Atividade para impressão - Mão na massa - Energia para nosso corpo: o que acontece com os nutrientes e com o oxigênio?
Plano de Aula
Plano de aula: Energia para nosso corpo: o que acontece com os nutrientes e com o oxigênio?
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula fecha uma sequência de 10 aulas pensadas para que o aluno possa estabelecer relações entre o sistema digestório e o sistema respiratório na importante missão de produzir energia para que o corpo funcione. Neste momento, objetiva-se permitir que os estudantes possam experienciar momentos em que reconheçam as substâncias resultantes dos processos digestório e respiratório, compreendam sua chegada até as menores partes do corpo e o uso delas na produção de energia, assim como percebam a formação de resíduos produzidos nesse processo.
Observe que, no conjunto de aulas, não apresentamos o conceito de “célula”, uma vez que muito provavelmente esse é um tema ainda não estudado pelos alunos e não previsto na BNCC para esta etapa do Ensino Fundamental. Assim, preferimos utilizar o termo “pequenas partes de nosso corpo”. Leve os alunos a compreender que nosso corpo é formado por partes minúsculas, invisíveis aos nossos olhos. Caso algum estudante apresente o conceito de célula ou pergunte sobre, explore aquilo que compreendem sobre o assunto, sem muito aprofundamento, de modo que o restante da turma possa compreender o que seria uma célula.
Materiais necessários para a aula: Jogo Pequenas fábricas de energia.
Busque se aprofundar no tema pesquisando-o em sites, livros e em revistas especializadas. A seguir, uma lista de links nos quais é possível encontrar informações sobre a temática desta aula:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-obtida-a-energia-que-faz-nosso-corpo-funcionar/
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/processo-producao-energia-partir-oxidacao-dos-alimentos.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Peça para relembrarem aquilo que investigaram sobre os sistemas digestório e respiratório e peça para buscarem estabelecer relações entre o tema da aula e as aprendizagens anteriores.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS