Problematização - Cristo Redentor
Plano de Aula
Plano de aula: Marcos de memória: as construções pelo mundo
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de sulfite, lápis de colorir.
Material complementar: Impressão dos documentos:
- Cristo Redentor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fW2eJxq7akVAJfpMNztABpmnwzHAneQXs6a4YbtAn9QqMtDyAyHRGav9yT9f/his5-07und09-problematizacao-cristo-redentor.pdf
Para você saber mais: Pirâmides Maias: Disponível em< https://www.suapesquisa.com/historia/piramides_maias.htm>Acesso em 20/02/2019.
Civilizações Perdidas, Pirâmides e Incríveis Ruínas Ciclópicas do Brasil e da América do Sul: Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=Lt50UsdvEcI >Acesso em 21/02/2019.
O que é patrimônio cultural brasileiro, disponível em <http://portal.iphan.gov.br/perguntasFrequentes/detalhes/75 > Acesso em 27/02/2019.
Esfinges, disponível em< https://www.infoescola.com/mitologia/esfinge/ > Acesso em 27/02/2019.
Elevador Lacerda. Disponível em< http://www.pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/elevador-lacerda/ > Acesso em 07/03/2019.
A história do Cristo Redentor. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lM00g1ZpE8k > Acesso em 07/03/2019.
Mercado Ver-o-peso. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=WDPsf8TD1CM > Acesso em 07/03/2019.
Arqueologia Maia. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1009200001.htm > Acesso em 07/03/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O objetivo desse plano é que os alunos reconheçam alguns dos patrimônios da humanidade como marcos de memória e patrimônios culturais.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após explicar o objetivo da aula, projete esse slide e peça aos alunos para que desenhem um lugar muito incrível que eles já visitaram. Dê como exemplo uma construção, uma praça, ruínas, um monumento, uma feira e oriente para que desenhem na folha de sulfite com o máximo de detalhe possível.
Peça para os alunos apresentarem seus desenhos para a turma e dizerem o que esse lugar representa, sua importância e por que escolheram esse lugar. Em seguida, oriente para que eles responda essas perguntas no verso da folha. Assim terão uma representação de um passeio e o registro de sua percepção.
Para você saber mais: Elevador Lacerda. Disponível em< http://www.pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/elevador-lacerda/ > Acesso em 07/03/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete esse slide aos alunos, apresentando alguns dos patrimônios culturais do Brasil. O Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. No item para saber mais você pode acessar o vídeo sobre a história do Cristo Redentor.
O conjunto paisagístico e arquitetônico que envolve o mercado Ver-o-peso, em Belém no Pará, abriga uma riquíssima culinária e manifestações culturais.
Há também alguns patrimônios culturais do mundo, como a Esfinge no Egito, que significava poder. Esclareça aos alunos que existem esfinges egípcias e as gregas. A representada aqui é egípcia. No item para saber mais você pode acessar o link que diferencia as esfinges.
Por fim, o slide contém a imagem do Templo I, em Tikal, na Guatemala, construído entre 682–734 d.C.
Explique aos alunos a definição de patrimônio cultural: ”O Patrimônio Cultural Brasileiro nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais cresce e se diversifica o seu patrimônio cultural. O patrimônio de cada comunidade é importante na formação da identidade de todos os brasileiros. O conjunto de bens considerados de interesse público quer por sua vinculação a fatos memoráveis da História do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico, são denominados Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.” Trecho retirado da página do IPHAN.
A partir do desenho dos alunos, peça a eles que relacionem seus desenhos com os patrimônios desse slide. Como esses patrimônios foram construídos? Quem os construiu? Foram da mesma forma que você fez seu desenho? Individual ou coletivamente? A partir de sua memória? É a memória de uma única pessoa? Como uma sociedade consegue construir uma memória, sendo ela coletiva ?
A partir desse levantamento de hipóteses peça para que os alunos registrem e em seguida divida-os em quatro grupos. Cada grupo receberá um tema.
- Cristo Redentor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fW2eJxq7akVAJfpMNztABpmnwzHAneQXs6a4YbtAn9QqMtDyAyHRGav9yT9f/his5-07und09-problematizacao-cristo-redentor.pdf
Peça para os alunos realizarem a leitura para explicar aos colegas as principais informações.
Para você saber mais: O que é patrimônio cultural brasileiro, disponível em <http://portal.iphan.gov.br/perguntasFrequentes/detalhes/75 > Acesso em 27/02/2019.
A história do Cristo Redentor. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lM00g1ZpE8k > Acesso em 07/03/2019.
Esfinges, disponível em< https://www.infoescola.com/mitologia/esfinge/ > Acesso em 27/02/2019.
O mercado Ver-o-Peso. Dispnível em <https://www.youtube.com/watch?v=WDPsf8TD1CM&t=1771s > Acesso em 07/03/2019.
Arqueologia Maia. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1009200001.htm > Acesso em 07/03/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: É importante que os alunos reconheçam que essas representações fazem parte da construção coletiva, da memória de um povo. E que essas obras como o Cristo Redentor, o Mercado Ver-o-peso, as Esfinges do Egito, as ruínas na Guatemala são resultados de uma memória coletiva, de uma sociedade e devem ser preservadas para garantir que cheguem as gerações futuras.
Nesse momento cada aluno irá socializar cada obra estudada e a sua importância para a memória de um grupo social.
Perguntas norteadoras podem ser: Onde fica, como foi construída, quem construiu, por que foram construídas, qual a importância desses marcos para a cultura do povo que os mantém. Qual a importância dessas obras para a manutenção da memória de um povo? Sem essas obras e sua preservação seria possível sabermos como os povos que viveram antes de nós viviam?
Para você saber mais: Esfinges, disponível em< https://www.infoescola.com/mitologia/esfinge/ > Acesso em 27/02/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam as construções feitas pelo homem e que se tornaram marcos históricos.
Siga as orientações definidas. Agende uma videoconferência para você dar as devidas explicações (ou envie mensagem com estas explicações), mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta. Você pode optar por pedir aos alunos que postem no grupo de Whatsapp os desenhos feitos ou enviem este desenhos para o seu email (para, posteriormente, você fazer a publicação), ou agendar uma videoconferência para que eles apresentem o trabalho e você dê continuidade a esse Plano.
Caso ache interessante envie esse link (disponível aqui) - Patrimônio Histórico e Cultural - ou este (disponível aqui) - Pessoas e Pertencimentos/Iphan - para enriquecer esse aprendizado.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Caso ache interessante, você pode substituir o formato proposto nesta etapa por enviar, antecipadamente para o whastapp particular de cada aluno (ou defina os grupos), a imagem (ou o link) de alguns marcos históricos brasileiros e mundiais, com as devidas descrições e informações. No encontro virtual, peça aos alunos que troquem as informações sobre os marcos que receberam.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa e agende uma videoconferência para que os alunos socializem o que aprenderam, mas se coloque como mediador e norteador destas socializações.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção trabalho, mas de uma forma diferente: buscando curiosidades (mais imagens - antes e depois, se há alguma música ou filme que tenha a obra como referência ou cenário, como a população se envolve para preservar a obra, dentre outras informações) que possam contribuir para um aprendizado que dê segurança aos alunos quando forem socializar o trabalho.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5ºano
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-Chave: Memória - patrimônio cultural material