Plano de Aula
Plano de aula: Composição da luz branca
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito da refração da luz na observação da decomposição da luz branca. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME07 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.
Materiais necessários para a aula: CD, papel branco, lápis, canetinha hidrocor ou tinta guache e cola.
Sobre o tema:
Newton foi cientista, físico e matemático inglês muito reconhecido pelos seus inúmeros trabalhos no campo da mecânica. Contudo, não se ateve somente a este ramo da física. No ano de 1672, ele publicou um trabalho em que apresentava ideias sobre as cores dos corpos. Passados aproximadamente três séculos e meio, ainda hoje as ideias propostas por este cientista são aceitas. Por meio de um simples experimento Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que este cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos. Muitos anos antes de Newton, já se tinha a ideia de que a luz branca dava origem a um feixe colorido quando atravessava um prisma de vidro. No entanto, nesta época tinha-se a ideia de que o aparecimento das cores a partir da luz branca acontecia em razão das impurezas que a mesma recebia quando incidia sobre o prisma de vidro. Isaac Newton curioso em descobrir por que tal acontecimento ocorria, pegou um prisma totalmente polido e o colocou diante de um orifício que ele mesmo fizera na janela do seu quarto. Com este feito, ele percebeu que a luz branca, proveniente do Sol, se dispersava em feixes coloridos, e a este conjunto de cores chamou spectrum. Newton não era a favor da ideia de que este colorido surgia devido a impurezas existentes no prisma. Assim sendo, realizou um novo experimento onde deixava apenas uma cor passar através de um segundo prisma. Com isso, verificou que o mesmo não adicionava nada ao feixe de luz que incidia sobre ele. Desta forma, o físico lançou a hipótese de que a luz não era pura, mas sim formada pela mistura ou superposição de todas as cores do espectro, e concluiu ainda que a luz se decompõe por causa da refração que sofre ao passar de um meio para outro com índices de refração diferentes. Além de fazer o estudo sobre a dispersão da luz, Newton teorizou sobre as cores dos corpos. Segundo ele,
“as cores de todos os corpos são devidas simplesmente ao fato de que eles refletem a luz de uma certa cor em maior quantidade do que as outras”. Esta teoria teve grande oposição no meio científico, fato este que levou Isaac Newton a publicar seus trabalhos sobre a óptica somente muitos anos mais tarde. (Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/newton-as-cores.htm Acesso em: 30 de junho de 2018.)
Veja um vídeo sobre o experimento a ser trabalhado na aula: https://www.youtube.com/watch?v=LlKeTEzYrjo
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre suas hipóteses.
Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula: CIE3_02ME05 e CIE3_02ME07
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA