Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Que número eu sou?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expressão e comparação de números de até 6 algarismos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Gilves
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MAT01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Objetivos específicos
Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais menores que um milhão.
Conceito-chave
Sistema de Numeração Decimal.
Recursos necessários
- Cartas do jogo “Que número eu sou?” para cada aluno
- Quadro de possibilidades.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais menores que um milhão.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que irá registrar no quadro algumas informações importantes no decorrer da aula de hoje e que ao final, poderão ver quais informações são mais importantes, quais serão validadas e quais não. Pergunte aos alunos como sabemos quantas ordens e quantas classes um número tem, e como é possível saber quanto vale um algarismo no número. Questione para que digam o tipo de dificuldade que encontram ao ler, escrever e até comparar números “grandes”. Anote as respostas no quadro e peça que, se possível, possam ir explicando o que falaram. Para essa atividade será possível retomar com os alunos conteúdos relacionados ao Sistema de Numeração Decimal, como ordens e classes, valor absoluto e valor relativo (posicional).
Propósito: Explorar situações de representação numérica com identificação de ordem, classe, leitura e valor posicional de algarismos. Discuta com a turma:
- Vamos ler o número solicitado?
- Como podemos saber quantas ordens e quantas classes um número tem?
- Quantas unidades simples eu tenho? E quanto valem?
- Quantas ordens ele tem? Como elas se chamam?
- Quantas classes? Quais são elas?
- Quantas centenas de milhar esse número tem? Quantas unidades simples elas valem?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Separar a turma em trios, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios. Como um dos alunos será o juiz, é interessante que este seja escolhido com mais cuidado, afinal, ele, de certa forma será os “olhos” do professor em cada trio, já que você não conseguirá acompanhar todas as jogadas com todos os trios ao mesmo tempo. A cada regra lida e discutida, é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em trios, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, entregar um conjunto de cartas para cada aluno, bem como o quadro de possibilidades. Lembre-se, ao formar os trios, deverá focar os agrupamentos produtivos.Ainda em tempo, vale ressaltar que o juiz deverá ser detentor de maiores habilidades dentro do conteúdo proposto, uma vez que irá “mediar” a partida entre os colegas.
Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Neste slide temos um exemplo de possibilidades de questionamentos que os alunos podem fazer para tentar descobrir “que número ele é”. É muito importante certificar-se que os alunos compreenderam esta etapa da atividade, caso contrário será impossível o jogo acontecer, afinal serão as perguntas que nortearão a atividade em si. Você pode imprimir as regras do jogo e os quadros de possibilidade para os seus alunos clicando.
Resolução da Atividade Principal
Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Finalize a leitura compartilhada das regras para dar início a atividade. Explicite bem a função do juiz e deixe claro que quem perder a disputa, vira juiz para que o aluno que estava como juiz possa participar da disputa. Professor, não se esqueça, a cada regra lida e discutida, é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente. Atenção Professor, as perguntas que os alunos farão, deverão ser criadas por eles!
Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer o jogo acontecer. Durante as rodadas, vá circulando pela sala se certificando que todos os trios estão realizando a atividade de acordo com as orientações e as regras do jogo.
Propósito: Oportunizar que os alunos compreendam o sistema de numeração decimal, através do jogo, sendo capaz de ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.
Discuta com a turma:
- Que pergunta vocês devem começar fazendo para facilitar a descobrir o “que número vocês são”?
- E que números vocês vão riscar no quadro de possibilidades ao obter essa resposta?
- Já é possível descobrir que número vocês são apenas com essa dica? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irá mostrar uma rodada do mesmo jogo que acabaram de vivenciar, jogado por Daniel e Mariana.
Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.
Discuta com a turma:
- Será que vocês se viram em alguma situação semelhante enquanto jogavam?
- Quem ganhou o jogo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça a leitura compartilhada do slide e levante com os alunos as possíveis perguntas que o Daniel pode ter feito.
Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.
Discuta com a turma:
- Qual deve ter sido a primeira pergunta que o Daniel fez para descobrir seu número?
- Quantas perguntas vocês teriam feito se fossem o Daniel para descobrir qual número era esse?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça a leitura compartilhada do slide e levante com os alunos as possíveis perguntas que a Mariana pode ter feito.
Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.
Discuta com a turma:
- Qual deve ter sido a primeira pergunta que a Mariana fez para descobrir seu número?
- Quantas perguntas vocês teriam feito se fossem a Mariana para descobrir qual número era esse?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças. Nesse momento o professor pode entregar cópias do slide para os alunos, ou projetá-lo, o que proporcionaria uma discussão coletiva mais efetiva. Para isso, seria interessante mudar a disposição da sala para que se torne um ambiente mais agradável e, por que não, desafiador.
Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês teriam feito uma primeira pergunta diferente das crianças?
- O que perguntariam?
- Vocês acham que haveria outra forma de eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.
Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que haveria outra forma de eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.
Propósito: Discussão sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.
Discuta com a turma:
- O que aconteceu com a resposta de Mariana?
- O que pode ter causado esse erro da menina?
- O que teria acontecido se o juiz não estivesse atento ao jogo?
- Já é possível identificar o vencedor do jogo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.
Propósito: Discussão sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.
Discuta com a turma:
- Alguém teria feito uma pergunta diferente da escolhida pela Mariana? Qual?
- Vocês acham que haveria outra forma da Mariana eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
- A Mariana teve uma boa estratégia de jogo? Por quê?
- Já é possível identificar o vencedor do jogo? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.
Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.
Discuta com a turma:
- A Mariana teve uma boa estratégia de jogo? Por quê?
- Alguém teria feito uma pergunta diferente da escolhida pela Mariana? Qual?
- Vocês acham que haveria outra forma da Mariana eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
- E agora, já é possível identificar o vencedor do jogo? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como uma rodada do jogo aconteceu com Daniel e Mariana, pode-se concluir que dependendo da ordem que um algarismo ocupa no número, ele terá um valor posicional diferente. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância de reconhecer um número, o valor posicional de algarismos em números menores que um milhão, realizar sua leitura e compará-los com outros números.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, considerando os conhecimentos adquiridos na aula de hoje. Nesse momento é interessante se certificar que todos os alunos compreenderam o que está sendo solicitado e, caso haja alunos com dificuldade de compreensão na leitura, cabe ao professor realizá-la para que possam atingir o objetivo desta proposta. Circule pela sala e verifique as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos. Disponibilize um tempo para que os alunos exponham como pensaram e, escolha três alunos e solicite que registrem suas estratégias no quadro. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes em uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, avaliando os conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- Para ler essa tabela, olhamos coluna por coluna, ou linha por linha?
- Para saber qual estado teve o maior número de casos em 2 010, precisamos realizar algum cálculo?
- Então como devemos pensar para conseguir responder essa pergunta?
Materiais complementares
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções
Discussão das soluções
Como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma sobre algumas possíveis situações de jogo.
Independentemente do formato da aula, seja ela síncrona ou assíncrona, compartilhe as seguintes imagens por meio de algum grupo que vocês possuam nas redes sociais, e-mail, ou através de impressões:
A partir desse momento, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, verbalize as seguintes perguntas apresentadas nas jogadas de Daniel e Mariana e peça para os próprios alunos analisarem os números que ainda não foram marcados nas cartelas.
Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona ou você considere mais efetivo, compartilhe com os alunos os outros slides até chegar à solução final e proponha uma discussão/reflexão a partir dos questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Você pode enviar os questionamentos em formato de texto e solicitar que os alunos escrevam as respostas e as envie.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que joguem com membros das famílias ou alguém com quem estejam em contato. Disponibilize a imagem da cartela “em branco”, instrua-os a escreverem cada um dos números em um papelzinho e “sorteie” (como se faz, geralmente, com sorteios de amigo secreto).
Reforce com os alunos que a pessoa que terá o papelzinho/número colado na testa não pode ver o sorteado para ela. Ou seja, caso Daniel e Mariana estivessem jogando, a Mariana sorteia um número e cola na testa do Daniel, já o Daniel sorteia um número e cola na testa da Mariana, e a partir daí iniciam as perguntas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Gilves
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MAT01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Objetivos específicos
Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais menores que um milhão.
Conceito-chave
Sistema de Numeração Decimal.
Recursos necessários
- Cartas do jogo “Que número eu sou?” para cada aluno
- Quadro de possibilidades.