Plano de aula: Patrimônio histórico e cultural

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imprimir as imagens, caso não seja possível projetar para os alunos. Para imprimir a primeira atividade clique em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TVVNRvzCE6qyPwgxgg2PTW7mzsXp5Vrq44UDKHV99n5Wr3p99JbDwq95mUHn/his5-07und01-texto-parati.pdf

Para imprimir a segunda atividade clique em

Providenciar imagens sobre sua cidade de tempos históricos diferentes. Folhas de papel sulfite, pautada, ou outro de sua preferência, papel pardo ou cartolina para montar o painel.

Material complementar: MARTINS, Maria Helena. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. Editora Moderna. São Paulo 2011.

Orientações: O objetivo dessa aula é que os alunos estabeleçam semelhanças e diferenças, identificando a passagem do tempo e que apesar disso, o patrimônio permanece, se preservado adequadamente. Essa permanência preserva a memória de uma povo, de uma sociedade que se modifica constantemente e consequentemente as construções também.

Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência