Plano de Aula

Plano de aula: Composição da luz branca

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito da refração da luz na observação da decomposição da luz branca. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME07 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: CD, papel branco, lápis, canetinha hidrocor ou tinta guache e cola.

Sobre o tema:

Newton foi cientista, físico e matemático inglês muito reconhecido pelos seus inúmeros trabalhos no campo da mecânica. Contudo, não se ateve somente a este ramo da física. No ano de 1672, ele publicou um trabalho em que apresentava ideias sobre as cores dos corpos. Passados aproximadamente três séculos e meio, ainda hoje as ideias propostas por este cientista são aceitas. Por meio de um simples experimento Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que este cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos. Muitos anos antes de Newton, já se tinha a ideia de que a luz branca dava origem a um feixe colorido quando atravessava um prisma de vidro. No entanto, nesta época tinha-se a ideia de que o aparecimento das cores a partir da luz branca acontecia em razão das impurezas que a mesma recebia quando incidia sobre o prisma de vidro. Isaac Newton curioso em descobrir por que tal acontecimento ocorria, pegou um prisma totalmente polido e o colocou diante de um orifício que ele mesmo fizera na janela do seu quarto. Com este feito, ele percebeu que a luz branca, proveniente do Sol, se dispersava em feixes coloridos, e a este conjunto de cores chamou spectrum. Newton não era a favor da ideia de que este colorido surgia devido a impurezas existentes no prisma. Assim sendo, realizou um novo experimento onde deixava apenas uma cor passar através de um segundo prisma. Com isso, verificou que o mesmo não adicionava nada ao feixe de luz que incidia sobre ele. Desta forma, o físico lançou a hipótese de que a luz não era pura, mas sim formada pela mistura ou superposição de todas as cores do espectro, e concluiu ainda que a luz se decompõe por causa da refração que sofre ao passar de um meio para outro com índices de refração diferentes. Além de fazer o estudo sobre a dispersão da luz, Newton teorizou sobre as cores dos corpos. Segundo ele,
as cores de todos os corpos são devidas simplesmente ao fato de que eles refletem a luz de uma certa cor em maior quantidade do que as outras”. Esta teoria teve grande oposição no meio científico, fato este que levou Isaac Newton a publicar seus trabalhos sobre a óptica somente muitos anos mais tarde. (Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/newton-as-cores.htm Acesso em: 30 de junho de 2018.)

Veja um vídeo sobre o experimento a ser trabalhado na aula: https://www.youtube.com/watch?v=LlKeTEzYrjo

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula: CIE3_02ME05 e CIE3_02ME07

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