Atividade para impressão - Filtros de luz
Plano de Aula
Plano de aula: Filtros de luz
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de cores primárias e secundárias, como também de filtros de luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que sejam trabalhadas as aulas CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08 anteriormente. Solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.
Materiais necessários para a aula: Papel celofane azul, amarelo e vermelho, lanterna, folha de ofício branca e tinta guache (rosa, azul claro e amarelo)
Sobre o tema: O que o filtro faz é absorver uma boa parte das cores componentes da luz branca incidente e deixar passar apenas algumas das cores. Por exemplo, um bom filtro verde absorve tudo menos a luz verde. Outra forma de subtrair cores consiste em misturar tintas ou pigmentos. Um pigmento azul, por exemplo, absorve a luz branca incidente e devolve apenas as componentes em torno do azul. O exemplo mais clássico de mistura de cores consiste em juntar tinta amarela com tinta azul e obter o verde. (Adaptada no texto disponível em: http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/oti7.htm. Acessado em: 12/07/2018)
Veja uma variação do experimento a ser trabalhado na aula: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=atv&cod=_filtroscoloridos
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o que conhecem a respeito do tema.
Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula nos seguintes planos: CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA