS3UWKyY43JVXeaUFhJbvX/his6-12und03-as-secessios-plebis.pdf Acesso em: 22/3/2019; o texto “Conquistas da plebe”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39YNpbBpxtTzbUfEU4jQRgTrcjunYQERVxW5A4THWdJJRaWfpnRCnZ2SNsM5/his6-12und03-texto-conquistas-da-plebe.pdf Acesso em: 22/3/2019; e o texto sobre o Édito de Caracala, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZp7kxPAQXz7pEH9mdJybPtTvz4uYGfzuKUD6TxMJ9MMAjxWSUnVUjRXZJYc/his6-12und03-edito-de-caracala-de-212-dc.pdf Acesso em: 30/3/2019. Peça para os alunos analisarem às fontes, debaterem em seus grupos e responderem as questões do slide 11. É esperado que os estudantes identifiquem que as secessios plebis eram revoltas da plebe reivindicando direitos. As secessios plebis se caracterizavam pela saída da plebe de Roma, uma espécie de greve da plebe. Na secessio plebis de 494 a.C., os plebeus conquistaram o direitos de serem representados nos tribunos da plebe e este o poder de vetar decisões do Senado contrárias à plebe. Na secessio plebis de 287 a.C., os plebeus conquistaram o direito das decisões dos tribunos da plebe terem efeito de lei para toda a sociedade romana. Já o Édito de Caracala ampliou a cidadania para todos os homens nascidos no Império romano, com isso, muitos homens tiveram o direito de usufruir da cidadania romana. Não entregue respostas prontas para os estudantes, indique possíveis respostas nas fontes apresentadas.
Quando os grupos terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas “secessio plebis”, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue o texto “Sociedade romana”, fonte: CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019. e escreva no quadro ou projete as questões do slide 7. Solicite que os estudantes debatam em seus grupos e que, depois, registrem suas discussões no caderno. É esperado que o estudantes identifiquem que o Senado romano era ocupado por famílias nobres mas que os plebeus possuíam instituições que os representavam. É esperado também que os alunos identifiquem que a sociedade romana não era igualitária, os romanos eram classificados em diversas classes, de acordo com a profissão e renda.
Em seguida, entregue para os grupos o texto das “Secessios plebis”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ek5dtkUj35JbczCgwnaCA8wZky5VhDTwxG2gfuYS3UWKyY43JVXeaUFhJbvX/his6-12und03-as-secessios-plebis.pdf Acesso em: 22/3/2019; o texto “Conquistas da plebe”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39YNpbBpxtTzbUfEU4jQRgTrcjunYQERVxW5A4THWdJJRaWfpnRCnZ2SNsM5/his6-12und03-texto-conquistas-da-plebe.pdf Acesso em: 22/3/2019; e o texto sobre o Édito de Caracala, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZp7kxPAQXz7pEH9mdJybPtTvz4uYGfzuKUD6TxMJ9MMAjxWSUnVUjRXZJYc/his6-12und03-edito-de-caracala-de-212-dc.pdf Acesso em: 30/3/2019. Peça para os alunos analisarem às fontes, debaterem em seus grupos e responderem as questões do slide 11. É esperado que os estudantes identifiquem que as secessios plebis eram revoltas da plebe reivindicando direitos. As secessios plebis se caracterizavam pela saída da plebe de Roma, uma espécie de greve da plebe. Na secessio plebis de 494 a.C., os plebeus conquistaram o direitos de serem representados nos tribunos da plebe e este o poder de vetar decisões do Senado contrárias à plebe. Na secessio plebis de 287 a.C., os plebeus conquistaram o direito das decisões dos tribunos da plebe terem efeito de lei para toda a sociedade romana. Já o Édito de Caracala ampliou a cidadania para todos os homens nascidos no Império romano, com isso, muitos homens tiveram o direito de usufruir da cidadania romana. Não entregue respostas prontas para os estudantes, indique possíveis respostas nas fontes apresentadas.
Quando os grupos terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 nº 37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue o texto “Sociedade romana”, fonte: CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019 e escreva no quadro ou projete às questões do slide 7. Solicite que os estudantes debatam em seus grupos e que, depois, registrem suas discussões no caderno. É esperado que o estudantes identifiquem que o Senado romano era ocupado por famílias nobres mas que os plebeus possuíam instituições que os representavam. É esperado também que os alunos identifiquem que a sociedade romana não era igualitária, os romanos eram classificados em diversas classes, de acordo com a profissão e renda.
Em seguida, entregue para os grupos o texto das “Secessios plebis”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ek5dtkUj35JbczCgwnaCA8wZky5VhDTwxG2gfuYS3UWKyY43JVXeaUFhJbvX/his6-12und03-as-secessios-plebis.pdf Acesso em: 22/3/2019; o texto “Conquistas da plebe”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39YNpbBpxtTzbUfEU4jQRgTrcjunYQERVxW5A4THWdJJRaWfpnRCnZ2SNsM5/his6-12und03-texto-conquistas-da-plebe.pdf Acesso em: 22/3/2019; e o texto sobre o Édito de Caracala, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZp7kxPAQXz7pEH9mdJybPtTvz4uYGfzuKUD6TxMJ9MMAjxWSUnVUjRXZJYc/his6-12und03-edito-de-caracala-de-212-dc.pdf Acesso em: 30/3/2019. Peça para os alunos analisarem às fontes, debaterem em seus grupos e responderem as questões do slide 11. É esperado que os estudantes identifiquem que as secessios plebis eram revoltas da plebe reivindicando direitos. As secessios plebis se caracterizavam pela saída da plebe de Roma, uma espécie de greve da plebe. Na secessio plebis de 494 a.C., os plebeus conquistaram o direitos de serem representados nos tribunos da plebe e este o poder de vetar decisões do Senado contrárias à plebe. Na secessio plebis de 287 a.C., os plebeus conquistaram o direito das decisões dos tribunos da plebe terem efeito de lei para toda a sociedade romana. Já o Édito de Caracala ampliou a cidadania para todos os homens nascidos no Império romano, com isso, muitos homens tiveram o direito de usufruir da cidadania romana. Não entregue respostas prontas para os estudantes, indique possíveis respostas nas fontes apresentadas.
Quando os grupos terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Para você saber mais: Na República romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas “secessio plebis”, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam à plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da república romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue o texto “Sociedade romana”, fonte: CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf, acesso em: 22/3/2019,e escreva no quadro ou projete às questões do slide 7. Solicite que os estudantes debatam em seus grupos e que, depois, registrem suas discussões no caderno. É esperado que o estudantes identifiquem que o Senado romano era ocupado por famílias nobres, mas que os plebeus possuíam instituições que os representavam. É esperado também que os alunos identifiquem que a sociedade romana não era igualitária, os romanos eram classificados em diversas classes, de acordo com a profissão e renda.
Em seguida, entregue para os grupos o texto das “Secessios plebis”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ek5dtkUj35JbczCgwnaCA8wZky5VhDTwxG2gfuYS3UWKyY43JVXeaUFhJbvX/his6-12und03-as-secessios-plebis.pdf Acesso em: 22/3/2019; o texto “Conquistas da plebe”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39YNpbBpxtTzbUfEU4jQRgTrcjunYQERVxW5A4THWdJJRaWfpnRCnZ2SNsM5/his6-12und03-texto-conquistas-da-plebe.pdf Acesso em: 22/3/2019; e o texto sobre o Édito de Caracala, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZp7kxPAQXz7pEH9mdJybPtTvz4uYGfzuKUD6TxMJ9MMAjxWSUnVUjRXZJYc/his6-12und03-edito-de-caracala-de-212-dc.pdf Acesso em: 30/3/2019. Peça para os alunos analisarem às fontes, debaterem em seus grupos e responderem as questões do slide 11. É esperado que os estudantes identifiquem que as secessios plebis eram revoltas da plebe reivindicando direitos. As secessios plebis se caracterizavam pela saída da plebe de Roma, uma espécie de greve da plebe. Na secessio plebis de 494 a.C., os plebeus conquistaram o direitos de serem representados nos tribunos da plebe e este o poder de vetar decisões do Senado contrárias à plebe. Na secessio plebis de 287 a.C., os plebeus conquistaram o direito das decisões dos tribunos da plebe terem efeito de lei para toda a sociedade romana. Já o Édito de Caracala ampliou a cidadania para todos os homens nascidos no Império romano, com isso, muitos homens tiveram o direito de usufruir da cidadania romana. Não entregue respostas prontas para os estudantes, indique possíveis respostas nas fontes apresentadas.
Quando os grupos terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Para você saber mais: Na República romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Entregue para cada trio os quatro gráficos:
Gráfico “Proporção de mulheres e homens na população brasileira”
Gráfico “Proporção senadores x senadoras - legislatura 2019-2022”
Gráfico “Distribuição da população brasileira por cor ou raça - 2016”
Gráfico “Distribuição dos senadores brasileiros eleitos por cor e raça em 2018”.
Em seguida, solicite que os trios façam a análise do gráfico e que produzam um parágrafo coletivo com o título “Mulheres, pretos e pardos são devidamente representados no Senado brasileiro?”. Solicite que os estudantes, no parágrafo produzido, citem dados dos gráficos. É esperado que os estudantes percebam que mulheres, pretos e pardos não são devidamente representados no Senado brasileiro. As mulheres, por exemplo, são 51,6% da população brasileira, mas são apenas 16% dos senadores. Pardos e negros correspondem a 63,6% da população, mas ocupam apenas a 24,6% das cadeiras do Senado.
Quando todos os trios terminarem suas produções solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Termine a aula fazendo algumas perguntas, deixe as respostas em aberto, para que os estudantes possam pensar sobre a realidade brasileira. Pergunte se é possível melhorar a representatividade de mulheres, negros e pardos no Senado e como isso pode ser possível.
Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da república romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Sistematização
Orientações: Entregue para cada trio os quatro gráficos:
Gráfico “Proporção de mulheres e homens na população brasileira”
Gráfico “Proporção senadores x senadoras - legislatura 2019-2022”
Gráfico “Distribuição da população brasileira por cor ou raça - 2016”
Gráfico “Distribuição dos senadores brasileiros eleitos por cor e raça em 2018”.
Em seguida, solicite que os trios façam a análise do gráfico e que produzam um parágrafo coletivo com o título “Mulheres, pretos e pardos são devidamente representados no Senado brasileiro?”. Solicite que os estudantes, no parágrafo produzido, citem dados dos gráficos. É esperado que os estudantes percebam que mulheres, pretos e pardos não são devidamente representados no Senado brasileiro. As mulheres, por exemplo, são 51,6% da população brasileira, mas são apenas 16% dos senadores. Pardos e negros correspondem a 63,6% da população, mas ocupam apenas a 24,6% das cadeiras do Senado.
Quando todos os trios terminarem suas produções solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Termine a aula fazendo algumas perguntas, deixe as respostas em aberto, para que os estudantes possam pensar sobre a realidade brasileira. Pergunte se é possível melhorar a representatividade de mulheres, negros e pardos no Senado e como isso pode ser possível.
Para você saber mais: Na República romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da república romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 nº 37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Sistematização
Orientações: Entregue para cada trio os quatro gráficos:
Gráfico “Proporção de mulheres e homens na população brasileira”
Gráfico “Proporção senadores x senadoras - legislatura 2019-2022”
Gráfico “Distribuição da população brasileira por cor ou raça - 2016”
Gráfico “Distribuição dos senadores brasileiros eleitos por cor e raça em 2018”.
Em seguida, solicite que os trios façam a análise do gráfico e que produzam um parágrafo coletivo com o título “Mulheres, pretos e pardos são devidamente representados no Senado brasileiro?”. Solicite que os estudantes, no parágrafo produzido, citem dados dos gráficos. É esperado que os estudantes percebam que mulheres, pretos e pardos não são devidamente representados no Senado brasileiro. As mulheres, por exemplo, são 51,6% da população brasileira, mas são apenas 16% dos senadores. Pardos e negros correspondem a 63,6% da população, mas ocupam apenas a 24,6% das cadeiras do Senado.
Quando todos os trios terminarem suas produções solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.
Termine a aula fazendo algumas perguntas, deixe as respostas em aberto, para que os estudantes possam pensar sobre a realidade brasileira. Pergunte se é possível melhorar a representatividade de mulheres, negros e pardos no Senado e como isso pode ser possível.
Para você saber mais: Na República romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe. No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.
MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.
SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da república romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.
COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.
BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Materiais complementares
Texto, O poder legislativo no Brasil
Texto, "Sociedade romana"
As secessios plebis
Texto "Conquistas da plebe"
Gráfico "Proporção de mulheres e homens na população brasileira"
Édito de Caracala de 212 d.C.
Gráfico "Proporção senadores x senadoras - legislatura 2019-2022"
Gráfico "Distribuição da população brasileira por cor ou raça - 2016"
Gráfico "Distribuição dos senadores brasileiros eleitos em 2018 por cor e raça"
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Canva.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer as instituições representativas dos diferentes grupos sociais na Roma Antiga e estabelecer relações com o presente no Brasil.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens do Congresso Nacional e o texto “O poder legislativo”. Proponha que analisem e registrem no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- O que é o Congresso Nacional?
- O que faz o Senado brasileiro?
- Considerando que o Brasil é composto por 26 estados mais o Distrito Federal, quantos senadores o país possui?
- De quantos anos é o mandato de um senador?
Para promover a interação entre a turma, tais perguntas podem ser feitas por meio de enquetes, mapeando as percepções. É possível utilizar o Mentimeter para isso (veja como usá-lo aqui - ative a tradução).
Problematização
Disponibilize o conjunto de documentos aos alunos. Oriente-os a fazer a leitura, analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, as seguintes questões (aqui separadas por textos):
- Texto “Sociedade romana”: quem ocupava o Senado romano? A sociedade romana era igualitária? Justifique.
- Texto “Secessios plebis”: o que foram as Secessios plebis?
- Texto “Conquistas da plebe”: quais foram as conquistas da plebe? Observando as datas, podemos dizer que estão relacionadas com as Secessios plebis? Explique.
- Texto “Édito de Caracala”: com o Édito de Caracala a cidadania romana foi ampliada? Explique.
Incentive a interação entre os alunos quanto a estas questões, por meio de uma enquete virtual no Whatsapp, Mentimeter ou durante uma videoconferência.
Sistematização
Disponibilize os gráficos referentes às proporções de gênero e raça na população brasileira e na composição do senado em anos recentes. Oriente-os a analisar tais dados e elaborar uma conclusão para a questão:
- Mulheres, pretos e pardos são devidamente representados no Senado brasileiro?
Sugira que analisem também as proporções por Estados e regiões, consultando a lista nominal da última eleição (2018 - disponível aqui) e os dados populacionais respectivos. Podem usar estas informações para construir novos gráficos, utilizando o Canva (veja aqui como usá-lo).
Os alunos devem compartilhar as conclusões com a turma em um dos meios utilizados (Whatsapp, murais virtuais ou videoconferência).
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do funcionamento do Congresso Nacional no Brasil contemporâneo, sugira que assistam ao vídeo educativo:
“2 minutos para entender - Congresso Nacional”. Superinteressante, 10/05/2016. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI12 Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Palavras-chave: Roma antiga, império, senado, congresso, cidadão