Tucídides- trecho sobre a Guerra do Peloponeso
Plano de Aula
Plano de aula: A oralidade para os gregos antigos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação da Grécia antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Quadro, pincel, folhas A4, textos e tabela.
Material complementar:
Trecho sobre Tucídides na História da Guerra do Peloponeso (Texto 1)
Cultura oral na Grécia Antiga (Texto 2)
Tabela
Para você saber mais:
MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e a política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2017.
SALVADOR, Evandro Luís. Revisitando a tese do letramento: história e contrapontos. (Pesquisa de pós-doutorado). Departamento de Linguística -
Unesp FClar. São Paulo, SP, 2014. p.13-14.
Tucídides. A História da Guerra do Peloponeso. II, 37.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente
este slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco
da aula é compreender a atuação da cultura oral na Grécia Antiga. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer
o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, escreva no quadro ou se desejar projete o comando indicado no slide. Peça para que um representante da turma faça a leitura do comando. Se preferir, a turma pode fazer uma leitura coletiva.
Logo após, distribua folhas de papel A4. Os alunos deverão copiar o comando indicado. Em seguida, poderão caminhar pela escola e escolher algum funcionário para a entrevista. Eles deverão registrar a fala do entrevistado. Sugestão: um estudante, que dispor de celular, poderá gravar a entrevista
e posteriormente fazer o registro escrito.
A entrevista não precisa ser longa. Você pode apresentar como sugestão a duração da entrevista de 3 a 5 minutos.
Durante este momento, auxilie as duplas que solicitarem sua presença.
A expectativa é que registrem histórias que são, tipicamente, repassadas oralmente. Geralmente, referem-se a histórias de famílias ou comunidades
que não possuem registro escrito. Algo que se perpetua na memória da família ou comunidade por meio da tradição oral. Desta forma, as histórias terão características diversas. Desde histórias de aventuras, brincadeiras, festividades, tragédias, romances, mistérios, origem de algo etc.
Ao término das entrevistas, os alunos devem responder o questionário proposto (o questionário pode ser escrito no quadro ou projetado).
- Esta história está registrada em algum livro?
- De que maneira esta história pode ser transmitida para outras pessoas a fim de que a conheçam?
Espera-se, na primeira pergunta, que cheguem à conclusão que a história contada não está registrada em livros, ou seja, não está na tradição escrita.
Na segunda, a expectativa é que respondam as diversas maneiras de se perpetuar uma história. Poderão citar a oralidade, a escrita e outras formas de registro, tais como, vídeos, desenhos e objetos.
Caso não cheguem às respostas esperadas, questione sobre a maneira como entraram em contato com estas histórias. Se fizeram a leitura delas em livros ou assistiram em filmes.
A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão da tradição oral como meio para ensinar algo. Aspecto que será fundamental para a problematização da cultura oral na Grécia Antiga.
Contexto
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, escreva no quadro ou se desejar projete o comando indicado no slide. Peça para que um representante da turma faça a leitura do comando. Se preferir, a turma pode fazer uma leitura coletiva.
Logo após, distribua folhas de papel A4. Os alunos deverão copiar o comando indicado. Em seguida, poderão caminhar pela escola e escolher algum funcionário para a entrevista. Eles deverão registrar a fala do entrevistado. Sugestão: um estudante que dispuser de celular poderá gravar a entrevista
e posteriormente fazer o registro escrito.
A entrevista não precisa ser longa. Você pode apresentar como sugestão a duração da entrevista de 3 a 5 minutos.
Durante este momento, auxilie as duplas que solicitarem sua presença.
A expectativa é que registrem histórias que são, tipicamente, repassadas oralmente. Geralmente, referem-se a histórias de famílias ou comunidades que não possuem registro escrito. Algo que se perpetua na memória da família ou comunidade por meio da tradição oral. Desta forma, as histórias terão características diversas. Desde histórias de aventuras, brincadeiras, festividades, tragédias, romances, mistérios, origem de algo etc.
Ao término das entrevistas, os alunos devem responder o questionário proposto (o questionário pode ser escrito no quadro ou projetado).
- Esta história está registrada em algum livro?
- De que maneira esta história pode ser transmitida a outras pessoas a fim de que a conheçam?
Espera-se, na primeira pergunta, que cheguem à conclusão de que a história contada não está registrada em livros, ou seja, não está na tradição escrita. Na segunda, a expectativa é que respondam as diversas maneiras de se perpetuar uma história. Poderão citar a oralidade, a escrita e outras formas de registro, tais como, vídeos, desenhos e objetos.
Caso não cheguem às respostas esperadas, questione sobre a maneira como entraram em contato com estas histórias. Se fizeram a leitura delas em livros ou assistiram em filmes.
A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão da tradição oral como meio para ensinar algo. Aspecto que será fundamental para a problematização da cultura oral na Grécia Antiga.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente o texto 1 para os estudantes. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro.
Texto disponível aqui:
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto para a turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando a resposta no caderno.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto, as duas formas de registro da lei eram a escrita e a não escrita, ou seja, a tradição oral. Caso não cheguem a esta conclusão apresente o trecho do texto: “Permanecemos submetidos aos magistrados e às leis, sobretudo àquelas que protegem contra a injustiça e às que, por não serem escritas, nem por isso trazem menos vergonha aos que transgridem.” Ao indicar este trecho pergunte novamente quais as formas de registro que é possível subentender.
Você pode também oferecer uma lista de registros, tais como, oral, escrito, desenho, objeto, fotografia, vídeo etc.
Você pode perguntar quais destes é possível inferir no texto.
Ao finalizar essa etapa, apresente o texto 2. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui:
Você pode indicar algum aluno para a leitura do texto. Ao término da leitura, apresente o questionário que pode ser projetado ou simplesmente escrito no quadro.
- Qual era a principal forma de transmitir poesias e outras expressões culturais na Grécia Antiga?
- Segundo o texto, a oralidade e a escrita surgem no mesmo período?
- Observando os dois textos a que conclusões é possível chegar a respeito da cultura oral na Grécia Antiga?
Na primeira pergunta é esperado que percebam que a principal forma de transmitir poesias e outras expressões culturais era por meio da palavra falada.
Na segunda a expectativa é que respondam que, segundo o texto, a oralidade e a escrita surgem em períodos diferentes. Você pode, inclusive, apresentar o trecho do texto: “Portanto, temos um lapso temporal de aproximadamente 400 anos em que a Grécia deixa de ser iletrada no sentido mais amplo da palavra e torna-se uma cultura apoiada nas palavras lidas e escritas” e perguntar novamente se a oralidade e escrita surgem no mesmo período.
Na terceira, ao observar os dois textos, é possível chegar à conclusão que a cultural oral predominou bastante tempo na Grécia Antiga e mesmo com advento da escrita ela permaneceu influenciando a sociedade, exemplo deste aspecto são as leis que são citadas no primeiro texto.
Caso o aluno não consiga formular este raciocínio, você pode perguntar:
- A tradição oral foi utilizada durante quanto tempo na Grécia Antiga? A tradição oral era importante? Os gregos a utilizavam em suas leis?
Atenção: É muito importante seguir o passo a passo indicado neste plano, para que por meio do raciocínio lógico o aluno formule o próprio entendimento.
Problematização
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente o texto 1 para os estudantes. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro.
Texto disponível aqui:
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto para a turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando a resposta no caderno.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto, as duas formas de registro da lei eram a escrita e a não escrita, ou seja, a tradição oral. Caso não cheguem a esta conclusão apresente o trecho do texto: “Permanecemos submetidos aos magistrados e às leis, sobretudo àquelas que protegem contra a injustiça e às que, por não serem escritas, nem por isso trazem menos vergonha aos que transgridem.” Ao indicar este trecho pergunte novamente quais as formas de registro que é possível subentender.
Você pode também oferecer uma lista de registros, tais como, oral, escrito, desenho, objeto, fotografia, vídeo etc.
Você pode perguntar quais destes é possível inferir no texto.
Ao finalizar essa etapa, apresente o texto 2. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui:
Você pode indicar algum aluno para a leitura do texto. Ao término da leitura, apresente o questionário que pode ser projetado ou simplesmente escrito no quadro.
- Qual era a principal forma de transmitir poesias e outras expressões culturais na Grécia Antiga?
- Segundo o texto, a oralidade e a escrita surgem no mesmo período?
- Observando os dois textos a que conclusões é possível chegar a respeito da cultura oral na Grécia Antiga?
Na primeira pergunta é esperado que percebam que a principal forma de transmitir poesias e outras expressões culturais era por meio da palavra falada.
Na segunda a expectativa é que respondam que, segundo o texto, a oralidade e a escrita surgem em períodos diferentes. Você pode, inclusive, apresentar o trecho do texto: “Portanto, temos um lapso temporal de aproximadamente 400 anos em que a Grécia deixa de ser iletrada no sentido mais amplo da palavra e torna-se uma cultura apoiada nas palavras lidas e escritas” e perguntar novamente se a oralidade e escrita surgem no mesmo período.
Na terceira, ao observar os dois textos, é possível chegar à conclusão de que a cultura oral predominou bastante tempo na Grécia Antiga e mesmo com advento da escrita ela permaneceu influenciando a sociedade, exemplo desse aspecto são as leis que são citadas no primeiro texto.
Caso o aluno não consiga formular este raciocínio, você pode perguntar:
- A tradição oral foi utilizada durante quanto tempo na Grécia Antiga? A tradição oral era importante? Os gregos a utilizavam em suas leis?
Atenção: É muito importante seguir o passo a passo indicado neste plano, para que por meio do raciocínio lógico o aluno formule o próprio entendimento.
Problematização
Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente o texto 1 para os estudantes. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro.
Texto disponível aqui:
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto para a turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando a resposta no caderno.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto, as duas formas de registro da lei eram a escrita e a não escrita, ou seja, a tradição oral. Caso não cheguem a esta conclusão apresente o trecho do texto: “Permanecemos submetidos aos magistrados e às leis, sobretudo àquelas que protegem contra a injustiça e às que, por não serem escritas, nem por isso trazem menos vergonha aos que transgridem.” Ao indicar este trecho pergunte novamente quais as formas de registro que é possível subentender.
Você pode também oferecer uma lista de registros, tais como, oral, escrito, desenho, objeto, fotografia, vídeo etc.
Você pode perguntar quais destes é possível inferir no texto.
Ao finalizar essa etapa, apresente o texto 2. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui:
Você pode indicar algum aluno para a leitura do texto. Ao término da leitura, apresente o questionário que pode ser projetado ou simplesmente escrito no quadro.
- Qual era a principal forma de transmitir poesias e outras expressões culturais na Grécia Antiga?
- Segundo o texto, a oralidade e a escrita surgem no mesmo período?
- Observando os dois textos a que conclusões é possível chegar a respeito da cultura oral na Grécia Antiga?
Na primeira pergunta é esperado que percebam que a principal forma de transmitir poesias e outras expressões culturais era por meio da palavra falada.
Na segunda a expectativa é que respondam que, segundo o texto, a oralidade e a escrita surgem em períodos diferentes. Você pode, inclusive, apresentar o trecho do texto: “Portanto, temos um lapso temporal de aproximadamente 400 anos em que a Grécia deixa de ser iletrada no sentido mais amplo da palavra e torna-se uma cultura apoiada nas palavras lidas e escritas” e perguntar novamente se a oralidade e escrita surgem no mesmo período.
Na terceira, ao observar os dois textos, é possível chegar à conclusão de que a cultura oral predominou bastante tempo na Grécia Antiga e mesmo com advento da escrita ela permaneceu influenciando a sociedade, exemplo deste aspecto são as leis que são citadas no primeiro texto.
Caso o aluno não consiga formular este raciocínio, você pode perguntar:
- A tradição oral foi utilizada durante quanto tempo na Grécia Antiga? A tradição oral era importante? Os gregos a utilizavam em suas leis?
Atenção: É muito importante seguir o passo a passo indicado neste plano, para que por meio do raciocínio lógico o aluno formule o próprio entendimento.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Ainda em duplas, os estudantes deverão retomar a entrevista realizada na primeira etapa deste plano e preencher a tabela proposta.
A tabela pode ser projetada, desenhada no quadro ou , se preferir, entregue cópias.
Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UjnnvSGN5usemwqjgRDJXHmnHbUWU8y7xDP26cgAP4yXVjED7FJn5mnkfs87/his6-10und05-tabela.pdf
Caso a tabela não esteja no tamanho adequado, você pode fazer os ajustes necessários.
Durante o preenchimento da tabela, caminhe pela sala e auxilie as duplas que solicitarem sua presença.
A expectativa, no primeiro questionamento, é que apontem o tema principal que foi narrado a fim de conhecer, em linhas gerais, a história. No segundo a intenção é levar o aluno a perceber o juízo de valor que geralmente permeia as narrativas. No terceiro, os alunos poderão citar outras narrativas que tratam do mesmo fato. Desta forma, aprenderão que podem existir diferentes narrativas sobre um mesmo fato. No quarto e quinto questionamento
o objetivo é levar o aluno a reflexão sobre a importância das histórias transmitidas oralmente.
Em uma próxima aula, os alunos poderão fazer uma exposição dos relatos e até mesmo convidar os funcionários entrevistados para que participem.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Youtube, Formulários do Google.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a atuação da cultura oral na Grécia Antiga.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Esta etapa propõe que os alunos realizem uma breve entrevista a respeito de histórias marcantes pessoais ou da comunidade. Oriente-os a realizarem com os familiares ou outras pessoas próximas. Outra opção é selecionarem uma das entrevistas disponíveis no site do Museu da Pessoa ou no Youtube (disponível aqui).
Ao término das entrevistas, devem responder no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Esta história está registrada em algum livro?
- De que maneira esta história pode ser transmitida para outras pessoas a fim de que a conheçam?
Problematização
Disponibilize o texto 1 -“Tucídides”. Oriente-os a fazer a leitura atenta, até mesmo em voz alta (é preciso praticá-la em casa também), analisar e registrar:
- Segundo o texto, havia duas formas de registro da lei, quais eram?
Disponibilize o texto 2 - “Cultura Oral”. Eles devem analisar e registrar:
- Qual era a principal forma de transmitir poesias e outras expressões culturais na Grécia Antiga?
- Segundo o texto, a oralidade e a escrita surgem no mesmo período?
- Observando os dois textos, a que conclusões é possível chegar a respeito da cultura oral na Grécia Antiga?
Para promover a interação entre os alunos, organize um quiz virtual baseado nestas questões, utilizando os grupos de Whatsapp, o Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução) ou agendem um momento de videoconferência.
Sistematização
Disponibilize a tabela de compreensão dos fatos e oriente os alunos a realizarem o preenchimento com base na entrevista produzida ou selecionada no início da aula. Eles podem fazer manualmente ou utilizar uma mídia digital, como o Google sala de aula ou um modelo de Formulário do Google (veja como usá-lo aqui).
Recomende que, caso tenham realizado a entrevista com alguém, solicitem a permissão para compartilhá-la (ou às oriente a compartilhá-la) em formato de texto ou vídeo no site do Museu da Pessoa. Veja as instruções para isso aqui.
Convite às famílias
É interessante que conheçam mais sobre a importância da tradição oral e História Oral, como campos importantes de conhecimento a respeito das sociedades humanas. Indique: “O que é História Oral? Professor Sebe explica”. Editora Contexto, 20/05/2015 (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Maria Lopes Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI10 Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Palavras-chave: Oralidade, gregos, História.