Indígenas e o açaí
Plano de Aula
Plano de aula: História oral por meio de mitos indígenas
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imprima as imagens ou as projete caso seja possível. Para imprimir as imagens da Contextualização clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8dQ9Hc29wr3cXUFAn4VhZxrMbxXpC7gwzGqhtwK8kUhypAxctYdTwfRfYPb/his5-07und02-indigenas-e-o-acai.pdf
Para imprimir o mito do açaí e da mandioca clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wfTCnMkvBPDcsPf8Tb4ZTArQK4BNq5cfKMqQkJRkraHXtfbEyywmyVXjSaMN/his5-07und02-lendas-e-mitos-acai-e-mandioca.pdf
Material complementar: Material complementar que diferencia mito de lenda, para acessa-lo e imprimir clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F8tcAtSVjNqRkU7tSgAkMuZ3WDVYMYay4MpCEKGKqzFn7gWeSb4AWW8sdpr7/his5-07und02-mito-ou-lenda.pdf
Você pode usar esse material como apoio para diferenciar mito de lenda. Se achar necessário você pode entregar esse material para os alunos.
Para você saber mais:
Patrimônio, identidade e memória: Disponível em < www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g> Acesso em 25/11/2018.
O que é história oral? Disponível em < www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE > Acesso em 25/12/2018.
Fundamental.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O objetivo desta aula é que o aluno consiga compreender a importância do registro como um documento, uma fonte histórica. E que muitas vivências e conhecimentos não foram documentados no período em que aconteceu, mas, por meio da oralidade, tradição oral, é possível resgatar este conhecimento, quando se mantém a tradição de passar o conhecimento de geração em geração. Projete o objetivo para o aluno ou escreva-o no quadro.
Para você saber mais: Patrimônio, identidade e memória Disponível em <www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 25/11/2018.
O que é história oral? Disponível em < www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE > Acesso em 25/11/2018.
Diferenciação entre mito e lenda: Disponível em < www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda> Acesso 25/11/2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS