Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Criando estratégias para multiplicar com 10, 100 e 1 000
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.
Objetivos específicos
Aplicar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia para realização de cálculos.
Conceito-chave
Multiplicação por 10, 100 e 1000 como estratégia de cálculo.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:Leia ou projete o objetivo para a classe.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e discuta oralmente e coletivamente qual seria o resultado do produto de 16 por 10, 100 e 1 000. Anote na lousa as respostas dos alunos e ajude-os através de questionamento a recordar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações dessa natureza. Eles devem concluir que os resultados serão 160, 1 600 e 16 000, respectivamente.
Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.
Discuta com a turma:
- Podemos calcular o resultado dessas multiplicações mentalmente?
- Como podemos fazer isso?
- Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 10?
- Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 100?
- Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 1 000?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Leia toda a atividade com os alunos e proponha que, em duplas, eles realizem o que se pede. Explique que eles devem elaborar estratégias para efetuar os cálculos sem utilizar o número 2. O contexto da situação envolve calculadora, mas os alunos trabalharão sem esse instrumento. Eles devem anotar na folha quais valores poderiam ser registrados na calculadora para efetuar o cálculo mesmo que a tecla 2 esteja estragada. O resultado da operação também deve ser calculado. Durante o trabalho acompanhe o desenvolvimento da atividade auxiliando nas dificuldades através de questionamentos.
Propósito: Utilizar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia de solução para decomposição.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar?
- Existem outras formas de representar essa mesma quantidade sem utilizar o número 2?
- Pensar no valor posicional do algarismo 2 em cada caso, pode nos ajudar?
- Quanto vale o algarismo 2 nesse caso? Poderíamos representar esse mesmo valor sem utilizar o algarismo 2?
- Esse número pode ser decomposto de alguma forma que utilize outros algarismos mas que represente a mesma quantidade?
- Será que o que aprendemos sobre o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 pode ser útil aqui de alguma forma?
- Como poderíamos utilizar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para nos ajudar aqui?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.
Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
- Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
- É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Encerramento
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações por 10, 100 e 1 000 muitas vezes é uma estratégia interessante é útil principalmente quando queremos efetuar cálculos complexos.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentam resolver os enigmas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos para calcular.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para decifrar os enigmas?
- Quais estrategias podemos utilizar?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_13ALG03
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Calculadora
Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Discussão das soluções
Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que reproduzam as operações em seus cadernos e indiquem como fariam a resolução na calculadora caso a tecla estivesse quebrada. Você pode sugerir que os estudantes usem uma calculadora para confirmarem suas estratégias. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto, áudio ou vídeo.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides, caso considere adequado. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos, pois existem diferentes outras formas de resolver o problema. Você pode pedir que os alunos graves vídeos explicando uma de suas soluções. Para fomentar as discussões você pode sugerir que os alunos acessem e respondam os problemas propostos em: https://br.ixl.com/math/5-ano/multiplique-por-n%C3%BAmeros-que-terminem-em-zero
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os estudantes reproduzam as igualdades em seus cadernos e identifiquem os números ocultos.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre decomposição de números. Proponha que eles realizem a atividade da calculadora quebrada, presente na Atividade principal deste plano, com os integrantes de sua família. Será que eles usariam estratégias diferentes para resolver o problema?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.
Objetivos específicos
Aplicar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia para realização de cálculos.
Conceito-chave
Multiplicação por 10, 100 e 1000 como estratégia de cálculo.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.