Plano de Aula

Plano de aula: Questão de representatividade

mais ações

Descrição

Este plano tem como foco promover um diálogo crítico sobre a importância da representatividade negra na sociedade.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer contribuições de personalidades negras na história e cultura do Brasil.

Competências gerais

1. Conhecimento

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e Autocuidado

Planeje suas aulas pelo whatsapp

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 150 minutos

Materiais sugeridos:

• Folhas de atividade (com as imagens das personalidades negras)

• Lápis

• Borracha

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 20 minutos

Apresente as imagens de personalidades negros e negras. Elas são apenas sugestões e poderão ser substituídas por outras personalidades da sua região. É interessante trazer personalidades de diversos momentos históricos e/ou solicitar previamente que os alunos tragam suas contribuições, valorizando o protagonismo discente e enriquecendo a atividade com a diversidade que possa surgir durante a conversa.

Estátua de Zumbi dos Palmares
Centro Histórico de Salvador, Bahia. Cultural property Historic Centre of Salvador da Bahia. Crédito: By Wellington Da Costa Gomez - Own work, CC BY-SA 4.0.

Fotografia de Carolina Maria de Jesus
Crédito: Arquivo Nacional - Public Domain

Ilustração de Milton Santos
Ilustração: Yara Santos

Brazil Carnival --- Brazilian singer Elza Soares from the Mocidade samba school parades on a float during Carnival celebrations at the Sambadrome in Rio de Janeiro, Brazil, Tuesday, Feb. 25, 2020.
Crédito: Leo Correa/AP Photo/Imageplus

London Olympics Artistic Gymnastics Women --- Brazilian gymnast Daiane dos Santos clenches her fist after her uneven bars exercise during the artistic gymnastics women's qualifications at the 2012 Summer Olympics, Sunday, July 29, 2012, in London.
Crédito: Matt Dunham/AP Photo/Imageplus

Esse momento é muito importante para que os estudantes consigam se posicionar. Estimule-os a falar sobre o assunto, questione-os em cada imagem:

- Quem vocês acham que é essa pessoa?

- O que ela faz/fazia na sociedade?

- Qual a sua história de vida?

- Você acha que ele/ela foi uma pessoa de destaque na sociedade? Porquê?

Não antecipe nenhuma informação sobre as imagens. O intuito aqui é perceber se as crianças possuem visões estereotipadas de pessoas negras. Caso apareça alguma fala desse tipo, é necessário uma mediação reflexiva. Porém, o inverso também pode acontecer, o que seria muito estimulante e permitirá avançar na discussão sobre a importância da representatividade negra do combate ao racismo e a discriminação racial.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS