Plano de aula: O que acontece com os combustíveis nos automóveis

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações químicas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta da aula será mais bem desenvolvida se aulas anteriores dessa mesma habilidade já tiverem sido aplicadas. Esta aula tem como objetivo levar os estudantes a reconhecerem a ocorrência de transformações químicas dos combustíveis nos automóveis e relacionar essas transformações com problemas ambientais, em especial as emissões de dióxido de carbono. Este plano poderá ser melhor desenvolvido se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Como nesta aula será utilizada a construção de um mapa conceitual pelos alunos, na etapa Mão na Massa, é interessante que o plano CIE6_02ME04 já tenha sido trabalhado, uma vez que nesse plano o professor constrói um mapa conceitual, em conjunto com os alunos, na etapa de sistematização.

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas das atividades (disponíveis em: http://bit.ly/2uFKYop), canetinhas hidrográficas coloridas, lápis de cor, folha sulfite, lápis, régua.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia, juntamente com os alunos, o tema da aula. Pergunte se eles sabem o que acontece com os combustíveis nos automóveis, permita que eles exponham o que já sabem.