Imagens problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Passagem do tempo histórico
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de sulfite. Pedir com antecedência aos alunos fotos, objetos, registros que marquem os principais acontecimentos desde o nascimento até o 5ºano.
Material complementar: Para acessar as imagens da problematização clique em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAXPxmsWyFnyxFJbrbJxrY4RtxcbHRujCH97WqeRUya4B7Zk2dYsFRGfScnC/his5-07und08-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm> Acesso em 14/02/2019.
Nouvelle Histoire e o tempo Histórico. Disponível em <
Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia > Acesso em: 20/02/2019.
Tempo histórico e tempo geológico. Disponível em< https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tempo-historico-tempo-geologico.htm > Acesso em: 12/03/2019.
Tempo cíclico e tempo linear. Disponível em <https://www.coladaweb.com/sociologia/tempo-ciclico-linear > Acesso em: 12/03/2019.
O que é patrimônio? Disponível em <http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/patrimonio-cultural-o-que-e > Acesso em 12/03/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Essa aula tem por objetivo que os alunos comparem a diferença do tempo histórico e do tempo de cada pessoa. Basicamente o tempo da história como construção coletiva da cultura, memória de um povo.
Para você saber mais: Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm> Acesso em 14/02/2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS