Plano de Aula

Plano de aula: Sombras e luz colorida

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de filtro de luz, materiais opacos e transparentes, composição e decomposição da luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME09 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Três lanternas; papel celofane azul, amarelo e azul; cartolina branca; gravuras diversas; palito de churrasco.

Sobre o tema: A compreensão do fenômeno das sombras coloridas tem como pressuposto a Teoria da Cores de Young-Helmholtz. Esta teoria psicofísica afirma que para “humanos normais” existem três cores fundamentais (R – vermelho, G – verde, B – azul) a partir das quais as demais sensações coloridas são obtidas (texto adaptado de https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=como-fazer-as-sombras-coloridas).

Veja os vídeos sobre o experimento a ser trabalhado na aula: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses quanto à possibilidade de sombras coloridas.

Pergunte a eles: Como se formam as sombras? E as luzes coloridas? Qual a relação entre sombras e luzes coloridas? As sombras podem ser coloridas?

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula: CIE3_02ME07 , CIE3_02ME08 e CIE3_02ME09

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados