Orientações ao Professor - Mão na Massa
Plano de Aula
Plano de aula: Formação de Gases em Transformações Químicas
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações químicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade conduzir os alunos a identificar que a liberação de gases pode ser uma evidência de transformação química e ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre transformações químicas e identificação de transformações irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw .
Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas da atividade (disponíveis em: http://bit.ly/2zbwLoJ) , garrafa PET de 600 mL, canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, canetinhas coloridas, fita adesiva, super cola, tesoura, vinagre, bicarbonato de sódio, proveta (ou copo de medida para medir 100 mL), funil de vidro ou plástico, colher de sopa, bacia ou panela grande.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia, juntamente com os alunos, o tema da aula. Comente que eles irão estudar transformações químicas em que há a formação de gases. Pergunte aos alunos: Vocês conhecem alguma transformação química na qual ocorre formação de gases? É provável que alguns alunos citem situações do cotidiano como, por exemplo, a dissolução de comprimido efervescente em água.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Faça a demonstração da dissolução de um comprimido efervescente em água. Para isso, encha um copo de água até a metade e dissolva o comprimido. Caso não seja possível realizar a demonstração, exiba para alunos o vídeo que apresenta essa dissolução, disponível em http://bit.ly/2tTXscn. Pergunte a eles: “Como surgem as bolhas que podemos ver? Essas bolhas já estavam dentro do comprimido ou foram formadas quando ele foi colocado em água? Nesta etapa da aula, não se preocupe em corrigir possíveis erros conceituais que surgirem juntamente com as respostas, apenas estimule os alunos a pensar sobre essas perguntas.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Permita que eles compartilhem suas opiniões e formulem possíveis explicações para a questão proposta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 34 minutos.
Orientações: O tempo total do mão na massa é de 34 minutos, sendo 20 para a confecção dos barcos de garrafa PET e 14 para a apresentação dos barcos e a realização da reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre pelos grupos. Organize a turma em equipes de quatro alunos e leve-os para fora da sala de aula, em espaços como o pátio ou o refeitório. Imprima e forneça para cada grupo uma folha com as orientações para a atividade que será realizada, disponível em: http://bit.ly/2zbwLoJ (caso não seja possível realizar a impressão, indica-se a transcrição das orientações para uma folha e a disponibilização dela para a turma). O exercício consiste na construção de um barco de garrafa PET, quel se moverá na água devido à liberação de gás carbônico proveniente da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre. Para construção dos barcos de garrafa PET e realização dos procedimentos necessários nessa atividade, leia as orientações ao professor, disponíveis em: http://bit.ly/2KPW6Jx. Disponibilize aos alunos garrafas PET de 600 mL (já furadas), canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, fita adesiva e outros materiais que julgar úteis para a construção e confecção dos barcos. Estimule os grupos a enfeitar e colocar nomes nos barcos. Após o término da montagem deles, solicite que cada grupo apresente o barco para a turma e o coloque para navegar em um recipiente grande contendo água, tal como uma bacia ou uma panela (que deve ser previamente disponibilizada aos alunos por você). Antes da apresentação deles, faça você uma demonstração sobre como o processo de adição do bicarbonato de sódio e do vinagre devem ser feitos, a fim de evitar que a reação aconteça antes da colocação da garrafa no recipiente contendo a água. Acompanhe e auxilie os grupos na realização dos procedimentos indicados. Ao término da apresentação de cada um, solicite uma explicação a respeito do que está acontecendo. Permita que os alunos digam, com as próprias palavras, o que está sendo verificado e que proponham explicações para o movimento do barco. Para melhor visualização e preparação do experimento, indica-se a consulta a Baking Soda-Powered Boat, KiWiCo. Disponível em: http://bit.ly/2tWltQa . Acesso em 05 jul. 2018.
Materiais necessários: Fichas impressas da atividade (disponível em: http://bit.ly/2zbwLoJ) , garrafa PET de 600 mL, canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, canetinhas coloridas, fita adesiva, super cola, tesoura, vinagre, bicarbonato de sódio, proveta (ou copo de medida para medir 100 mL), funil de vidro ou plástico, colher de sopa, bacia ou panela grande (para o barco navegar).
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após a apresentação de todos os grupos, retorne para a sala de aula. Projete o slide ou, caso isso não seja possível, escreva a frase do slide no quadro. Retome a questão disparadora: Como explicar a ocorrência de formação de bolhas em algumas transformações químicas? Leve os alunos a refletir sobre a transformação mostrada no contexto, na etapa do contexto da aula, e a transformação que ocorre quando o bicarbonato de sódio reage com o vinagre. Pergunte aos estudantes: Como as bolhas são formadas? Conduza a discussão de forma que eles associem a formação de bolhas com a liberação de gases produzidos nessas transformações químicas. Se desejar, explique aos alunos que o vinagre contém ácido acético, substância que reage com o bicarbonato de sódio e gera o ácido carbônico que se decompõe em gás carbônico, que são as bolhas. Explique que tanto na dissolução de um comprimido efervescente como na reação entre bicarbonato de sódio e vinagre ocorre a formação do gás dióxido de carbono, CO2. Para finalizar a sistematização, proponha uma síntese coletiva a partir da continuação da frase do slide. Permita que todos os grupos exponham suas ideias. Segue uma sugestão de como essa síntese pode ficar: Em algumas transformações químicas há a ocorrência de formação de bolhas devido à liberação de gases que são produzidos nessas transformações. Exemplos de transformações químicas em que isso ocorre são: dissolução de comprimido efervescente em água e reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.
Materiais necessários: Projetor ou quadro.
Orientações ao Professor - Mão na Massa
Atividade para Impressão - Mão na Massa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça para que os estudantes assistam ao vídeo “Tabuleta efervescente que cai no vidro da água” (disponível aqui). Solicite que eles reflitam sobre:
- Como surgem as bolhas que podemos ver?
- Essas bolhas já estavam dentro do comprimido ou foram formadas quando ele foi colocado em água?
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre ela:
- Como explicar a ocorrência de formação de bolhas em algumas transformações químicas?
Mão na massa
Verifique se os estudantes possuem em casa:
- Duas garrafas PETs de mesmo tamanho (pode ser de 500 ml a 2 l);
- Fita adesiva
- 200 ml de vinagre comum;
- 20 g bicarbonato de sódio (facilmente encontrada em mercados);
- Papel cartão ou papelão ou folhas de revista.
Em caso positivo, explique que eles serão os projetistas de um foguete, cujo combustível será a mistura entre vinagre e bicarbonato de sódio.
Peça aos estudantes que sigam as instruções apresentadas no vídeo “FOGUETE caseiro de vinagre e bicarbonato de sódio” (disponível aqui).
Peça aos estudantes que gravem um vídeo curto do lançamento do foguete e expliquem o que fez com que ele voasse, respondendo a pergunta:
- Como explicar a ocorrência de formação de bolhas ao misturar o vinagre com o bicarbonato de sódio?
Caso não seja possível realizar a atividade experimental, peça aos estudantes que assistam ao vídeo citado “FOGUETE caseiro de vinagre e bicarbonato de sódio” (disponível aqui) e respondam a mesma pergunta:
- Como explicar a ocorrência de formação de bolhas ao misturar o vinagre com o bicarbonato de sódio?
Sistematização
Compartilhe os vídeos dos estudantes com a turma e marque uma videochamada para a elaboração de um texto coletivo respondendo a questão norteadora desta aula.
Convite às famílias
As famílias terão um papel fundamental nesta aula. Converse com elas e verifique a possibilidade de adquirirem os materiais necessários. Peça para que auxiliem os estudantes na construção do foguete e aproveitem o momento para se divertir com eles. Também será fundamental que as famílias auxiliem os estudantes a refletirem sobre o que está acontecendo no interior do foguete com a mistura entre o vinagre e o bicarbonato de sódio.
Formação de Gases em Transformações Químicas
6º Ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar a liberação de gases como uma possível evidência de transformação química.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.)
Professor-autor: Fábio Boreli
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade conduzir os alunos a identificar que a liberação de gases pode ser uma evidência de transformação química e ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre transformações químicas e identificação de transformações irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw .