Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia para os alunos o objetivo proposto para aula.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Prepare as formas geométricas para o jogo. Imprima este modelo ou crie outro utilizando cartolina ou outro papel colorido. O jogo poderá ser realizado em grupos ou individualmente. Entregue o material e deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes.
Em seguida, apresente as regras do jogo. Cada um ficará com suas fichas. Apresente um comando e os três primeiros que conseguirem cumprir o que foi pedido levanta a mão. Marca ponto os três primeiros. Confira se o comando foi seguido corretamente e marque os pontos.
Exemplos de comandos: Coloque sobre a mesa: [2 círculos vermelhos ,1 triângulo verde, 1 retângulo azul]; [1 círculo marrom, 1 triângulo, 1 retângulo, 1 quadrado lilás]; [ 2 quadrados amarelos, 2 retângulos, 2 triângulos rosa, 2 círculos vermelhos] entre outros que você poderá criar ou até mesmo pedir que um aluno cite o comando.Peça também que repitam o comando dado por duas vezes, três vezes, etc. Permita que os alunos discutam o que observaram.
Propósito: Brincar com formas geométricas, ordenando-as a partir de um comando.
Discuta com a turma:
- Quantas figuras você colocou sobre a mesa?
- Você seguiu uma ordem para colocá-las? Qual foi a ordem seguida?
- Cada figura é um elemento, quantos elementos você colocou?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize os alunos em pequenos grupos para o desenvolvimento dessa atividade. Se houver possibilidade projete o slide ou confeccione um cartaz para facilitar a visualização dos alunos no momento da correção. Enquanto os alunos realizam a atividade, percorra pela sala observando a resposta dada por eles. Após a resolução, reserve um tempo para um debate em grupo e deixe que compartilhem o que discutiram.
Propósito: Examinar o padrão de uma sequência para dar continuidade à mesma, expressando-o por palavras seu padrão.
Discuta com a turma:
- Quais são os elementos que compõem a sequência?
- Os brinquedos colocados na prateleira obedecem uma ordem?
- Qual o padrão desta sequência?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.
Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos tem essa sequência?
- Esses elementos se repetem?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.
Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos tem essa sequência?
- Esses elementos se repetem?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.
Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos tem essa sequência?
- Esses elementos se repetem?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.
Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos tem essa sequência?
- Esses elementos se repetem?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.
Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos tem essa sequência?
- Esses elementos se repetem?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o conceito apresentado no slide para realizar o fechamento da atividade proposta.
Propósito: Organizar o conceito a respeito de regularidades em sequências.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Realize o fechamento de sua aula, certificando-se de que os alunos compreenderam o que foi apresentado.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientação: Distribua a atividade para os alunos. Peça que leiam e realizem individualmente. Após a resolução, faça a correção no quadro, utilizando cores diferentes para facilitar a visualização, ou projete a sequência que está no slide. Analise junto com a turma qual é o padrão da sequência, a posição de cada figura, entre outras questões que possam surgir.
Propósito: Investigar o nível de aprendizagem dos alunos em relação a perceber regularidades em sequências, identificando o padrão.
Materias Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar