Plano de aula: Identificando transformações irreversíveis

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações químicas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade levar os alunos a reconhecerem, por meio de evidências, a existência de transformações que não podem ser revertidas, e ela poderá ser melhor desenvolvida se a aula sobre Transformações Químicas, CIE6_02ME02, já tiver sido aplicada. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw.

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas das atividades (disponíveis em: https://bit.ly/2xDHnMl), comprimido efervescente, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, leite integral, leite azedo, garrafa térmica, vinagre, colher de sopa, frutas em diferentes estados de maturação (ou com diferentes tempos de exposição ao oxigênio após serem cortadas), desinfetante colorido, água sanitária.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Diga que eles irão aprender a identificar transformações que são irreversíveis. Caso surjam dúvidas referentes ao significado da palavra irreversível, diga aos alunos que isso será discutido na próxima etapa da aula, contida no slide seguinte.