Imagem "despojos da conquista de Jerusalém"
Plano de Aula
Plano de aula: O conceito de Império na Roma Antiga e na atualidade
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Império na antiguidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Antes de você iniciar este plano de aula, assista ao vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Material complementar impresso ou projetor multimídia.
Material complementar:
Imagem “Despojos da conquista de Jerusalém”
Texto “Descrição do cortejo triunfal depois de ter derrotado os Macedônios”
Texto 1 - O conceito de império na Roma Antiga
Texto 2 - O conceito de império na atualidade (1)
Texto 3 - O conceito de império na atualidade (2)
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A Propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Noberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário, “Construindo um império - Roma”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Objetivo
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Solicite que os trios pesquisem sobre o termo “império” no dicionário.
Os alunos poderão observar, ao pesquisar no dicionário, que o conceito império possui diversas definições, segundo o Dicionário de Português Online, “Domínio, poder, autoridade: exercer império despótico. Nação governada por um imperador. Conjunto de territórios dependentes de um imperador: o Império Britânico”, disponível em https://www.dicio.com.br/imperio/ Acesso em: 9/3/2019.
É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio, ou projete para toda a turma, a imagem Despojos da conquista em Jerusalém, Fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Tito Acesso em: 6/3/2019; e a fonte “Descrição do cortejo triunfal do cônsul Paulo Emílio depois de ter derrotado os Macedônios (167 a.C.):”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/as4kxNJCCdd5pkWn3XR5xtDjSuMXq3BKMxeZSNmDBzscJvCZpjuMzH87j3Jv/his6-13und01-texto-descricao-do-cortejo-triunfal.pdf,
Acesso em: 9/3/2019. Fonte: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Plátano Editora. Lisboa.
Em seguida, projete ou entregue impresso para cada trio, as questões do slide 5. Dê cerca de 8 minutos para os estudantes debaterem e anotarem suas conclusões. Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas discussões para os demais alunos. É esperado que os estudantes identifiquem que, na imagem, soldados romanos transportam o fruto de sua pilhagem sobre a cidade de Jerusalém. Os soldados transportam riquezas, entre elas o Menorah, o candelabro de sete pontas, um dos símbolos de identidade judaica. O texto mostra a pilhagem feita pelos romanos na Macedônia no século II a.C. As duas fontes mostram a conquista e a posterior retirada de riquezas pelos romanos das regiões conquistadas. Embora as duas fontes tenha mais de 200 anos de diferença, possuem o mesmo tema.
Quando todos os grupos terminarem a atividade solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais estudantes da turma. Durante a execução da atividade, passe pelos grupos, auxiliando-os. Ajude-os na interpretação das fontes, não entregue respostas prontas.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações internacionais, setembro de 2013 [pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio, ou projete para toda a turma, a imagem Despojos da conquista em Jerusalém, Fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Tito Acesso em: 6/3/2019; e a fonte “Descrição do cortejo triunfal do cônsul Paulo Emílio depois de ter derrotado os Macedônios (167 a.C.):”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/as4kxNJCCdd5pkWn3XR5xtDjSuMXq3BKMxeZSNmDBzscJvCZpjuMzH87j3Jv/his6-13und01-texto-descricao-do-cortejo-triunfal.pdf,
Acesso em: 9/3/2019. Fonte: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Plátano Editora. Lisboa.
Em seguida, projete ou entregue impresso para cada trio, as questões do slide 5. Dê cerca de 8 minutos para que os estudantes debatam e anotem suas conclusões. Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas discussões para os demais alunos. É esperado que os estudantes identifiquem que, na imagem, soldados romanos transportam o fruto de sua pilhagem sobre a cidade de Jerusalém. Os soldados transportam riquezas, entre elas o Menorah, o candelabro de sete pontas, um dos símbolos de identidade judaica. O texto mostra a pilhagem feita pelos romanos na Macedônia no século II a.C. As duas fontes mostram a conquista e a posterior retirada de riquezas pelos romanos das regiões conquistadas. Embora as duas fontes tenha mais de 200 anos de diferença, possuem o mesmo tema.
Quando todos os grupos terminarem a atividade solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais estudantes da turma. Durante a execução da atividade, passe pelos grupos, auxiliando-os. Ajude-os na interpretação das fontes, não entregue respostas prontas.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio, ou projete para toda a turma, a imagem Despojos da conquista em Jerusalém, Fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Tito Acesso em: 6/3/2019; e a fonte “Descrição do cortejo triunfal do cônsul Paulo Emílio depois de ter derrotado os Macedônios (167 a.C.):”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/as4kxNJCCdd5pkWn3XR5xtDjSuMXq3BKMxeZSNmDBzscJvCZpjuMzH87j3Jv/his6-13und01-texto-descricao-do-cortejo-triunfal.pdf,
Acesso em: 9/3/2019. Fonte: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Plátano Editora. Lisboa.
Em seguida, projete ou entregue impresso para cada trio, as questões do slide 5. Dê cerca de 8 minutos para que os estudantes debatam e anotem suas conclusões. Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas discussões para os demais alunos. É esperado que os estudantes identifiquem que, na imagem, soldados romanos transportam o fruto de sua pilhagem sobre a cidade de Jerusalém. Os soldados transportam riquezas, entre elas o Menorah, o candelabro de sete pontas, um dos símbolos de identidade judaica. O texto mostra a pilhagem feita pelos romanos na Macedônia no século II a.C. As duas fontes mostram a conquista e a posterior retirada de riquezas pelos romanos das regiões conquistadas. Embora as duas fontes tenha mais de 200 anos de diferença, possuem o mesmo tema.
Quando todos os grupos terminarem a atividade solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais estudantes da turma. Durante a execução da atividade, passe pelos grupos, auxiliando-os. Ajude-os na interpretação das fontes, não entregue respostas prontas.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Disponibilize para cada trio o “Texto 1 - O conceito de império na Roma Antiga”, Fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019, o “Texto 2 - O conceito de império na atualidade (1), fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019; e o
“Texto 3 - O conceito de império na atualidade (2)”, fonte: MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Em seguida, escreva no quadro ou entregue as questões do slide 9 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a execução da prática, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra império possui historicidade, ou seja, seu significado muda com o passar do tempo. Na Antiga Roma, o conceito estava atrelado ao poder que as autoridades romanas tinham sobre determinadas regiões.
Na atualidade, o termo império possui diversos significados, segundo o texto, “as definições de império são de tal forma variadas que permitem que se aplique o conceito a uma multiplicidade de experiências históricas que, entre si, pouco têm em comum”.
Quando todos os trios terminarem a atividade solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o “Texto 1 - O conceito de império na Roma Antiga”, Fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019, o “Texto 2 - O conceito de império na atualidade (1), fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019; e o
“Texto 3 - O conceito de império na atualidade (2)”, fonte: MOITA, Luís. A Propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Em seguida, escreva no quadro ou entregue as questões do slide 9 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a execução da prática, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra império possui historicidade, ou seja, seu significado muda com o passar do tempo. Na Antiga Roma, o conceito estava atrelado ao poder que as autoridades romanas tinham sobre determinadas regiões.
Na atualidade, o termo império possui diversos significados, segundo o texto, “as definições de império são de tal forma variadas que permitem que se aplique o conceito a uma multiplicidade de experiências históricas que, entre si, pouco têm em comum”.
Quando todos os trios terminarem a atividade solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 Nº 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o “Texto 1 - O conceito de império na Roma Antiga”, Fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações internacionais, setembro de 2013, [pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdfAcesso em: 6/3/2019, o “Texto 2 - O conceito de império na atualidade (1), fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019; e o
“Texto 3 - O conceito de império na atualidade (2)”, fonte: MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Em seguida, escreva no quadro ou entregue as questões do slide 9 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a execução da prática, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra império possui historicidade, ou seja, seu significado muda com o passar do tempo. Na Antiga Roma, o conceito estava atrelado ao poder que as autoridades romanas tinham sobre determinadas regiões.
Na atualidade, o termo império possui diversos significados, segundo o texto, “as definições de império são de tal forma variadas que permitem que se aplique o conceito a uma multiplicidade de experiências históricas que, entre si, pouco têm em comum”.
Quando todos os trios terminarem a atividade solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americanos e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o “Texto 1 - O conceito de império na Roma Antiga”, Fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019, o “Texto 2 - O conceito de império na atualidade (1), fonte: MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019; e o
“Texto 3 - O conceito de império na atualidade (2)”, fonte: MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Em seguida, escreva no quadro ou entregue as questões do slide 9 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a execução da prática, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra império possui historicidade, ou seja, seu significado muda com o passar do tempo. Na Antiga Roma, o conceito estava atrelado ao poder que as autoridades romanas tinham sobre determinadas regiões.
Na atualidade, o termo império possui diversos significados, segundo o texto, “as definições de império são de tal forma variadas que permitem que se aplique o conceito a uma multiplicidade de experiências históricas que, entre si, pouco têm em comum”.
Quando todos os trios terminarem a atividade solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 Nº 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americano e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Deixe os estudantes em trios, mas garanta que todos os estudantes visualizem o quadro da sala. Caso não seja possível que todos os estudantes enxerguem o quadro, troque-os de lugar. Explique aos estudantes que você e toda a turma escreverão um texto colaborativo com o título
“O conceito de império na Roma Antiga e na atualidade”. Explique que um texto colaborativo é um texto no qual diversas pessoas podem participar de
sua produção, desta forma, todos os alunos poderão opinar sobre o texto, desde que levantem a mão quando quiserem expor seu pensamento.
Escreva no quadro o título da redação e pergunte aos estudantes como o texto pode ser iniciado. Pergunte o que pode ser escrito no primeiro parágrafo, qual o significado do conceito império na Roma Antiga. Escute a resposta dos estudantes, faça um “resumo” das ideias e escreva o primeiro parágrafo do texto no quadro. Utilize este método em toda a produção textual. É interessante que, no primeiro parágrafo do texto, seja definido o conceito de império
na Roma Antiga; no segundo parágrafo, defina o conceito império na atualidade, mostrando a variação que o conceito tem na atualidade e, no último parágrafo, discuta a historicidade da palavra império, como o seu significado mudou de um período para o outro.
Quando o texto estiver concluído, solicite que os alunos façam o registro deles em seus cadernos. No fim da aula, faça algumas perguntas para que os estudantes sejam estimulados a continuar a pesquisa sobre o tema em suas casas. Pergunte quais foram os maiores impérios que existiram, se existem impérios na atualidade e como os impérios atuam, quais métodos usam para seu domínio e expansão.
Como adequar à sua realidade: Em vez de escrever no quadro o texto colaborativo, você pode utilizar ferramentas digitais para esta produção, como o Google Documentos. Para isso, você deverá ter à disposição um laboratório de informática com conexão à internet ou o projetor conectado à internet. Veja como trabalhar colaborativamente com o Google Documentos no vídeo “Criando e editando documentos colaborativos com o Google DOCs”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QrTZ_ThXCko Acesso em: 9/3/2019.
Para você saber mais: A palavra “império” tem origem no termo latino “imperium” que estava associado ao poder público das autoridades romanas.
Em 23 a.C., Augusto declara ter o “império” sobre todas as províncias romanas, se tornando “imperador”. Na atualidade, o termo império possui diversos significados, variando de autor para autor. Atualmente o termo império é utilizado para explicar relações de domínio nas mais diferentes épocas e regiões do planeta. Países como Estados Unidos, China e Rússia são, muitas vezes, apontados como impérios contemporâneos.
MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações Internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf Acesso em: 6/3/2019.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 Nº 110 - 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf Acesso em: 6/3/2019.
ALMEIDA, Fernando Chaves. Poder americano e Estados nacionais. Uma abordagem a partir das esferas econômica e militar. Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13478/1/Fernando.pdf Acesso em: 6/3/2019.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano, um ensaio. Universidade de São Paulo, disponível em http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p-113-127.pdf Acesso em: 6/3/2019.
Documentário Construindo um império - Roma. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY Acesso em: 6/3/2019.
Vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo é o registro de uma professora desenvolvido um texto coletivo com estudantes do 5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Google Drive, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é discutir o conceito de Império na Roma Antiga e na atualidade.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem “Despojos da conquista em Jerusalém” e o texto “Descrição do cortejo triunfal (...)”. Proponha que os analisem e registrem no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Imagem: quando ela foi produzida? Quem são os personagens? O que eles transportam?
- Texto: qual o assunto do texto? O que ele descreve?
Os alunos devem redigir também uma conclusão considerando: quais as semelhanças entre as duas fontes?
Problematização
Esta etapa contém três documentos textuais. Os alunos devem analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, os seguintes pontos referentes a cada um deles:
- Texto 1 - Qual é a origem do conceito de Império na Roma Antiga?
- Texto 2 - O conceito de Império tem um único significado na atualidade?
- Texto 3 - Quais os tipos de Impérios históricos? Qual há hoje em dia?
A interação entre os alunos pode ocorrer por meio de mensagens, participação em enquete, ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Oriente-os e diga que deverão se expressar a respeito da ideia de Império na Roma Antiga e na atualidade, focalizando o que mudou e o que continua semelhante.
Para a atividade de criação de texto colaborativo, podem fazer uso de um arquivo compartilhado via Google Drive (veja como usá-lo aqui).
Outras opções interessantes para que interajam é a produção de áudios ou vídeos, com interpretação de uma inusitada conversa no tempo, entre romanos antigos e estadunidenses atuais. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular, como o Movavi (veja aqui como usá-lo) ou sites gratuitos, como o Loom (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do conceito de Império na Roma Antiga, sugira que assistam ao documentário: Construindo um império - Roma. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI13 Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Palavras-chave: Conceito de império, imperium, imperialismo, texto colaborativo, texto coletivo.