Imagens problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Passagem do tempo histórico
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de sulfite. Pedir com antecedência aos alunos fotos, objetos, registros que marquem os principais acontecimentos desde o nascimento até o 5ºano.
Material complementar: Para acessar as imagens da problematização clique em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAXPxmsWyFnyxFJbrbJxrY4RtxcbHRujCH97WqeRUya4B7Zk2dYsFRGfScnC/his5-07und08-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm> Acesso em 14/02/2019.
Nouvelle Histoire e o tempo Histórico. Disponível em <
Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia > Acesso em: 20/02/2019.
Tempo histórico e tempo geológico. Disponível em< https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tempo-historico-tempo-geologico.htm > Acesso em: 12/03/2019.
Tempo cíclico e tempo linear. Disponível em <https://www.coladaweb.com/sociologia/tempo-ciclico-linear > Acesso em: 12/03/2019.
O que é patrimônio? Disponível em <http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/patrimonio-cultural-o-que-e > Acesso em 12/03/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Essa aula tem por objetivo que os alunos comparem a diferença do tempo histórico e do tempo de cada pessoa. Basicamente o tempo da história como construção coletiva da cultura, memória de um povo.
Para você saber mais: Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm> Acesso em 14/02/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para essa aula é necessário que os alunos levem com antecedência fotos, objetos, registros que marquem as principais fases, até chegarem no 5º ano, como o nascimento, aniversários, primeiro dente, primeiros passos, primeiro dia de aula para a construção da linha do tempo. O alunos deverão montar uma linha do tempo seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos, desde o nascimento até atualmente. A linha do tempo que os alunos irão montar segue uma ordem cronológica, e não foque apenas a sequência cronológica dos acontecimentos, explique aos alunos o tempo cíclico, como as fases da Lua, as estações do ano, o calendário.
Levante questões como, pensando nas datas da sua linha do tempo, a distância entre os acontecimentos é curta ou longa? Quanto tempo demora em média um acontecimento para o outro. Quais medidas de tempo você mais utilizou nessa atividade? Dias, meses ou anos? Peça para os alunos registrarem no caderno as respostas dessas questões. As datas se repetem? Peça para os alunos responderem essas questões no caderno pensando na linha do tempo e depois nas estações do ano e nos dias da semana. Para imprimir as imagens da contextualização, clique em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68RAE2TdF8knCKE7QtbENyxwbJf8WqpxzZrt854MGvdxZvh9VFR8tYV3ACyy/his5-07und08-imagens-da-contextualizacao.pdf
Explique aos alunos a diferença entre o tempo histórico e geológico, clique em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sUwjQMEVf2CX6BYB5DCYZQPcN6fQ2afs8SH2mpCwE54WKYtA4TZsrc2Jg6K4/his5-07und08-tempo-historico-e-tempo-geologico.pdf para acessar esse documento.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia > Acesso em: 20/02/2019.
Para saber mais sobre a forma como os indígenas se orientavam através da natureza. Disponível em <http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/mitos_e_estacees_no_ceu_tupi-guarani.html> Acesso em 14/02/2019.
Tempo histórico e tempo geológico. Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tempo-historico-tempo-geologico.htm > Acesso em: 12/03/2019.
Tempo cíclico e tempo linear. Disponível em <https://www.coladaweb.com/sociologia/tempo-ciclico-linear > Acesso em: 12/03/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a contextualização, problematize inicialmente levantando as seguintes questões: você já parou para pensar como nosso tempo é organizado? Hora de acordar, ir para a escola, brincar, almoçar, jantar, dormir. A sensação de estarmos fazendo a mesma coisa todos os dias, ou todo mês, ou ano, como os dias da semana, seu aniversário, as estações do ano é o tempo cíclico, é sempre um ciclo que tem começo, meio e fim. Nosso tempo é controlado, mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo os seres humanos se organizavam e mediam o tempo com base nas observações da natureza e só depois, desenvolveu técnicas de marcações mais precisas, como o calendário e o relógio, chamado de tempo cronológico, linear.
Diferencie com os alunos tempo cíclico e tempo linear, para acessar esse documento clique em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pe88Q5SQBVbdJjHXAXuAQn2634PWGwkKfkPnHMzT5WvHeeE5EJC2VfGz37tj/his5-07und08-tempo-ciclico-e-tempo-linear.pdf
Nesse momento peça para os alunos montarem uma sequência de suas atividades diárias, mensais, anuais a partir do tempo cíclico. As atividades que fazem durante o dia e durante a noite, nas estações do ano, período de secas e cheias. Assim terá uma representação do tempo linear e do tempo cíclico. Quando pensamos em uma construção histórica, como um museu, uma igreja, algo que se é construído através da memória, da cultura de pessoas ao longo do tempo. A partir de suas vivências, atividades diárias, resulta em uma construção coletiva da memória que pode estar representado em um símbolo, numa construção. E mesmo com a passagem do tempo, quando preservado e reconhecido pelas pessoas como identidade, se torna um marco de memória.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Tempo cíclico e tempo linear. Disponível em <https://www.coladaweb.com/sociologia/tempo-ciclico-linear > Acesso em: 12/03/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Essa construção é um patrimônio: p Elevador Lacerda, BA, construído no século XIX. Foram construídas e representam um marco de memória. O Elevador Lacerda tem a função de transporte entre a cidade alta e cidade baixa. A medida de tempo que você usou na atividade anterior, é o mais adequado também para medir o tempo dos acontecimentos históricos? Qual medida de tempo pode ser mais adequada?
Nesse momento conduza para que os alunos percebam que o mais adequado para se referir a acontecimentos históricos são séculos e milênios. E que essas construções históricas são um processo, pessoas que através da sua cultura e modo de vida constroem coletivamente uma memória até chegar a um determinado acontecimento que é considerado um marco histórico.
Deixe claro aos alunos que os marcos históricos não são rupturas, que a história é contínua. Essas construções são fatos que marcam um acontecimento, e continuam acontecendo, pois o tempo todo a história está em movimento. E que esses marcos de memória permanecem, por serem patrimônios são preservados para manutenção da cultura.
Para a atividade de sistematização, peça para os alunos desenharem como imaginam que essas construções eram há 100 anos. Após os desenhos, é importante que os alunos identifiquem que as mudança são mínimas, pois são marco de memória e devem ser mantidos e preservados.
Para você saber mais: Nouvelle Histoire e o tempo Histórico. Disponível em <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Uak-wLit8rAC&oi=fnd&pg=PA13&dq=tempo+hist%C3%B3rico+,+tempo+cronol%C3%B3gico&ots=lgzpkYe0X_&sig=pY8AklxXpUl1iGhwWkmjRkJfuOA#v=onepage&q=tempo%20hist%C3%B3rico%20%2C%20tempo%20cronol%C3%B3gico&f=false>Acesso em 14/02/2019.
O que é patrimônio? Disponível em <http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/patrimonio-cultural-o-que-e > Acesso em 12/03/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a diferença entre tempo histórico e tempo de vida de cada pessoa.
Siga as orientações definidas, mas altere a proposta para que os alunos que tiverem fotos dos pertences que remontam a própria história postem-nas no grupo de Whatsapp. Outra opção é que eles tirem as fotos e coloquem em murais virtuais (Padlet). Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos, utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Caso ache interessante envie o link (disponível aqui) da música "Quanto tempo demora um mês", da Banda Biquíni Cavadão: ela trata da passagem do tempo de uma forma poética.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Caso ache interessante, diga aos alunos que eles podem fazer a linha do tempo usando os recursos que quiserem, mas que há a possibilidade de fazê-la usando o Word (SmartA).
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Oriente a execução desta proposta através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção do trabalho, mas de uma forma diferente: buscando as fotos ou objetos que marcaram um momento de uma forma especial (fazendo a seleção) e relembrando momentos, e a história.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-Chave: Tempo histórico; Linha do tempo