Fragmento do texto
Plano de Aula
Plano de aula: Diversidade cultural brasileira e patrimônio
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Trecho a ser usado na contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C28fuPjE22TkdJbTmVVzyMy6xj9YvPqquCDEGzpnSzQ6zTnzeKUBaAnzcWkE/his5-07und06-fragmento-do-texto.pdf
Imagens de patrimônio material e imaterial https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tT7ZSGEq99ZdaDfnrD2avwr7RD3ZyUXaseaRBJmaDHapPAKXaG4qcrWxppZ3/his5-07und06-patrimonios-contextualizacao.pdf
Trecho 215 e 216 da Constituição, da seção II da cultura
Para a sistematização, pesquise sobre os patrimônios de sua cidade, insira as imagens no último slide e realize uma pesquisa das principais informações desse patrimônio. Para acessar as imagens da sistematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WJTFsVRhF2rTEtCgaArX9hDHKFZEYEAQ8vnxNzqMFXNQ7J4z36DFbmCjwj8F/his5-07und06-imagens-da-sistematizacao.pdf
Material complementar: Imagens de patrimônios materiais e imateriais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tT7ZSGEq99ZdaDfnrD2avwr7RD3ZyUXaseaRBJmaDHapPAKXaG4qcrWxppZ3/his5-07und06-patrimonios-contextualizacao.pdf
Diferenças entre patrimônio material e imaterial
Para você saber mais: Patrimônio material e imaterial Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=-Uz61DKiMAk> Acesso em 24/01/2019.
Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g> Acesso em 24/01/2019.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/24> Acesso em 24/01/2019. Diferenças entre patrimônio material e imaterial. Disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MUqNhWqGVAjEjP2f48FBP25M6brCDGutgEUes39WVBXwWXZtJsKkUZr26hC4/his5-07und06-patrimonio-material-e-imaterial.pdf> Acesso em 24/01/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos esse slide com o objetivo da aula. Não havendo a possibilidade de projetá-lo, escreva-o no quadro e leia coletivamente. Explique aos alunos a diferença entre patrimônio material e imaterial.
Para você saber mais: Diferença entre patrimônio material e imaterial https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MUqNhWqGVAjEjP2f48FBP25M6brCDGutgEUes39WVBXwWXZtJsKkUZr26hC4/his5-07und06-patrimonio-material-e-imaterial.pdf
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o trecho do livro Preservando o patrimônio e construindo a identidade. O trecho apresentado é um diálogo entre um professor e um aluno. É importante na contextualização explorar os conhecimentos prévios dos alunos. Você pode propor uma encenação aos alunos que represente esse diálogo. Pergunte aos alunos porque algumas construções, cidades, parques, parecem tão antigos e outras tão atuais e modernas? Vocês sabiam que em algumas cidades é proibida a entrada de veículos automotores? Por que será que isso acontece? Quais intenções existem com essas atitudes? Será que apenas lugares são preservados e cuidados para não sofrer alterações? E as danças? receitas? Também são preservadas e cuidadas? Em todo levantamento de hipóteses é necessário o registro, para a confirmação ou não. Reforce sempre a importância do registro, a importância de documentar um pensamento, uma fala, uma discussão coletiva. Esses registros são importantes para as análises num segundo momento, promovendo a metacognição, pensar sobre o que pensou.
Para imprimi-lo clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C28fuPjE22TkdJbTmVVzyMy6xj9YvPqquCDEGzpnSzQ6zTnzeKUBaAnzcWkE/his5-07und06-fragmento-do-texto.pdf
Como adequar à sua realidade: Substitua o nome da cidade de Parati do trecho acima por outra cidade histórica de seu estado, região.
Para você saber mais: Essa é referência da obra completa do trecho utilizado acima. MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001. p.06
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após o registro do levantamento de hipóteses, apresente esse slide aos alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é patrimônio cultural. Apresente aos alunos fotos de patrimônios materiais e imateriais. As imagens representam danças, festividades religiosas, culinária, transporte. Para imprimi-las, clique aqui:
É importante diferenciar o que é patrimônio material e imaterial. No item para você saber mais, tem um texto fundamentado no site do IPHAN para subsidiar sua explicação.
Como adequar à sua realidade: Você pode substituir as imagens do slide por outra que represente os patrimônios de sua região.
Para você saber mais: Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 24/01/2019.
Para saber mais sobre a diferença entre patrimônio material e imaterial clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MUqNhWqGVAjEjP2f48FBP25M6brCDGutgEUes39WVBXwWXZtJsKkUZr26hC4/his5-07und06-patrimonio-material-e-imaterial.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente aos alunos os artigos 215 e 216 da Constituição, da seção II da cultura.
Clique aqui para imprimir o documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxXCHqxCeDZ6DxG8aWjQuk5TePFcEtJM3yYSc6uXWYTKVJTv8HpvaJzGJKAg/his5-07und06-art-215-e-216.pdf
Peça para os alunos identificarem semelhanças entre os documentos. Após estabelecer semelhanças, pergunte aos alunos sobre a importância do patrimônio ser protegido por lei. As leis garantem a preservação, mas são as atitudes das pessoas, da população que vão garantir a preservação desse patrimônio, a sua conscientização de preservação da memória, a importância para a identidade de um povo.
Ao final da problematização é importante você falar sobre o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é o responsável pela preservação do patrimônio do Brasil. Se for possível apresente aos alunos o site do IPHAN.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse slide substitua as imagens de patrimônios culturais, a casa de Chico Mendes e a de Candido Portinari, por de sua cidade. Peça aos alunos para comparar as imagens dos patrimônios material e imaterial e o trecho da Constituição. Por que é importante preservar um patrimônio? Através de um patrimônio podemos saber sobre a história da nossa cidade? Que trecho da Constituição você considera mais evidente sobre a importância da conservação, preservação do patrimônio?
A turma construirá um texto coletivo sobre um patrimônio da cidade escolhido por eles, com as principais informações e entre elas a importância das fontes históricas para a permanência da memória coletiva da cidade. É importante que os alunos percebam e reconheçam a importância das fontes históricas para a construção e manutenção da memória, da identidade. As imagens são fontes que registram a preservação de uma cultura, uma identidade, um patrimônio. O trecho da constituição também é uma fonte histórica, que nos mostra que essa tradição, construção, faz parte da identidade de um povo e as leis devem garantir essa preservação. São diferentes fontes históricas sobre patrimônio.
Após a sistematização você pode sugerir uma tarefa para casa. Uma pesquisa com alguns patrimônios material e imaterial, desenho, pintura, dança, música, alimento, esporte, construções. Peça para os alunos escolherem um patrimônio e registrar no caderno. A que região esse patrimônio pertence? Quais costumes tradições fazem parte desse patrimônio? É material ou imaterial? Na próxima aula promova uma discussão coletiva. Vocês podem montar um painel sobre as descobertas.
É possível enviar como tarefa uma ficha de sistematização pedindo para os alunos pesquisarem no site do IPHAN sobre os patrimônios trabalhados na problematização, para imprimir a ficha clique aqui.
Para acessar as imagens desse slide, clique aqui.
Se não puder projetar as imagens de patrimônios culturais de sua cidade, monte um painel e fixar no quadro para que todos possam visualizar e analisar.
Para você saber mais: Para saber mais sobre patrimônio você pode acessar o site do IPHAN. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br> Acesso em 24/01/2019. Se achar pertinente apresente o site aos alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância do patrimônio material e imaterial para a história de uma sociedade.
Siga as orientações definidas. Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Caso ache interessante, envie este link (disponível aqui) que explica um pouco mais as a noção de patrimônio cultural material e imaterial.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Oriente a execução desta proposta através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta. Peça para os alunos, além de escreverem o texto, que complementem com imagens dos patrimônios escolhidos para o trabalho. Esse trabalho poderá ser feito individual ou coletivamente. Caso mantenha o formato original do Plano, indique aos alunos a possibilidade de utilizarem recursos digitais para o trabalho colaborativo, como Google Apresentações, Google Docs, Padlet.
Envie para o link (disponível aqui), que mostra uma campanha do IPHAN, para que todos compartilhem a ideia de preservar a nossa história.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça para a família se envolver na produção do trabalho e aprender junto com o aluno a importância de preservar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-Chave: Patrimônio; Diversidade cultural