Plano de Aula

Plano de aula: A democracia em Atenas

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação da Grécia antiga

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Textos, folhas de papel A4, barbante e prendedores.

Material complementar:

Constituição brasileira (1988)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n2fUdNqqqcxdQduXuPPJVxaJwTnS43z8Bt64an6tMETeCb2WZaFVJnNTQyXe/his6-10und03-constituicao-brasileira.pdf

Texto sobre a democracia em Atenas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xe25wgACN8NXVS8MXtngWXkxpEYPFdSEjQPX84AXm3RzgX2un9fK4VNBnJ8/his6-10und03-democracia-em-atenas.pdf

Texto Mulheres de Atenas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcHZq7tpESytzd8Ka3s4q5pNBn5dRQVUBjAewxKr5EFx6TRYJkAbrcpF6Nez/his6-10und03-mulheres-de-atenas.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

SILVA, Nunes Talita. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a. C. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1507.pdf. pp-37-44. Acesso 27 de Mar de 2019.

TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3020663/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%20da%20Guerra%20do%20Peloponeso.pdf. Acesso 27 de Mar de 2019.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso 27 de Mar de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a experiência democrática ateniense diferenciando-a da brasileira. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO