Plano de Aula

Plano de aula: Sombras e luz colorida

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de filtro de luz, materiais opacos e transparentes, composição e decomposição da luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME09 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Três lanternas; papel celofane azul, amarelo e azul; cartolina branca; gravuras diversas; palito de churrasco.

Sobre o tema: A compreensão do fenômeno das sombras coloridas tem como pressuposto a Teoria da Cores de Young-Helmholtz. Esta teoria psicofísica afirma que para “humanos normais” existem três cores fundamentais (R – vermelho, G – verde, B – azul) a partir das quais as demais sensações coloridas são obtidas (texto adaptado de https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=como-fazer-as-sombras-coloridas).

Veja os vídeos sobre o experimento a ser trabalhado na aula: https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 e https://www.youtube.com/watch?v=fZck6AwWmjc

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses quanto à possibilidade de sombras coloridas.

Pergunte a eles: Como se formam as sombras? E as luzes coloridas? Qual a relação entre sombras e luzes coloridas? As sombras podem ser coloridas?

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula: CIE3_02ME07 , CIE3_02ME08 e CIE3_02ME09

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados