Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Leia o slide relembrando com a turma os conceitos: sequência, termo, padrão de formação de uma sequência. Exponha oralmente para os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e que identificá-lo é necessário para a descoberta de termos ausentes e na continuidade da sequência. Utilize o exemplo apresentado para realizar a retomada. Projete a figura do slide para a turma ou produza um cartaz. Discuta com a turma o exemplo apresentado, na sequência de figuras. Oralmente, com a participação de todos, discuta a investigação do padrão desta sequência. Peça aos alunos para explicarem com sua palavras como entendem cada figura e como ficaria a figura seguinte. Utilize o slide para sistematizar com os alunos o que foi estudado.
Propósito: Retomar que através da identificação do padrão de formação de uma sequência, podemos dar continuidade a esta sequência e descobrir termos ausentes.
Discuta com a turma
- Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
- Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Leia o slide relembrando a turma os conceitos: sequência, termo, padrão de formação de uma sequência. Exponha oralmente para os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e que identificá-lo é necessário para a descoberta de termos ausentes e na continuidade da sequência. Utilize o exemplo apresentado para realizar a retomada. Projete a figura do slide para a turma ou produza um cartaz. Discuta com a turma o exemplo apresentado, na sequência de figuras. Oralmente, com a participação de todos, discuta a investigação do padrão desta sequência. Peça aos alunos para explicarem com sua palavras como entendem cada figura e como ficaria a figura seguinte. Utilize o slide para sistematizar com os alunos o que foi estudado.
Propósito: Retomar que através da identificação do padrão de formação de uma sequência, podemos dar continuidade a esta sequência e descobrir termos ausentes.
Discuta com a turma
- Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
- Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize a sala em grupos. Peça aos alunos que leiam e que resolvam a atividade. Durante esse momento, observe a resolução da atividade percorrendo pelos grupos e interceda caso perceba alguém com dificuldade. Faça isto através dos questionamentos apresentados no discuta com a turma.
Propósito: Dar continuidade as sequências após identificar os padrões de formação.
Discuta com a turma:
- Os números apresentados na casa estão numa sequência?
- Há alguma relação entre os números das casas e a cor que foram pintadas?
- Qual é o padrão de formação da sequência apresentada nas casas rosa? E nas casas azuis?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).
Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.
Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
- É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
- Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).
Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.
Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
- É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
- Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).
Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.
Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
- É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
- Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).
Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.
Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
- É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
- Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto para a turma, retomando a aprendizagem da aula.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula sobre sequência e padrão de formação de uma sequência.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua a atividade aos alunos e peça que resolvam individualmente. Percorra pela classe observando a resolução da atividade proposta. Anote as observações sobre dificuldades encontradas para utilizá-las como ponto de partida ou como auxílio na correção.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação a perceber regularidades em sequências figurativas ou numéricas, dando continuidade a mesma.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar