Texto Parati
Plano de Aula
Plano de aula: Patrimônio histórico e cultural
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imprimir as imagens, caso não seja possível projetar para os alunos. Para imprimir a primeira atividade clique em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TVVNRvzCE6qyPwgxgg2PTW7mzsXp5Vrq44UDKHV99n5Wr3p99JbDwq95mUHn/his5-07und01-texto-parati.pdf
Para imprimir a segunda atividade clique em
Providenciar imagens sobre sua cidade de tempos históricos diferentes. Folhas de papel sulfite, pautada, ou outro de sua preferência, papel pardo ou cartolina para montar o painel.
Material complementar: MARTINS, Maria Helena. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. Editora Moderna. São Paulo 2011.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O objetivo dessa aula é que os alunos estabeleçam semelhanças e diferenças, identificando a passagem do tempo e que apesar disso, o patrimônio permanece, se preservado adequadamente. Essa permanência preserva a memória de uma povo, de uma sociedade que se modifica constantemente e consequentemente as construções também.
Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS