Plano de aula: Formação de Gases em Transformações Químicas

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações químicas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade conduzir os alunos a identificar que a liberação de gases pode ser uma evidência de transformação química e ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre transformações químicas e identificação de transformações irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw .

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas da atividade (disponíveis em: http://bit.ly/2zbwLoJ) , garrafa PET de 600 mL, canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, canetinhas coloridas, fita adesiva, super cola, tesoura, vinagre, bicarbonato de sódio, proveta (ou copo de medida para medir 100 mL), funil de vidro ou plástico, colher de sopa, bacia ou panela grande.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia, juntamente com os alunos, o tema da aula. Comente que eles irão estudar transformações químicas em que há a formação de gases. Pergunte aos alunos: Vocês conhecem alguma transformação química na qual ocorre formação de gases? É provável que alguns alunos citem situações do cotidiano como, por exemplo, a dissolução de comprimido efervescente em água.