Plano de Aula

Plano de aula: Pirâmide Etária do Brasil

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07G10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade EF07G10 será desenvolvida nesta aula por meio da criação de um gráfico de pirâmide etária utilizando palitos de sorvete, o que irá permitir para o aluno elaborar gráficos por meio da interpretação de dados que serão colhidos na escola. Com isso a habilidade mencionada irá despertá-lo para outras formas de ser ler o mundo como se aponta a pirâmide etária.

Materiais necessários: Palito de sorvete, cola, tinta guache, pincel, tesoura e folha sulfite.

Material complementar:

GEO7_10UND04 - Mapa: Idade da População 2010: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jRRpcRqaQ9pGpxMs5ZdacnNyMXdVzRh7RXZc5E64xv82a6adZqdbw6jt44zF/geo7-10und04-mapa-idade-da-populacao-2010.pdf

GEO7_10UND04 - Tabela de análise de dados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KQ2Ym6dxBg8eUTYndQStxjQXqM4UeZfMz9xKh3cMz6dZxR8CjHAPWTytP8Mw/geo7-10und04-tabela.pdf

GEO7_10UND04 - Gráfico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AssZXB24DUDhqnna4ZKKj7AdC39CERkSU7C3EMf8AHv9zzYegAGtSKrnRgDE/geo7-10und04-grafico.pdf

GEO7_10UND04 - Resultado da Atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6e2EG3Jp83QySve378PpC4VYewRkFWqkyKnGu998wRszaeK5u2AcpHkSrn3h/geo7-10und04-resultado-da-atividade.pdf

Para você saber mais:

As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores (base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida maior, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.

FERNANDES, Elisângela. Introdução à demografia com os dados do Censo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2326/introducao-a-demografia-com-os-dados-do-censo>. Acesso em: 10 jan 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Para o desenvolvimento da aula é aconselhável solicitar para os alunos em grupos realizar um levantamento de dados de idade e sexo dos alunos da escola, para isso utilize a tabela disponível abaixo. Essa atividade deverá ser realizada em aulas anteriores e que ela servirá como instrumento de realização da próxima aula. Comunique a gestão e os professores da escola que seus alunos farão uma pesquisa de campo e que precisarão levantar dados da população escolar em outras salas de aula de aula.

Organize os alunos nos grupos da pesquisa de campo;

Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que a aula irá discutir a distribuição da população brasileira por idade e sexo e que eles irão utilizar os dados levantados na pesquisa de campo para realizar uma pirâmide etária, que é um dos gráficos mais eficazes para compreender a dinâmica populacional de qualquer país ou região.

Tabela para pesquisa de campo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KQ2Ym6dxBg8eUTYndQStxjQXqM4UeZfMz9xKh3cMz6dZxR8CjHAPWTytP8Mw/geo7-10und04-tabela.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola fique localizada numa área rural, quilombola ou indígena e não disponha de outras salas de aula para realizar o levantamento, solicite que os alunos realizem essa pesquisa na própria sala de aula, embora a idade dos alunos irá se aproximar bastante você poderá utilizar o sexo como fator determinante na construção da pirâmide etária. No entanto a atividade também deverá ser realizada em aulas anteriores como atividade de classe ou lição de casa.

Para você saber mais:

As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores(base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida melhor, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.

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