Indígenas e o açaí
Plano de Aula
Plano de aula: História oral por meio de mitos indígenas
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imprima as imagens ou as projete caso seja possível. Para imprimir as imagens da Contextualização clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8dQ9Hc29wr3cXUFAn4VhZxrMbxXpC7gwzGqhtwK8kUhypAxctYdTwfRfYPb/his5-07und02-indigenas-e-o-acai.pdf
Para imprimir o mito do açaí e da mandioca clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wfTCnMkvBPDcsPf8Tb4ZTArQK4BNq5cfKMqQkJRkraHXtfbEyywmyVXjSaMN/his5-07und02-lendas-e-mitos-acai-e-mandioca.pdf
Material complementar: Material complementar que diferencia mito de lenda, para acessa-lo e imprimir clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F8tcAtSVjNqRkU7tSgAkMuZ3WDVYMYay4MpCEKGKqzFn7gWeSb4AWW8sdpr7/his5-07und02-mito-ou-lenda.pdf
Você pode usar esse material como apoio para diferenciar mito de lenda. Se achar necessário você pode entregar esse material para os alunos.
Para você saber mais:
Patrimônio, identidade e memória: Disponível em < www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g> Acesso em 25/11/2018.
O que é história oral? Disponível em < www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE > Acesso em 25/12/2018.
Fundamental.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O objetivo desta aula é que o aluno consiga compreender a importância do registro como um documento, uma fonte histórica. E que muitas vivências e conhecimentos não foram documentados no período em que aconteceu, mas, por meio da oralidade, tradição oral, é possível resgatar este conhecimento, quando se mantém a tradição de passar o conhecimento de geração em geração. Projete o objetivo para o aluno ou escreva-o no quadro.
Para você saber mais: Patrimônio, identidade e memória Disponível em <www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 25/11/2018.
O que é história oral? Disponível em < www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE > Acesso em 25/11/2018.
Diferenciação entre mito e lenda: Disponível em < www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda> Acesso 25/11/2018.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula com uma Roda de conversa. Coloque os alunos em círculos. Você pode organizá-los no chão, nas cadeiras somente ou com as carteiras.
Levante questões como: O que está acontecendo na primeira imagem?
Leve para a sala um pote de açaí ou o suco para degustação. Levantamento de hipóteses sobre as imagens. O que é o açaí? Vocês já tomaram açaí?
Como sabemos atualmente da importância do açaí? E há 100 anos? Como eram feitos os registros? Questionar como o açaí chega à nossa casa.
Será que em todos lugares do Brasil é assim? Vendido congelado? O professor deve dizer que se trata do açaí e que é um fruto nativo e extraído da Amazônia.
Qual a importância deste fruto para o Brasil? Tem a mesma importância em todas as regiões do Brasil? É consumido da mesma forma?
Ouça as respostas dos alunos e aprofunde a discussão perguntando: Quais elementos fizeram vocês pensar isso?
E, em seguida, conduza para a segunda imagem: O que estas pessoas estão fazendo? Os alunos deverão identificar que os indígenas estão em roda, conversando, discutindo, recebendo ensinamentos. Relacionar a disposição dos alunos na sala, em círculo, com a segunda imagem.
Quando terminarem a discussão pergunte aos alunos como começou a discussão, quais assuntos foram abordados.
Respostas esperadas: Alguns alunos podem relatar uma parte ou muito sucintamente o que foi discutido, mas a maioria já terá esquecido
grande parte da discussão.
Questione os alunos: O que pode ser feito para preservar nossa discussão, para podermos retomar amanhã ou daqui a um mês ou um ano? Peça para os alunos anotarem as respostas no caderno.
É fundamental ainda na Contextualização diferenciar mito de lenda.
Como adequar à sua realidade: Não sendo possível projetar as imagens você pode imprimi-las clicando aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8dQ9Hc29wr3cXUFAn4VhZxrMbxXpC7gwzGqhtwK8kUhypAxctYdTwfRfYPb/his5-07und02-indigenas-e-o-acai.pdf
Para você saber mais: Patrimônio, identidade e memória: Disponível em <www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g> Acesso em 25/11/2018.
Diferenciação de mito e lenda: Disponível em <www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda> Acesso em 25/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Na Problematização separe os alunos em grupos formando trios ou quartetos.
Se você não puder projetar as lendas clique aqui para imprimi-las e distribua aos grupos:
Antes de iniciar a leitura do mito do açaí e da mandioca é importante diferenciar mito de lenda.
Mitos são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles.
Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda
não havia explicado. Disponível em< www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda> Acesso em 25/11/2018.
Faça a leitura compartilhada do mito do açaí e da mandioca e peça para os alunos identificar as semelhanças. Como estes mitos podem preservar a cultura e a memória dos indígenas? Como é possível saber destes mitos atualmente? Neste momento trabalhe com o conceito de história oral, que as histórias foram transmitidas oralmente de geração em geração até ser registradas.
Os registros devem ser feitos no caderno também, para que os alunos percebam a importância do registro para a preservação da cultura e da memória.
Mito do açaí: Disponível em <www.sohistoria.com.br/lendasemitos/acai> Acesso em 25/11/2018.
Mito da mandioca: Disponível em <www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mandioca> Acesso em 25/11/2018.
Como adequar à sua realidade: Se achar necessário e mais próximo da cultura local, você pode substituir o açaí por outro fruto nativo, ou outro recurso natural vegetal, mineral ou animal.
Se na sua escola houver projetos ou tiver a oportunidade é válido fazer uma receita usando o açaí, como o suco, por exemplo.
Para você saber mais: Mito do açaí: Disponível em <www.sohistoria.com.br/lendasemitos/acai/> Acesso em 25/11/2018.
Disponível em <wp.ufpel.edu.br/empauta/2015/10/a-popularizacao-do-acai-e-a-influencia-da-cultura-na-alimentacao> Acesso em 25/11/2018.
Diferenciação entre mito e lenda: Disponível em <https://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda> Acesso em 25/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Após a divisão dos grupos determine quais grupos irão recontar o mito do açaí e da mandioca. Neste momento peça para alguns alunos recontarem a lenda, volte na imagem inicial dos indígenas contando as histórias de seus antepassados e oriente para que os alunos busquem semelhanças com a imagem, direcione com perguntas como: Que relações podemos estabelecer entre a imagem e este momento de recontar a lenda? Nossa Roda de conversa?
Registe no quadro as respostas dos alunos.
Em seguida, os alunos irão registrar e finalizar com perguntas como: De que forma seu reconto da lenda ficará preservado? Relacionar que alguns povos preservaram sua cultura com a tradição oral.
Como adequar à sua realidade: Outra forma de registrar é elaborar uma pasta individual ou coletiva da turma para arquivar os documentos, os registros das aulas de história de produção documental.
Para você saber mais: O que é história oral? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE> Acesso em 25/11/2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância de se registrar, escrita ou oralmente, os acontecimentos de um povo, para que haja uma memória histórica e, consequentemente, um patrimônio a se preservar.
Siga as orientações definidas (envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola) e agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Envie o link (disponível aqui) para que os alunos possam conhecer os “griôs”.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por email ou postado na Classroom Siga as orientações definidas e caso ache viável envie os links das lendas que servirão como fonte de estudo nesta etapa:
Lenda do açaí (disponível aqui).
Lenda da mandioca (disponível aqui).
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa: você pode sugerir aos alunos que gravem em áudio, ou encenem e gravem em vídeo, o reconto da lenda escolhida. Solicite que enviem o material produzido para o Whatsapp da turma, para que todos possam assistir.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família, juntamente com o aluno, escolha o açaí ou a mandioca e deguste em receitas que podem fazer juntos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto(s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-chave: História oral; relação passado-presente.