Constituição brasileira
Plano de Aula
Plano de aula: A democracia em Atenas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação da Grécia antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Textos, folhas de papel A4, barbante e prendedores.
Material complementar:
Constituição brasileira (1988)
Texto sobre a democracia em Atenas
Texto Mulheres de Atenas
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
SILVA, Nunes Talita. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a. C. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1507.pdf. pp-37-44. Acesso 27 de Mar de 2019.
TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3020663/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%20da%20Guerra%20do%20Peloponeso.pdf. Acesso 27 de Mar de 2019.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso 27 de Mar de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a experiência democrática ateniense diferenciando-a da brasileira. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, escreva no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta) a palavra DEMOCRACIA. Peça para que um representante de cada trio escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho, ao redor da palavra destacada, que expresse o que é democracia. A intenção é iniciar a aula com a sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
Logo após, apresente o trecho da constituição brasileira que expressa a forma de democracia adotada atualmente. Peça para algum aluno fazer a leitura. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n2fUdNqqqcxdQduXuPPJVxaJwTnS43z8Bt64an6tMETeCb2WZaFVJnNTQyXe/his6-10und03-constituicao-brasileira.pdf
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o texto. Você também pode optar por entregar cópias do texto ou poderá escrevê-lo no quadro.
Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).
Espera-se na construção do parágrafo sobre a democracia brasileira que os estudantes citem que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e que é opcional para analfabetos, maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. Como último ponto destacaram que estão proibidos de alistar-se como eleitores os estrangeiros e os conscritos.
Observação: É muito importante oferecer um pequeno glossário aos estudantes. Segue um ao final desta etapa deste plano.
A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão do funcionamento da democracia brasileira, aspecto que será fundamental para a problematização da democracia praticada em Atenas.
Para você saber mais:
Sufrágio: voto em uma eleição.
Facultativo: opcional.
Conscritos: pessoa alistada no exército durante o serviço militar obrigatório.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, escreva no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta) a palavra DEMOCRACIA. Peça para que um representante de cada trio escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho, ao redor da palavra destacada, que expresse o que é democracia. A intenção é iniciar a aula com a sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
Logo após, apresente o trecho da constituição brasileira que expressa a forma de democracia adotada atualmente. Peça para algum aluno fazer a leitura. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n2fUdNqqqcxdQduXuPPJVxaJwTnS43z8Bt64an6tMETeCb2WZaFVJnNTQyXe/his6-10und03-constituicao-brasileira.pdf
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o texto. Você também pode optar por entregar cópias do texto ou poderá escrevê-lo no quadro.
Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).
Espera-se na construção do parágrafo sobre a democracia brasileira que os estudantes citem que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e que é opcional para analfabetos, maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. Como último ponto destacaram que estão proibidos de alistar-se como eleitores os estrangeiros e os conscritos.
Observação: É muito importante oferecer um pequeno glossário aos estudantes. Segue um ao final desta etapa deste plano.
A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão do funcionamento da democracia brasileira, aspecto que será fundamental para a problematização da democracia praticada em Atenas.
Para você saber mais:
Sufrágio: voto em uma eleição.
Facultativo: opcional.
Conscritos: pessoa alistada no exército durante o serviço militar obrigatório.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, escreva no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta) a palavra DEMOCRACIA. Peça para que um representante de cada trio escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho, ao redor da palavra destacada, que expresse o que é democracia. A intenção é iniciar a aula com a sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
Logo após, apresente o trecho da constituição brasileira que expressa a forma de democracia adotada atualmente. Peça para algum aluno fazer a leitura. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n2fUdNqqqcxdQduXuPPJVxaJwTnS43z8Bt64an6tMETeCb2WZaFVJnNTQyXe/his6-10und03-constituicao-brasileira.pdf
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o texto. Você também pode optar por entregar cópias do texto ou poderá escrevê-lo no quadro.
Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).
Espera-se na construção do parágrafo sobre a democracia brasileira que os estudantes citem que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e que é opcional para analfabetos, maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. Como último ponto destacaram que estão proibidos de alistar-se como eleitores os estrangeiros e os conscritos.
Observação: É muito importante oferecer um pequeno glossário aos estudantes. Segue um ao final desta etapa deste plano.
A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão do funcionamento da democracia brasileira, aspecto que será fundamental para a problematização da democracia praticada em Atenas.
Para você saber mais:
Sufrágio: voto em uma eleição.
Facultativo: opcional.
Conscritos: pessoa alistada no exército durante o serviço militar obrigatório.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em trios. Apresente o texto que trata da democracia em Atenas. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xe25wgACN8NXVS8MXtngWXkxpEYPFdSEjQPX84AXm3RzgX2un9fK4VNBnJ8/his6-10und03-democracia-em-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto à turma. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando a resposta no caderno.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto, a democracia em Atenas era um tipo de governo em que todos eram iguais, independente da classe social. Caso não cheguem a essa conclusão peça que atenciosamente façam a leitura do texto novamente e pergunte:
- Segundo o texto as leis eram diferentes, ou seja, variavam de acordo com a classe? Para alguém atingir os melhores postos bastava pertencer a uma classe elevada ou bastava o mérito?
Após a resolução da indagação, apresente o texto sobre as mulheres de Atenas (o texto pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro). Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcHZq7tpESytzd8Ka3s4q5pNBn5dRQVUBjAewxKr5EFx6TRYJkAbrcpF6Nez/his6-10und03-mulheres-de-atenas.pdf
Você pode indicar algum aluno para a leitura do texto. Ao término da leitura apresente o questionário que pode ser projetado ou simplesmente escrito no quadro.
Na primeira pergunta é esperado que percebam que a condição das mulheres em Atenas era de exclusão da vida política, pois não possuíam direitos políticos. Levavam uma vida voltada para as atividades domésticas.
Na segunda a expectativa é que respondam que não é possível fazer a referida afirmação, pois as mulheres estavam excluídas.
Na terceira, as diferenças e semelhanças podem ser:
- Na democracia brasileira o direito ao voto é voltado para todos os cidadãos maiores de 18 anos independente do sexo, mas é restrito aos estrangeiros e conscritos e opcional para outros.
- A democracia ateniense afirmava pautar-se na igualdade independente de classe social (ricos ou pobres), porém excluía as mulheres.
Caso tenham dificuldades para responder o questionário você pode conduzi-los às respostas fazendo as seguintes perguntas:
- As mulheres tinham direitos políticos? Elas poderiam votar e ser votada?
- A democracia brasileira é semelhante a que era praticada em Atenas?
Atenção: É muito importante seguir o passo a passo indicado neste plano, para que por meio do raciocínio lógico o aluno formule o próprio entendimento.
Você pode encerrar questionando: “Se as mulheres estavam excluídas da democracia ateniense, estariam outras pessoas também? ”. Não é necessário responder o questionamento. A intenção é aguçar a curiosidade. Você pode até pedir que pesquisem e tragam a resposta na próxima aula.
Para você saber mais: Na democracia em ateniense todo cidadão possuía o direito de participar das decisões coletivas, no entanto, o direito de cidadania era restrito a homens filhos de pai e mãe ateniense. As mulheres, os escravos e estrangeiros não possuíam cidadania garantida. Segue algumas indicações de fontes para aprofundamento da temática.
SILVA, Nunes Talita. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a. C. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1507.pdf. pp-37-44. Acesso 27 de Mar de 2019.
TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3020663/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%20da%20Guerra%20do%20Peloponeso.pdf. Acesso 27 de Mar de 2019.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso 27 de Mar de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em trios. Apresente o texto que trata da democracia em Atenas. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xe25wgACN8NXVS8MXtngWXkxpEYPFdSEjQPX84AXm3RzgX2un9fK4VNBnJ8/his6-10und03-democracia-em-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto à turma. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando a resposta no caderno.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto, a democracia em Atenas era um tipo de governo em que todos eram iguais, independente da classe social. Caso não cheguem a essa conclusão peça que atenciosamente façam a leitura do texto novamente e pergunte:
- Segundo o texto as leis eram diferentes, ou seja, variavam de acordo com a classe? Para alguém atingir os melhores postos bastava pertencer a uma classe elevada ou bastava o mérito?
Após a resolução da indagação, apresente o texto sobre as mulheres de Atenas (o texto pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro). Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcHZq7tpESytzd8Ka3s4q5pNBn5dRQVUBjAewxKr5EFx6TRYJkAbrcpF6Nez/his6-10und03-mulheres-de-atenas.pdf
Você pode indicar algum aluno para a leitura do texto. Ao término da leitura apresente o questionário que pode ser projetado ou simplesmente escrito no quadro.
Na primeira pergunta é esperado que percebam que a condição das mulheres em Atenas era de exclusão da vida política, pois não possuíam direitos políticos. Levavam uma vida voltada para as atividades domésticas.
Na segunda a expectativa é que respondam que não é possível fazer a referida afirmação, pois as mulheres estavam excluídas.
Na terceira, as diferenças e semelhanças podem ser:
- Na democracia brasileira o direito ao voto é voltado para todos os cidadãos maiores de 18 anos independente do sexo, mas é restrito aos estrangeiros e conscritos e opcional para outros.
- A democracia ateniense afirmava pautar-se na igualdade independente de classe social (ricos ou pobres), porém excluía as mulheres.
Caso tenham dificuldades para responder o questionário você pode conduzi-los às respostas fazendo as seguintes perguntas:
- As mulheres tinham direitos políticos? Elas poderiam votar e ser votada?
- A democracia brasileira é semelhante a que era praticada em Atenas?
Atenção: É muito importante seguir o passo a passo indicado neste plano, para que por meio do raciocínio lógico o aluno formule o próprio entendimento.
Você pode encerrar questionando: “Se as mulheres estavam excluídas da democracia ateniense, estariam outras pessoas também? ”. Não é necessário responder o questionamento. A intenção é aguçar a curiosidade. Você pode até pedir que pesquisem e tragam a resposta na próxima aula.
Para você saber mais: Na democracia em ateniense todo cidadão possuía o direito de participar das decisões coletivas, no entanto, o direito de cidadania era restrito a homens filhos de pai e mãe ateniense. As mulheres, os escravos e estrangeiros não possuíam cidadania garantida. Segue algumas indicações de fontes para aprofundamento da temática.
SILVA, Nunes Talita. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a. C. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1507.pdf. pp-37-44. Acesso 27 de Mar de 2019.
TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3020663/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%20da%20Guerra%20do%20Peloponeso.pdf. Acesso 27 de Mar de 2019.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso 27 de Mar de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em trios. Apresente o texto que trata da democracia em Atenas. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xe25wgACN8NXVS8MXtngWXkxpEYPFdSEjQPX84AXm3RzgX2un9fK4VNBnJ8/his6-10und03-democracia-em-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto à turma. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando a resposta no caderno.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto, a democracia em Atenas era um tipo de governo em que todos eram iguais, independente da classe social. Caso não cheguem a essa conclusão peça que atenciosamente façam a leitura do texto novamente e pergunte:
- Segundo o texto as leis eram diferentes, ou seja, variavam de acordo com a classe? Para alguém atingir os melhores postos bastava pertencer a uma classe elevada ou bastava o mérito?
Após a resolução da indagação, apresente o texto sobre as mulheres de Atenas (o texto pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro). Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcHZq7tpESytzd8Ka3s4q5pNBn5dRQVUBjAewxKr5EFx6TRYJkAbrcpF6Nez/his6-10und03-mulheres-de-atenas.pdf
Você pode indicar algum aluno para a leitura do texto. Ao término da leitura apresente o questionário que pode ser projetado ou simplesmente escrito no quadro.
Na primeira pergunta é esperado que percebam que a condição das mulheres em Atenas era de exclusão da vida política, pois não possuíam direitos políticos. Levavam uma vida voltada para as atividades domésticas.
Na segunda a expectativa é que respondam que não é possível fazer a referida afirmação, pois as mulheres estavam excluídas.
Na terceira, as diferenças e semelhanças podem ser:
- Na democracia brasileira o direito ao voto é voltado para todos os cidadãos maiores de 18 anos independente do sexo, mas é restrito aos estrangeiros e conscritos e opcional para outros.
- A democracia ateniense afirmava pautar-se na igualdade independente de classe social (ricos ou pobres), porém excluía as mulheres.
Caso tenham dificuldades para responder o questionário você pode conduzi-los às respostas fazendo as seguintes perguntas:
- As mulheres tinham direitos políticos? Elas poderiam votar e ser votada?
- A democracia brasileira é semelhante a que era praticada em Atenas?
Atenção: É muito importante seguir o passo a passo indicado neste plano, para que por meio do raciocínio lógico o aluno formule o próprio entendimento.
Você pode encerrar questionando: “Se as mulheres estavam excluídas da democracia ateniense, estariam outras pessoas também? ”. Não é necessário responder o questionamento. A intenção é aguçar a curiosidade. Você pode até pedir que pesquisem e tragam a resposta na próxima aula.
Para você saber mais: Na democracia em ateniense todo cidadão possuía o direito de participar das decisões coletivas, no entanto, o direito de cidadania era restrito a homens filhos de pai e mãe ateniense. As mulheres, os escravos e estrangeiros não possuíam cidadania garantida. Segue algumas indicações de fontes para aprofundamento da temática.
SILVA, Nunes Talita. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a. C. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1507.pdf. pp-37-44. Acesso 27 de Mar de 2019.
TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3020663/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%20da%20Guerra%20do%20Peloponeso.pdf. Acesso 27 de Mar de 2019.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso 27 de Mar de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os estudantes continuarão em trios. Apresente o texto que trata da democracia em Atenas. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xe25wgACN8NXVS8MXtngWXkxpEYPFdSEjQPX84AXm3RzgX2un9fK4VNBnJ8/his6-10und03-democracia-em-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto à turma. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando a resposta no caderno.
A expectativa é que respondam que, segundo o texto, a democracia em Atenas era um tipo de governo em que todos eram iguais, independente da classe social. Caso não cheguem a essa conclusão peça que atenciosamente façam a leitura do texto novamente e pergunte:
- Segundo o texto as leis eram diferentes, ou seja, variavam de acordo com a classe? Para alguém atingir os melhores postos bastava pertencer a uma classe elevada ou bastava o mérito?
Após a resolução da indagação, apresente o texto sobre as mulheres de Atenas (o texto pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro). Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcHZq7tpESytzd8Ka3s4q5pNBn5dRQVUBjAewxKr5EFx6TRYJkAbrcpF6Nez/his6-10und03-mulheres-de-atenas.pdf
Você pode indicar algum aluno para a leitura do texto. Ao término da leitura apresente o questionário que pode ser projetado ou simplesmente escrito no quadro.
Na primeira pergunta é esperado que percebam que a condição das mulheres em Atenas era de exclusão da vida política, pois não possuíam direitos políticos. Levavam uma vida voltada para as atividades domésticas.
Na segunda a expectativa é que respondam que não é possível fazer a referida afirmação, pois as mulheres estavam excluídas.
Na terceira, as diferenças e semelhanças podem ser:
- Na democracia brasileira o direito ao voto é voltado para todos os cidadãos maiores de 18 anos independente do sexo, mas é restrito aos estrangeiros e conscritos e opcional para outros.
- A democracia ateniense afirmava pautar-se na igualdade independente de classe social (ricos ou pobres), porém excluía as mulheres.
Caso tenham dificuldades para responder o questionário você pode conduzi-los às respostas fazendo as seguintes perguntas:
- As mulheres tinham direitos políticos? Elas poderiam votar e ser votada?
- A democracia brasileira é semelhante a que era praticada em Atenas?
Atenção: É muito importante seguir o passo a passo indicado neste plano, para que por meio do raciocínio lógico o aluno formule o próprio entendimento.
Você pode encerrar questionando: “Se as mulheres estavam excluídas da democracia ateniense, estariam outras pessoas também? ”. Não é necessário responder o questionamento. A intenção é aguçar a curiosidade. Você pode até pedir que pesquisem e tragam a resposta na próxima aula.
Para você saber mais: Na democracia em ateniense todo cidadão possuía o direito de participar das decisões coletivas, no entanto, o direito de cidadania era restrito a homens filhos de pai e mãe ateniense. As mulheres, os escravos e estrangeiros não possuíam cidadania garantida. Segue algumas indicações de fontes para aprofundamento da temática.
SILVA, Nunes Talita. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a. C. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1507.pdf. pp-37-44. Acesso 27 de Mar de 2019.
TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3020663/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%20da%20Guerra%20do%20Peloponeso.pdf. Acesso 27 de Mar de 2019.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso 27 de Mar de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Ainda em trios, a partir de seus conhecimentos sobre democracia brasileira e ateniense, os alunos deverão construir poemas que retratem o que seria a democracia ideal, segundo seu ponto de vista.
Apresente o comando indicado no slide, ele poder projetado ou escrito no quadro. Em seguida, distribua folhas de papel A4. Os alunos ficaram livres para criar seus poemas, poderão colorir.
É esperado que ao ter tido contato com a primeira noção de democracia, seja brasileira ou ateniense, o aluno consiga formular o entendimento sobre o que é esse tipo de governo.
A intenção não será a correção de poemas certos ou errados, mas incentivar a livre imaginação e produção.
Enquanto eles estão produzindo, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Diga aos alunos que não é necessário construir poemas longos. Eles podem ser breves.
Ao término um aluno poderá fazer a leitura de seu poema a turma. Depois, no mural da sala, construa um varal e fixe os poemas.
Sugestão: Se o tempo para a realização dos poemas em trios não for suficiente, os alunos poderão construir um poema coletivo. Você poderá pedir que cada trio construa uma frase. Ao término as frases devem ser reunidas e escritas em uma cartolina formando, assim, um poema que poderá ser lido para todos e fixado no mural da sala.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a experiência de participação política ateniense, diferenciando-a da brasileira.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Questione os alunos a respeito do conhecimento deles sobre o tema:
- Você sabe o que é democracia? Quais suas características?
Para promover interação e um mapeamento visual destas percepções iniciais dos alunos, é interessante produzir uma nuvem de palavras, por meio do Mentimeter (veja como usá-lo aqui).
Disponibilize o trecho da constituição brasileira. Eles devem analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Quais pessoas são obrigadas a votar?
- Para quais pessoas o voto é opcional?
- Quem é proibido de alistar-se como eleitor?
Para promover a interação entre a turma quanto a essas definições, você pode promover uma enquete também por meio do Mentimeter ou outras ferramentas, como o Formulários do Google (veja como usá-lo aqui).
Problematização
Disponibilize o texto sobre a democracia ateniense e sobre as mulheres de Atenas. Oriente-os a fazer uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (precisam praticá-la em casa). DOs alunos devem analisar as seguintes questões e registrá-las no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula:
- Segundo o texto, as leis eram diferentes de acordo com a classe social?
- O que era necessário para que os cidadãos alcançassem postos mais elevados?
- As mulheres tinham direitos políticos? Elas poderiam votar e ser votada?
- A democracia ateniense era voltada para todas as pessoas? Justifique.
- Quais as semelhanças e diferenças entre a democracia ateniense e a democracia brasileira?
Para promover a interação entre os alunos, é interessante que organize um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou agende um momento de videoconferência.
Sistematização
Oriente-os a se basearem nos estudos realizados sobre Democracia na Grécia e no Brasil, para se expressarem a respeito do tipo de Democracia que desejam. Recomende que, para melhor formular as ideias, pesquisem aspectos como o grau da participação política do povo nos dias atuais (quais pessoas votam, qual a representatividade de diferentes grupos étnicos e sociais), quais seriam os limites da democracia, quais os discursos anti-democráticos vigentes etc.
Sugira que, além de poesias, eles podem optar por outros tipos de expressão, como carta ao povo ou governo, notícia, letra de música, dentre outros. É interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo) e disponibilize para que os alunos possam postar os trabalhos e comentar os dos colegas.
Convite às famílias
Podem conhecer mais sobre a Democracia ateniense, assistindo ao vídeo: Grécia Antiga: Período Arcaico – Atenas (Democracia). Brasil Escola, 24/05/2019. Disponível aqui.
Para as relações com a democracia brasileira atual, podem fazer a leitura do artigo: SOUSA, Rainer. Democracia grega x Democracia contemporânea. Mundo Educação. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Maria Lopes Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Lógicas de organização política
Objeto (s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma • Domínios e expansão das culturas grega e romana • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Palavras-Chave: Democracia; Atenas; Direitos; Mulheres; Brasil.