Plano de aula: Meios de Propagação

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Professor, é importante rever os meios de propagação da luz: transparentes, translúcidos e opacos antes do início dessa aula. Não se preocupe em explicar tais conceitos para os alunos, isso será feito na sistematização. Lembre-se que é comum associarmos o vidro a materiais transparentes, e, em sua maioria, são. Porém, por vezes ele é fabricado com alguma substância ou com um sopro diferente, passando assim, a ser considerado translúcido. Os vidros que não mostram imagens totalmente nítidas também são considerados meios translúcidos. Grande parte dos materiais que estão à nossa volta não permite a passagem da luz. Os materiais que apresentam essa característica, como por exemplo, as madeiras, as montanhas e as paredes são denominados meios opacos, pois não podemos enxergar através deles.

Você pode saber um pouco mais sobre o assunto no link abaixo:

Materiais necessários para a aula: Lanternas, papel celofane transparente, papel vegetal e cartolina.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre como a luz interage quando projetada sobre diferentes materiais. Explique para as crianças que nem sempre um mesmo material se apresenta com as mesmas características, como a transparência, por exemplo.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA