Plano de aula: Explicando a Mudança de Temperatura

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações químicas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade levar os alunos a interpretarem a mudança de temperatura como possível evidência de uma transformação química. Ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw.

Materiais necessários para a aula: Projetor, lápis de cor, folha sulfite, celular (ou outro dispositivo para gravação de vídeo como, por exemplo, câmera digital).

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Diga que eles irão discutir a respeito de transformações que envolvem mudança de temperatura e como essa mudança pode ser explicada.