Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito da refração da luz na observação da decomposição da luz branca. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, através da idéia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que se trabalhe a aula CIE3_02ME05 anteriormente. Professor, solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.
Materiais necessários para a aula: Uma folha de papel em branco, um copo com água e uma lanterna de luz branca
Sobre o tema:
Nos dias de chuva, costumamos ver um fenômeno físico bastante interessante formado de várias cores chamado de arco-íris. Esse fenômeno é basicamente explicado pelo fenômeno da refração. A luz branca, seja ela proveniente do Sol ou de uma lâmpada incandescente, quando muda de um meio de propagação para outro, sofre refração. Isto é, sofre mudança na velocidade de propagação. Essa mudança de meio de propagação faz com que a luz branca se decomponha em infinitos raios de luzes monocromáticas, conhecidas como as cores do arco-íris. Esse processo físico constitui a decomposição da luz branca. (Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/decomposicao-luz-branca.htm Acessado em: 30 de junho de 2018)
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula. Questione os alunos sobre o que imaginam se tratar a aula, levantando hipóteses sobre o fenômeno da refração.
Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula em: CIE3_02ME05
title> Contexto

title> Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Organize a turma em semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre o arco-íris. Leia o texto ou apresente o vídeo e pergunte se eles concordam com as informações apresentadas. É esperado que os alunos falem sobre a curiosidade de saber como as coisas funcionam. Garanta que a conversa não saia do foco. Essa aula não tem o objetivo de explorar os conceitos sobre prismas de Newton, mas aguçar a curiosidade dos alunos e contextualizar nosso experimento.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Ainda em semicírculo, leia a questão disparadora para os alunos e ouça as hipóteses levantadas por eles. A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula, vocês poderão voltar a elas e discuti-las.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Na atividade proposta os alunos observarão o fenômeno da decomposição da luz refletindo um arco-íris na folha. O melhor resultado é obtido refletindo a luz do Sol em um local menos iluminado, como por exemplo uma parede clara à sombra ou uma cartolina não iluminada diretamente pela luz solar. Contudo, se isso não for possível, pode seguir o experimento da forma como está explicitado.
Projete o slide com as orientações para a montagem do experimento. Peça para que os alunos se organizem em grupos de até 3 integrantes. Juntos, eles farão o experimento de acordo com as orientações do slide. Tenha certeza que cada grupo terá o material necessário para o desenvolvimento do experimento. Peça para que cada integrante realize as observações, seja por escrito ou por desenho.
Faça indagações aos alunos, como por exemplo:
- O que você vê na folha de papel?
- Porque vemos um arco-íris?
- Porque precisamos da luz da lanterna para que isso aconteça?
Você verificará que a luz da lanterna será refratada e chegará à folha de papel apresentando cores diversas (arco-íris). Para que os alunos vejam a importância da água nesse processo, você pode realizar o mesmo experimento anteriormente, porém sem a água. Alguns alunos podem ter dificuldade com a palavra “refratada”, assim, explique que essa palavra significa “quebrada”. Ou seja, a luz branca é quebrada e seus pedaços são as cores do arco-íris, da mesma forma como foi visto na construção do disco de Newton na aula CIE3_02ME06, a cor branca é a união das cores.
Mão na massa
Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas observações. Esse é o momento de apresentações e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, neste momento, que os alunos percebam que a luz que chegou no copo foi refratada pela água realizando a decomposição da luz em cores diversas, como acontece no arco-íris.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete o vídeo ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.
Você pode utilizar o vídeo a seguir: https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-arco-iris
Assista até o tempo 1:40
Se você não tem como passar o vídeo para as crianças, e possível imprimir a gravura e contar a história abaixo:
Enquanto sua mãe rega o jardim, um lindo arco-íris surge da água da mangueira.
Então, a menina Kika se pergunta:
A mãe da kika responde que o arco-íris vêm da água da mangueira, mas Kika não se satisfaz, ela quer mais.
Dessa forma, o Sol em seu desenho começa a lhe explicar:
- Sua mãe tem razão Kika, o arco-íris surgiu quando a minha luz iluminou as gotinhas de água que vieram da mangueira. É sempre assim, o arco-íris que vemos das cachoeiras, nos mares e nas cidades, depois da chuva, surge com minha luz branca que atravessa as gotículas de água causando a refração.
Kika pergunta:
O Sol fala que vai explicar:
- Primeiro, minha luz chega até as gotinhas de água. Aí ela desvia de direção, isso é a refração, e então surge as sete cores básicas de um arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, turquesa e violeta.
O resto do filme, a partir do tempo proposto, consiste no Sol presenteando Kika com um prisma, para ajudá-la a entender o fenômeno da refração. Kika também aprende o que é o espectro solar e que a luz branca do Sol é a mistura de todas as cores.