Plano de aula: Combustão - Uma Transformação Química

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações químicas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade levar os alunos a reconhecer o que é necessário para a ocorrência de uma combustão e a relacionar as evidências de uma combustão com a ocorrência de transformações químicas. Ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou quadro e fichas impressas das atividades, disponíveis em: http://bit.ly/2KORu79

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula. Pergunte a eles o que entendem por combustão e em quais ocasiões já ouviram falar sobre o tema. É esperado que surjam respostas como: é a queima de algo; é quando alguma coisa pega fogo. Estimule-os a participar e a apresentar o que já sabem sobre o assunto.