Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientação: Faça as perguntas do slide recordando com os alunos os conceitos ligados ao estudo de sequências.Converse com a turma, destacando a definição de sequência, padrão de formação de uma sequência, a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para descobrir termos ausentes ou dar continuidade a mesma. Através do exemplo apresentado no slide, discuta com a turma uma sequência numérica. Oralmente, conduza a investigação do padrão desta sequência, quais os termos seguintes e explore a linguagem matemática para expressar o padrão desta sequência. Recorde com eles os conceitos verbalizando: Temos uma sequência quando o conjunto ou grupo tem seus termos organizados seguindo uma determinada regra ou ordem, chamada de padrão de formação da sequência.
Para dar continuidade a uma sequência ou descobrirmos termos ausentes, é preciso descobrir o padrão de formação desta sequência.
Propósito: Retomar o conceito de sequência e a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para dar continuidade a mesma.
Discuta com a turma:
- Quais os tipos de sequência você conhece?
- Você consegue me dizer o que é padrão de formação de uma sequência?
- Você conseguiria dar continuidade a uma sequência antes de descobrir o padrão desta uma sequência? Justifique.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientação: Faça as perguntas do slide recordando com os alunos os conceitos ligados ao estudo de sequências.Converse com a turma, destacando a definição de sequência, padrão de formação de uma sequência, a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para descobrir termos ausentes ou dar continuidade a mesma. Através do exemplo apresentado no slide, discuta com a turma uma sequência numérica. Oralmente, conduza a investigação do padrão desta sequência, quais os termos seguintes e explore a linguagem matemática para expressar o padrão desta sequência. Recorde com eles os conceitos verbalizando: Temos uma sequência quando o conjunto ou grupo tem seus termos organizados seguindo uma determinada regra ou ordem, chamada de padrão de formação da sequência.
Para dar continuidade a uma sequência ou descobrirmos termos ausentes, é preciso descobrir o padrão de formação desta sequência.
Propósito: Retomar o conceito de sequência e a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para dar continuidade a mesma.
Discuta com a turma:
- Quais os tipos de sequência você conhece?
- Você consegue me dizer o que é padrão de formação de uma sequência?
- Você conseguiria dar continuidade a uma sequência antes de descobrir o padrão desta uma sequência? Justifique.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas. Entregue a atividade para que resolvam. Pergunte aos alunos qual é o desenho das imagens apresentadas. Recorde o que é uma sequência, chame a atenção dos alunos para que observem os números dos quadrados amarelos. Deixe que as duplas discutam entre eles e resolvam a atividade proposta. Proponha a socialização das estratégias utilizadas pelas duplas para resolverem as atividades. Percorra pela sala observando a resolução da atividade pelas duplas. Faça intervenções através de questionamentos para aquelas duplas que estão com dificuldades, direcionando-as para que percebam onde cometeram o equívoco.
Propósito: Perceber regularidades em sequências numéricas, identificar o padrão de formação desta para descobrir os termos ausentes.
Discuta com a turma:
- Observando em cada imagem os quadrados coloridos, que desenhos elas apresentam?
- O que você observa nos números dos quadrados amarelos?
- Posso afirmar que estes números estão em sequência?
- Há alguma relação entre os números apresentados nos quadrados amarelos?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).
Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.
Discuta com a turma:
- Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
- É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).
Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.
Discuta com a turma:
- Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
- É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).
Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.
Discuta com a turma:
- Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
- É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).
Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.
Discuta com a turma:
- Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
- É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reforce de forma objetiva o conceito de sequência numérica, padrão de formação de sequência e a importância deste para dar continuidade a sequência.
Propósito: Realizar o fechamento das ideias estudadas durante a aula.
Raio- x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade para os alunos e dê um tempo para que resolvam individualmente, enquanto realizam a tarefa percorra pela classe observando a resolução e tabule os erros ocorridos para que possa depois na correção utilizá-los como ponto de partida para a resolução.
Propósito: Perceber regularidade em sequência numérica, identificando o padrão para dar continuidade a sequência.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar