Construções Históricas Brasileiras
Plano de Aula
Plano de aula: Minhas memórias, memória do meu povo
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pedir aos alunos para trazerem fotos de um momento significativo de sua vida, de um lugar, uma viagem para durante a contextualização da aula contar aos colegas sobre esse momento. Se o aluno esquecer a foto ele pode desenhar. Você deverá pedir essa fotos com antecedência. Havendo possibilidade escaneie as fotos e insira no slide da contextualização.
Material complementar:
Para imprimir as imagens das construções históricas brasileiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf
Memória Individual e Memória Coletiva (texto Rita Oliveira): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjvbsjXvbjakQpw8VTdBTkQAaZQfSyG25WyVfnYCyYDRmB5Z9FHAj3sNEgFY/his5-07und03-memoria-coletiva-e-individual.pdf
Memória e Memória Coletiva (texto Zilda Kessel): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicialmente projete para os alunos esse slide ou escreva o objetivo no quadro. O objetivo dessa aula consiste na compreensão de que memórias compõem a histórias e que as imagens reproduzidas dessa memória nos auxilia na relação passado presente e futuro.