Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito : Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles recordam o que é uma sequência e o que vem a ser o padrão de formação de uma sequência. Projete, apresente em cartazes ou escreva no quadro algumas sequências e discuta com a turma, utilizando os questionamentos do discuta com a turma para fazer análise das sequências apresentadas.
Propósito: Retomar o que é sequência e padrão de formação de uma sequência.
Discuta com a turma:
- Qual o primeiro termo da sequência?
- Você sabe me dizer quantas unidades foram acrescentadas a este termo para chegar ao termo seguinte?
- Você consegue identificar se esta mesma quantidade foi acrescentada aos outros termos seguintes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade. Pergunte aos alunos se no quadro apresentado eles conseguem identificar uma sequência e se esta sequência apresenta um crescimento de um termo para outro. Peça que observem a sequência em relação a quantidade e cores dos balões. Dê um tempo para que leiam a atividade e tentem resolvê-la. Neste momento observe as dificuldades encontradas, se achar necessário faça intervenções nas duplas que se encontram com dificuldades para resolver atividade, fazendo os questionamentos do discuta com a turma.
Propósito: Investigar o padrão de uma sequência e dar continuidade a sequência apresentada.
Discuta com a turma:
- O que você consegue perceber com relação a quantidade de balões de uma fila para outra?
- Qual o padrão da sequência relacionada as cores de balões utilizados?
- É possível dar continuidade a essa sequência sem descobrir a sua regra de formação?
Material complementar:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).
Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.
Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.
Discuta com a turma:
- Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
- Como identificou o padrão de formação?
- Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
- É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).
Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.
Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.
Discuta com a turma:
- Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
- Como identificou o padrão de formação?
- Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
- É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).
Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.
Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.
Discuta com a turma:
- Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
- Como identificou o padrão de formação?
- Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
- É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).
Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.
Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.
Discuta com a turma:
- Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
- Como identificou o padrão de formação?
- Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
- É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Faça o encerramento da aula revendo com os alunos o que é padrão de formação de uma sequência, qual a importância de identificá-lo para dar continuidade a sequência apresentada.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula sobre sequência e padrão de formação de uma sequência.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que resolvam individualmente a atividade proposta. Essa atividade explora uma sequência recursiva, ou seja, cada elemento, a partir do segundo, é construído com acréscimo de elementos ao anterior. Disponibilize aos alunos material de contagem, como tampinhas, botões, para que auxiliem na construção da continuidade da sequência. Neste momento observe se os alunos estão atingindo os objetivos propostos. O raio x permite identificar as dificuldades de aprendizagem ainda presentes e oferece a oportunidade de reformulação nas estratégias didáticas utilizadas até o momento. Para isso observe as dificuldades apresentadas e anote-as. Oportunize um momento de esclarecimento de dúvidas com relação a atividade.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos durante a aula para resolução da atividade.
Material complementar:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar