Emojis e registros Maia e Asteca
Plano de Aula
Plano de aula: A importância da escrita para compreensão de povos antigos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno dos alunos ou folha avulsa. Se não for possível projetar a imagem, imprima-as
Material complementar: Se não for possível projetar os slides você pode imprimir os documentos da problematização clicando (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPtayPbxUFx9Cr7D3Er8jjTSuzgqRE5XTb8wM2dxjYUvrkjga6yF8Mn6ADQt/his5-07unid04-emojis-e-registros-maia-e-asteca.pdf). Para saber mais sobre os documentos Maia e Asteca clique (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Enh6U6hPyabzaaeJB4GXqXDENMT2fwTS5dkVNKnkWzKkHPS3mWapXsM37y7j/his5-07unid04-registro-asteca-e-maia.pdf).
Para você saber mais: História Geral da África I, Metodologia e pré-história da África Disponível em <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ > Acesso em 05/03/2019.
A história da escrita Disponível em <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1-4.html> Acesso em 09/01/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicialmente projete para os alunos esse slide ou escreva o objetivo no quadro. O objetivo dessa aula é comparar diferentes escritas, atribuir função para essas escritas e perceber a importância da escrita para o desenvolvimento, manutenção e preservação de uma sociedade. A escrita é, portanto, um dos meios para a preservação da memória cultural de um povo e não a única. Muitos povos se desenvolvem e preservam sua cultura através da oralidade.
Para você saber mais: A história da escrita. Disponível em <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1-4.html> Acesso em 09/01/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a sala em círculo ou semicírculo. Pergunte aos alunos se eles sabem o significado da palavra pictografia ou já ouviram, leram sobre. Ouça as respostas fazendo intervenções para que o aluno se aproxime da definição correta, então peça a eles que procurarem no dicionário o significado da palavra pictografia (sistema primitivo de escrita em que se exprimiam as ideias por meio de cenas figuradas ou simbólicas).
Dê preferência ao impresso, é importante promover momentos de pesquisa para os alunos. Se eles conhecem as representações acima (emojis). De quais formas podemos registrar as vivências, a rotina, a organização de uma sociedade? Os emojis podem ser considerados registros? Os emojis também são uma forma de conhecermos mais sobre os povos?
Peça para os alunos falarem o que pensam sobre essas questões. É importante registrar as hipóteses dos alunos. O registro pode ser feito no caderno ou em uma ficha de atividade conforme sua organização. Se não for possível projetar os slides, imprima as imagens clicando (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPtayPbxUFx9Cr7D3Er8jjTSuzgqRE5XTb8wM2dxjYUvrkjga6yF8Mn6ADQt/his5-07unid04-emojis-e-registros-maia-e-asteca.pdf).
Para você saber mais: História Geral da África I, Metodologia e pré-história da África Disponível em <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ > Acesso em 05/03/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A partir dos registros dos alunos feito na contextualização, peça a eles que comparem os emojis com as representações Asteca e Maia, identificando semelhanças e diferenças. É necessário o registro dessas comparações.
As escritas primitivas Maia e Asteca permitem saber sobre a forma de vida desses povos? A civilização Asteca se desenvolveu entre os séculos XIV e XVI no México. Já a Maia, pode-se considerar que apareceu por volta de 2500 a.C., e sua melhor época iniciou-se em 900 d. C. e, finaliza no século XVI, antes da chegada dos espanhóis a México, Honduras, Belize e El Salvador.
Como sabemos de informações, características, formas de organização social de povos que viveram há centenas e milhares de anos atrás? Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura? É importante ressaltar que a escrita é um dos meios de preservar, manter as tradições e que muitas sociedades se desenvolveram, se mantiveram e preservaram suas tradições por meio da oralidade. Somente através da escrita é possível essa preservação da cultura? De quais outras formas é possível?
Se não for possível projetar os slides você pode imprimi-las clicando (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPtayPbxUFx9Cr7D3Er8jjTSuzgqRE5XTb8wM2dxjYUvrkjga6yF8Mn6ADQt/his5-07unid04-emojis-e-registros-maia-e-asteca.pdf). Você pode montar um painel com os documentos acima, acrescentar outros documentos.
Para você saber mais: Para saber sobre a descrição dos documentos Asteca e Maia clique (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Enh6U6hPyabzaaeJB4GXqXDENMT2fwTS5dkVNKnkWzKkHPS3mWapXsM37y7j/his5-07unid04-registro-asteca-e-maia.pdf)
Para saber sobre a descrição dos documentos Hiragana e Hieróglifos, clique (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dSdqtsNszzEEGfkHjR78kcXH3jKcwZrcYajBQ7vZWYWCaanzV7DqwASK7vBk/his5-07und04-haragana-e-hieroglifo.pdf).
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Além dos registros da sociedade Asteca e Maia, apresente a escrita Haragana e os Hieróglifos. A partir dos registros dos alunos feito na contextualização, peça a eles que compare os emojis com as representações Asteca, Maia, Japosena (haragana) e os hieróglifos, identificando semelhanças e diferenças. É necessário o registro dessas comparações. A mediação é fundamental para a percepção dos registros como memória, manutenção e preservação da memória desses povos.
Pergunte: como sabemos de informações, características, formas de organização social de povos que viveram há centenas e milhares de anos atrás? Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura, da memória?
Se não for possível projetar os slides, imprima-os clicando aqui (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPtayPbxUFx9Cr7D3Er8jjTSuzgqRE5XTb8wM2dxjYUvrkjga6yF8Mn6ADQt/his5-07unid04-emojis-e-registros-maia-e-asteca.pdf). Você pode montar um painel com os documentos acima e acrescentar outros documentos.
Para você saber mais: Para saber sobre a descrição dos documentos Asteca e Maia clique (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Enh6U6hPyabzaaeJB4GXqXDENMT2fwTS5dkVNKnkWzKkHPS3mWapXsM37y7j/his5-07unid04-registro-asteca-e-maia.pdf)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após os alunos registrarem suas respostas dando sequência às atividades anteriores, confirmando ou não suas hipóteses, retome as perguntas e peça para os alunos lerem o que produziram. Para que todos consigam fazer seus registros, após a leitura dos alunos, construa uma resposta coletiva. É essencial que seja feita pelos alunos, incentive os alunos a falar sobre o que pensaram.
Essa é uma das estratégias para verificar a compreensão dos alunos sobre a aula. A atividade proposta é uma produção sobre a importância dos registros escritos para a preservação da memória de um povo. Os alunos podem produzir através de um texto ou através de símbolos, desenhos que representem um povo, uma vivência coletiva em que retrate a importância da preservação da memória, um momento histórico. O aluno poderá usar de todo seu conhecimento histórico disponível. Os alunos que apresentarem maior dificuldade de fazer essa projeção do passado sendo representado no presente, dê a opção de representar um momento atual, sua própria vivência.
É importante reforçar que seja um contexto social, coletivo e não individual. Apesar do foco da aula ser a escrita como um dos meios para a manutenção e preservação da memória, é importante ressaltar e esclarecer que a escrita não é a única forma de preservação. Muitos povos se desenvolveram e mantiveram sua cultura através tradição oral.
Se for possível continuar essa aula você pode trabalhar a passagem do tempo através da linha do tempo, marcando os séculos antes e depois de Cristo, para entenderem melhor a passagem do tempo. Pode ser trabalhado também a localização, países onde essas civilizações se desenvolveram, através de um planisfério ou globo terrestre.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância da escrita para a construção e manutenção de identidade de uma sociedade.
Siga as orientações definidas. Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta. Peça aos alunos que escrevam frases curtas usando os emojis e as enviem, antes da aula iniciar, para o grupo do Whatsapp. Diga para escreverem frases curtas sobre o que fizerem no dia e com um grau de dificuldade de compreensão. Essa proposta dará mais embasamento para você trabalhar esta etapa.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Apresente algumas imagens de grafite para os alunos e questione se estas representações contam um pouco sobre o povo deste local: seria interessante que você apresentasse grafites que tenham uma representatividade de momentos vividos pela sociedade. Alguns exemplos:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Você pode usar grafites de sua cidade.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Oriente a execução desta proposta através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta. É possível sugerir aos alunos que possam ter mais dificuldade na produção escrita para que usem a criatividade, fazendo um trabalho artístico usando emojis, acróstico, grafite, dentre outras formas. Solicite que enviem o material produzido para o Whatsapp da turma para que todos possam visualizar.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família, juntamente com o aluno, produza um texto registrando um acontecimento que marcou a comunidade em que vivem. Após produzirem, peça para enviarem para você, para que seja montado um livro com os fatos marcantes da cidade na visão dos moradores.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-Chave: Escrita; Preservação da cultura