Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, cuja intenção é conceituar quais são as transformações físicas para que, posteriormente, em outras aulas seja possível tratar sobre transformações químicas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro:
OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176, disponível em: https://bit.ly/2FpLji.
Materiais necessários para a aula: Fichas impressas das atividades ou projetor. Link das atividades para impressão: https://bit.ly/2JBvVly.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir o que acontece com a água em algumas situações do cotidiano e irão nomear esses acontecimentos.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Mostre o vídeo, disponível em https://bit.ly/2L8Y8Rw, aos alunos. Caso não seja possível exibir o vídeo, mostre a imagem inicial do recurso audiovisual e conte aos alunos o que é retratado. Após isso, pergunte a eles: O que está acontecendo? É provável que os alunos digam que há uma fumaça saindo da montanha ou que há um vulcão nessa montanha. Pergunte aos alunos: Do que é formada a neve? Espera-se que eles digam que a neve é formada de água, que está congelada. Discuta de modo a levá-los a compreender que a água congelada está no estado sólido. Faça a eles a pergunta: No vídeo a água está passando por alguma transformação? Leve-os a refletir sobre o que é a fumaça que pode ser vista. Nesse vídeo é mostrada a sublimação da neve. Não é esperado que os alunos saibam o nome dessa transformação nesse momento, mas sim que eles identifiquem que a água está passando por uma transformação. Pergunte: Você consegue dar algum outro exemplo de situação em que a água passa por uma transformação?.
Após isso comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão identificar e nomear as transformações físicas da água. Caso os estudantes perguntem o que são transformações físicas, abra essa questão para a turma toda, uma vez que essa discussão está contemplada no próximo passo da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Inicialmente, pergunte aos estudantes o que eles entendem por transformações físicas, deixe que eles exponham o que já sabem. Em seguida, leia a questão disparadora. Dê espaço para que os alunos digam quais transformações já conhecem. Encaminhe as discussões de modo que eles sejam levados a reconhecer as transformações físicas da água no cotidiano deles. Neste momento não se preocupe em corrigir possíveis erros conceituais (isso deverá ser feito na sistematização), estimule-os a pensar sobre a questão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em trios. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as imagens para os estudantes. Em caso de impossibilidade de realizar a projeção e a impressão, explique as situações representadas nas imagens, a fim de que os estudantes possam identificar o que acontece em cada uma delas e consigam nomear as transformações. Nas imagens temos as seguintes situações: roupas secando no varal (representando a evaporação da água), uma panela com água fervendo (representando a ebulição da água), pedras de gelo derretendo (indicando a fusão da água), um espelho embaçado (representando a condensação da água), água de um lago congelado (indicando a solidificação da água) e uma frigideira quente que foi colocada em contato com água (representando a calefação da água).
Leia as atividades para a classe: Escreva o que está acontecendo em cada uma das situações. Após isso, leia: Escreva o nome de cada transformação que acontece com a água. Os estudantes poderão escrever nas fichas impressas ou nos próprios cadernos. Caso seja possível, os alunos podem ser levados a realizar pesquisas na internet para descobrir os nomes das transformações físicas. Lembre os alunos de procurarem o nome da transformação vista durante a etapa de contexto. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os trios que tiverem dúvidas. Essa primeira etapa do mão na massa deve ocupar 12 minutos da aula.
Materiais necessários: Fichas impressas contendo as imagens ou projetor para projetá-las. Link para impressão: https://bit.ly/2JBvVly
Mão na massa
Orientações: Solicite que cada trio compartilhe os resultados com outro trio. Circule pela sala de aula e observe como os alunos interagem e como cada trio consegue contribuir com o trabalho dos outros colegas. Intervenha quando perceber que os trios não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para encaminhar a conversa. Se julgar conveniente, você pode marcar o tempo e avisar o momento em que cada trio irá apresentar o que fez e o momento em que apresentarão sugestões para o outro trio. Esta segunda etapa do mão na massa deve ocupar 8 minutos da aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que discutiram durante a atividade. Peça que alguns trios compartilhem o que escreveram sobre o que pode ser visto em cada uma das imagens e digam o nome que deram para as transformações mostradas nas figuras. Os estudantes devem descrever as imagens como, por exemplo, “gelo derretendo, “água fervendo” , “roupas secando no varal”. Após as descrições, pergunte se algum trio descreveu as imagens de forma diferente. Permita que os estudantes digam como nomearam cada uma das transformações. Caso surjam nomeações erradas, estimule os outros estudantes a dizer quais nomes deram para as transformações físicas, a fim de que eles mesmos observem seus erros e os corrijam. Ao final pergunte: Alguém nomeou alguma transformação de forma diferente? Esse debate é importante para que os alunos exponham o que produziram, ouçam as produções dos outros e avaliem o que fizeram enquanto a discussão ocorre. Sugere-se que essa primeira etapa de sistematização ocupe 10 minutos da aula.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou faça esse esquema no quadro (ou, caso seja possível, imprima esse esquema para os alunos) . Peça para que os estudantes digam e escrevam sobre as linhas os nomes de cada uma das transformações. A transformação do estado sólido para o líquido é a fusão; a vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso, e pode se dar de três formas: ebulição, evaporação e calefação; a transformação do estado gasoso para o líquido é a condensação (ou liquefação); a passagem do estado líquido para o sólido é a solidificação; já a passagem do estado sólido diretamente para o estado gasoso é a sublimação. É importante discutir que foram vistas três formas de vaporização - ebulição, evaporação e calefação - e as diferenças entre elas.
Retome o que foi discutido na questão disparadora e mostre aos estudantes o que eles aprenderam nessa aula. Espera-se que eles consigam identificar as transformações físicas da água e que saibam nomeá-las. Comente com eles que não é apenas a água que passa por essas transformações físicas, mas que existem outras substâncias que fazem parte do cotidiano delas que também podem sofrer essas transformações, tais como etanol e o gás oxigênio. Essa aula é introdutória para o estudo de transformações químicas. Nas aulas posteriores serão abordadas as mudanças de composição que acontecem durante as transformações químicas, bem como as evidências dessas transformações.
Materiais necessários: Projetor, fichas impressas contendo o esquema do slide, disponível em: https://bit.ly/2JBvVly