Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicialmente projete para os alunos esse slide ou escreva o objetivo no quadro. O objetivo dessa aula consiste na compreensão de que memórias compõem a histórias e que as imagens reproduzidas dessa memória nos auxilia na relação passado presente e futuro.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Você deverá pedir com antecedência fotos, objetos (como, por exemplo, suas roupinhas de quando eram bebês, sapatinhos, brinquedos, etc.) para os alunos. Se possível escaneie as fotos e insira nesse slide da contextualização. Não havendo essa possibilidade monte um painel com as fotos e apresente para os alunos nesse momento. Caso algum aluno não tenha entregue a foto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.
Faça as seguintes perguntas para os alunos :
Que lembranças você tem desse momento?
Num segundo momento será feito o registro, com perguntas como, quando isso aconteceu, quem estava com você nesse momento, por que vocês foram para esse local? Trouxeram algum objeto material do local? O que mais te marcou deste momento?
Inclua no roteiro de perguntas as sensações sentidas naquele momento, cheiro, paladar, tato. Se o aluno no momento representado era muito pequeno, você pode perguntar, o que ele sabe sobre aquele dia? Quem relatou a ele? Peça para os alunos escreverem um breve relato desse momento. É muito importante trabalhar a oralidade do aluno para que ele possa desenvolver as habilidades cognitivas superiores.
Como adequar à sua realidade: É necessário que haja fotos de todos os alunos. Caso um aluno não tenha entregue a foto ou objeto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.
Para você saber mais:
KESSEL, Z. Memória e Memória Coletiva. Disponível em: <http://www.museudapessoa.net/public/editor/mem%C3%B3ria_e_mem%C3%B3ria_coletiva.pdf> Acesso em 05/12/2018.
versão para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projetar ou imprimir, as fotos de monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões. Use sempre o termo memória para se referir às questões apontadas pelos alunos e para os monumentos também.
Para imprimir acesse esse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf
- Qual a função social e histórica dessas representações?
- Qual momento as pessoas dessa, cidade, região ou país estava vivendo quando essas esculturas, pinturas, fotografias foram feitas?
- É possível fazer a leitura, interpretação de uma situação através de imagens?
- Essas produções são individuais ou coletivas?
Peça para os alunos registrarem suas respostas e em seguida ouça os alunos. Promova uma discussão através da mediação, como o que te fez pensar dessa forma? Quais elementos da imagem foi mais significativo para pensar sobre isso? Direcione as perguntas para todos da sala, como você concorda com o que o seu colega disse? E medeie para que o aluno justifique, concordando ou discordando. E para fechar a problematização, promova uma reflexão sobre a importâncias dos museus para a preservação da memória.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Atividades que atinjam funções cognitivas como percepção da minha memória e projetar virtualmente essa memória em forma descritiva, desenhos para depois projetar e perceber que a sociedade tem uma memória coletiva e é resultado da ação das pessoas.
Assim como lugares, pessoas, são importantes para nós e ficam em nossa memória, algumas construções também são importantes pois representam a memória da sociedade. Imagens e monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões e textos sobre o momento histórico que essa imagem representa auxilia na percepção da memória.
Diferenciar a memória individual da coletiva.
Para a construção da memória coletiva é necessário a convivência, a relação entre um grupo e vários grupos. O ambiente familiar e depois escolar são os primeiros espaços de convivência e formação de vínculos para a construção da memória coletiva. Quando fazemos parte de um grupo e estamos engajados numa atividade como uma apresentação de final de ano, a memória que terá desse momento é do grupo e não se si próprio isoladamente.
Sendo assim nesse momento relacione a foto do aluno como memória do indivíduo, pessoal e a memória da sociedade, de um fato histórico representada por um monumento, uma representação artística. Relacionar nosso contexto atual para a projeção de que memórias estamos produzindo para o futuro.
- Como produzimos memória?
- Como nossas ações constroem a memórias para gerações futura?
É importante sempre reforçar, trabalhar a oralidade para desenvolver habilidades cognitivas superiores nos alunos.
Como adequar à sua realidade: Após a aula você pode organizar uma exposição com os objetos trazidos pelos alunos. Uma exposição das memórias traduzidas em fotos e objetos e convidar as demais sala para visitar. Os alunos podem ser divididos em grupos e explicar todo o processo realizado em sala e sobre suas memórias e os relatos das memórias dos amigos também.