Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.
Contexto e questão disparadora
Envie para os alunos um documento Google Apresentações com vídeo ou áudio, orientando sobre o contexto e a questão disparadora da aula. Convide as crianças a pensarem sobre como poderão ajudar Fernanda a resolver o problema com as cores. Peça para que façam uma breve pesquisa, com a ajuda das famílias, para descobrirem uma possível resposta.
Mão na massa
Por meio de videochamada, por Hangouts ou Zoom, peça aos alunos para partilharem as descobertas que fizeram por meio das pesquisas. É provável que os alunos tenham descoberto alguns experimentos. Ouça-os com cautela, questione as descobertas, dê feedbacks animadores e diga que você também vai propor uma forma de resolver a questão disparadora.
Chame a atenção do grupo para esse momento, explicando a atividades que será desenvolvida. A ideia é que você realize o experimento no momento da aula.
Explique aos alunos que os materiais solicitados para realização do “mão na massa” não são fáceis de serem encontrados, por esse motivo, você fará a simulação, mas eles participarão de todo o processo de teste e verificação.
Disponibilize um link de um documento colaborativo, do Google Docs ou outro similar, com uma tabela onde estejam disponíveis os nomes de todos os alunos da turma e um espaço para anotarem as aprendizagens.
À medida que mostrar o experimento, faça as 4 perguntas para os alunos e peça para que registrem as respostas no documento. Chame os alunos a participarem e responderem as questões também por áudio.
Sistematização
Partilhe o documento colaborativo do Google Docs e chame mais crianças a participarem. Reflita com os alunos, retomando a questão disparadora e lendo o slide 7. Tire as dúvidas que ainda permanecerem, corrigindo qualquer equívoco conceitual.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na resolução do problema de Fernanda (contexto da aula).