Plano de Aula

Plano de aula: As cores e a luz branca

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito da refração da luz na observação da decomposição da luz branca. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, através da idéia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME05 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Uma folha de papel em branco, um copo com água e uma lanterna de luz branca

Sobre o tema:

Nos dias de chuva, costumamos ver um fenômeno físico bastante interessante formado de várias cores chamado de arco-íris. Esse fenômeno é basicamente explicado pelo fenômeno da refração. A luz branca, seja ela proveniente do Sol ou de uma lâmpada incandescente, quando muda de um meio de propagação para outro, sofre refração. Isto é, sofre mudança na velocidade de propagação. Essa mudança de meio de propagação faz com que a luz branca se decomponha em infinitos raios de luzes monocromáticas, conhecidas como as cores do arco-íris. Esse processo físico constitui a decomposição da luz branca. (Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/decomposicao-luz-branca.htm Acessado em: 30 de junho de 2018)

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula. Questione os alunos sobre o que imaginam se tratar a aula, levantando hipóteses sobre o fenômeno da refração.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula em: CIE3_02ME05

Conteúdos relacionados