Plano de aula: Filtros de luz

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de cores primárias e secundárias, como também de filtros de luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que sejam trabalhadas as aulas CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08 anteriormente. Solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Papel celofane azul, amarelo e vermelho, lanterna, folha de ofício branca e tinta guache (rosa, azul claro e amarelo)

Sobre o tema: O que o filtro faz é absorver uma boa parte das cores componentes da luz branca incidente e deixar passar apenas algumas das cores. Por exemplo, um bom filtro verde absorve tudo menos a luz verde. Outra forma de subtrair cores consiste em misturar tintas ou pigmentos. Um pigmento azul, por exemplo, absorve a luz branca incidente e devolve apenas as componentes em torno do azul. O exemplo mais clássico de mistura de cores consiste em juntar tinta amarela com tinta azul e obter o verde. (Adaptada no texto disponível em: http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/oti7.htm. Acessado em: 12/07/2018)

Veja uma variação do experimento a ser trabalhado na aula: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=atv&cod=_filtroscoloridos

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o que conhecem a respeito do tema.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula nos seguintes planos: CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA