Plano de aula: Coração, vasos sanguíneos e sangue

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema urinário e eliminação de resíduos

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que este seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, as aulas CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: A atividade precisará de cronômetro ou de qualquer instrumento que marque o tempo e da ficha de registro presente no material complementar para o professor deste plano. É sugerido que a realize fora da sala de aula, em um ambiente espaçoso, que possibilite a mobilidade dos alunos.

Para se apropriar de mais informações sobre o sistema circulatório, o professor pode utilizar o material de apoio dos links abaixo:

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com pequenos questionamentos como:

• O que você entende por pulsação?
  • O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?
  • Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?

Possibilite aos alunos um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.