Plano de Aula

Plano de aula: Cidadania na Roma Antiga

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12 “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Mapa político do Brasil e Material complementar impresso para cada trio ou projetor multimídia.

Material complementar:

Imagens do Senado brasileiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TSARGb4kgcjg8F6cy7EFgQfkacgp5a89JxjbE7MUxGHXvxYkPj3WeE74gj9s/his6-12und03-imagens-do-senado-brasileiro.pdf

Texto “O Poder Legislativo no Brasil”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h2N7tFEjEzjTSf69p2nKEDMdrksaQ2w8CRK5xKHc5Waj8RQM8Gv34RQcdqNw/his6-12und03-texto-o-poder-legislativo-no-brasil.pdf

Texto “Sociedade romana”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ujzVTTZrjzA6K2SCyRzkFDAgbd92ef9AXqWhMxhyMbRaz7jzf56KzkrbXfwj/his6-12und03-texto-sociedade-romana.pdf

Textos “Secessios plebis de 494 a.C. e 287 a.C.”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ek5dtkUj35JbczCgwnaCA8wZky5VhDTwxG2gfuYS3UWKyY43JVXeaUFhJbvX/his6-12und03-as-secessios-plebis.pdf

Texto “Conquistas da plebe”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39YNpbBpxtTzbUfEU4jQRgTrcjunYQERVxW5A4THWdJJRaWfpnRCnZ2SNsM5/his6-12und03-texto-conquistas-da-plebe.pdf

Gráfico “Proporção de mulheres e homens na população brasileira”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3eYYeMaRewmHTKTJS8zwqQkjMrP8xqWdhcm6QRxaggYQsFV6jBwJRHM3Ky8p/his6-12und03-grafico-proporcao-de-mulheres-e-homens-na-populacao-brasileira.pdf

Édito de Caracala de 212 d.C.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZp7kxPAQXz7pEH9mdJybPtTvz4uYGfzuKUD6TxMJ9MMAjxWSUnVUjRXZJYc/his6-12und03-edito-de-caracala-de-212-dc.pdf

Gráfico “Proporção senadores x senadoras - legislatura 2019-2022”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CBMsDxj8m2BaYugtNJkWWfcndBvuRrjSgXRSjRCdpAMXXPvECumjTbbG72a5/his6-12und03-grafico-proporcao-senadores-x-senadoras-legislatura-2019-2022.pdf

Gráfico “Distribuição da população brasileira por cor ou raça - 2016”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QSxwwdWVJyeuTr4ZNvYuqzTDMcRxpfdAawWQTzrUGTNsQFsZhfPqeqExYtDx/his6-12und03-grafico-distribuicao-da-populacao-brasileira-por-cor-ou-raca-2016.pdf

Gráfico “Distribuição dos senadores brasileiros eleitos por cor e raça em 2018”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gZcZB4RZd5NC4YvsQXYp9WsqvFZGycXKg4t3DXuGWdPRPpZ49pdmQjxu9qyX/his6-12und03-grafico-distribuicao-dos-senadores-brasileiros-eleitos-em-2018-por-cor-e-raca.pdf

Para você saber mais: Na República Romana o Senado era a instituição máxima de governabilidade. O Senado era composto de tradicionais famílias patrícias. Mas, desde o século V a.C., a plebe realizou diversas manifestações reivindicando participação política. Uma destas manifestações eram as chamadas secessio plebis, estas ocorriam quando os plebeus deixavam Roma e se refugiavam nas colinas, deixando Roma sem mão de obra. Como consequência, em 494 a.C., é criado o cargo de tribuno da Plebe, primeiro cargo administrativo romano que foi ocupado por membros da plebe.
No início, os tribunos da plebe tinham o direito de vetar decisões tomadas pelo Senado romano que atingiam a plebe. Após uma secessio plebis de 287 a.C., as decisões dos tribunos da plebe passaram a ter valor de lei para a toda a sociedade romana.

CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na República. PUC-SP, 2006. Disponível em http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_13.pdf Acesso em: 22/3/2019.

MENEZES, Priscila Moura Del Cima de Alvarenga. A origem e a evolução do tribunado da plebe na Roma republicana. PUC-RJ, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20047/20047.PDF Acesso em: 22/3/2019.

SCOPACASA, Rafael. Poder popular e expansão da República Romana, 200-150 a.C. Universidade de Minas Gerais. Topoi (Rio J.) vol.19 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 201. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em: 22/3/2019.

COLLARES, Marco Antônio. representações do Senado romano na ab urb condita libri de Tito Lívio: Livros 21 - 30. UNESP, Franca, 2009. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/marcoantonio.pdf Acesso em: 22/3/2019.

BORGES, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

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