Plano de Aula

Plano de aula: O conceito de Império na Roma Antiga e na atualidade

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Antes de você iniciar este plano de aula, assista ao vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Material complementar impresso ou projetor multimídia.

Material complementar:

Imagem “Despojos da conquista de Jerusalém”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fyEDUWXwfP5VasfDBP3Jr98N3TESCQ9u9nP7CDdCqYaPWAHdb9YrHanuer5/his6-13und01-imagem-despojos-da-conquista-de-jerusalem.pdf

Texto “Descrição do cortejo triunfal depois de ter derrotado os Macedônios”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/as4kxNJCCdd5pkWn3XR5xtDjSuMXq3BKMxeZSNmDBzscJvCZpjuMzH87j3Jv/his6-13und01-texto-descricao-do-cortejo-triunfal.pdf

Texto 1 - O conceito de império na Roma Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8jG2wYacyGVJNjYcYZRHFys9QV3yMyKB3Vs7T62UhuzvAxeagPfM9MTZG7tx/his6-13und01-texto-1-o-conceito-de-imperio-na-roma-antiga.pdf

Texto 2 - O conceito de império na atualidade (1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sMDYA9VcPvdHQjWnUmHkmKsZFj7EZxuAtAXkayshuTMAdgfgZ3RxyPnxsUZW/his6-13und01-texto-2-o-conceito-de-imperio-na-atualidade-1.pdf

Texto 3 - O conceito de império na atualidade (2)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C8kzAX3xwtkYTjDsvw7g2yJXERvEfNzDKpHmxqwT8xF9PnxbCfbb2quukmNy/his6-13und01-texto-3-o-conceito-de-imperio-na-atualidade-2.pdf

Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.

MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.

MOITA, Luís. A Propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.

ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.

GUARINELLO, Noberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.

Documentário, “Construindo um império - Roma”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.

Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Solicite que os trios pesquisem sobre o termo “império” no dicionário.
Os alunos poderão observar, ao pesquisar no dicionário, que o conceito império possui diversas definições, segundo o Dicionário de Português Online, “Domínio, poder, autoridade: exercer império despótico. Nação governada por um imperador. Conjunto de territórios dependentes de um imperador: o Império Britânico”, disponível em https://www.dicio.com.br/imperio/ Acesso em: 9/3/2019.

É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA