Resumo da Aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para arredondar o número decimal.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A pilha de cor laranja (50%) representaria 49,5% de bateria.
Propósito: Propor uma situação onde seja necessário arredondar um número decimal.
Discuta com a turma:
? Qual estratégia você teve para arredondar o número decimal?
? Como você soube a pilha que representaria a bateria?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para arredondar números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste jogo.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar as cartas do jogo “Olho Vivo no Arredondamento”.
Discuta com a turma:
? O que é deve ser feito neste jogo?
? Qual casa representa os décimos em um número decimal?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer. Professor, importante orientar que os arredondamentos ocorrerão através dos números decimais que aparecem nas cartas. O primeiro passo para o arredondamento é encontrar a casa dos décimos e assim, arredondar para o décimo mais próximo, observando a casa dos centésimos para tal.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.
Discuta com a turma:
? O que deve ser feito em cada rodada?
? Qual a melhor estratégia para o arredondamento dos números decimais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.
Discuta com a turma:
? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 - 8).
Orientações: Neste momento será discutido o raciocínio dos três jogadores. O raciocínio de Roberta nesta jogada está incorreto, pois arredondou para menos. Cauê foi quem arredondou corretamente e Mariana arredondou acima do valor. Importante ressaltar com os alunos quem acertou e quem errou.
Propósito: Discutir o raciocínio de arredondamento.
Discuta com a turma:
? O raciocínio de Roberta está correto? E o de Cauê? E Mariana?
? Qual o passo a passo que eles fizeram para arredondar o número decimal?
? Por que Cauê arredondou para um valor superior? E Roberta?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 - 8).
Orientações: Neste momento será discutido o raciocínio de um jogador para buscar o número decimal no tabuleiro. O raciocínio de Roberta nesta jogada está completo e correto. Importante ressaltar com os alunos que ela arredondou para o próximo décimo, que no caso é 3,5. Mesmo que o número seja completado com zeros nos centésimos e milésimos (3,500), não se faz necessário, pois zeros nas últimas (casas) ordens após a vírgula, (é como se não existissem), não altera o valor, ou seja 3,5 = 3,50 = 3,500.
Propósito: Discutir o raciocínio de arredondamento.
Discuta com a turma:
? O raciocínio de Roberta está correto?
? Qual o passo a passo que ela fez para arredondar o número decimal?
? Podemos afirmar que 3,500 é igual a 3,5?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.
Propósito: Realizar um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.
Discuta com a turma:
? Quais foram as estratégias utilizadas para o arredondamento de números decimais?
? O que foi necessário fazer para conseguir arredondar estes números?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule pela sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de arredondamento com números decimais.
Discuta com a turma:
- Qual os algarismos que compõem a parte inteira apontado pelo rádio?
- E a parte decimal?
- Qual estação está representada?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar