Plano de Aula
Plano de aula: Questão de representatividade
Descrição
Este plano tem como foco promover um diálogo crítico sobre a importância da representatividade negra na sociedade.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer contribuições de personalidades negras na história e cultura do Brasil.
Competências gerais
1. Conhecimento
4. Comunicação
8. Autoconhecimento e Autocuidado
Bibliografia
- HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO: Apicuri, 2016.
- SOUSA, Bárbara Léia Lopes de. A importância da representatividade para os grupos minoritários: uma revolução na construção de identidades. 2020.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 150 minutos
Materiais sugeridos:
• Folhas de atividade (com as imagens das personalidades negras)
• Lápis
• Borracha
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 20 minutos
Apresente as imagens de personalidades negros e negras. Elas são apenas sugestões e poderão ser substituídas por outras personalidades da sua região. É interessante trazer personalidades de diversos momentos históricos e/ou solicitar previamente que os alunos tragam suas contribuições, valorizando o protagonismo discente e enriquecendo a atividade com a diversidade que possa surgir durante a conversa.
Esse momento é muito importante para que os estudantes consigam se posicionar. Estimule-os a falar sobre o assunto, questione-os em cada imagem:
- Quem vocês acham que é essa pessoa?
- O que ela faz/fazia na sociedade?
- Qual a sua história de vida?
- Você acha que ele/ela foi uma pessoa de destaque na sociedade? Porquê?
Não antecipe nenhuma informação sobre as imagens. O intuito aqui é perceber se as crianças possuem visões estereotipadas de pessoas negras. Caso apareça alguma fala desse tipo, é necessário uma mediação reflexiva. Porém, o inverso também pode acontecer, o que seria muito estimulante e permitirá avançar na discussão sobre a importância da representatividade negra do combate ao racismo e a discriminação racial.
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