Plano de Aula

Plano de aula: Energia para nosso corpo: o que acontece com os nutrientes e com o oxigênio?

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula fecha uma sequência de 10 aulas pensadas para que o aluno possa estabelecer relações entre o sistema digestório e o sistema respiratório na importante missão de produzir energia para que o corpo funcione. Neste momento, objetiva-se permitir que os estudantes possam experienciar momentos em que reconheçam as substâncias resultantes dos processos digestório e respiratório, compreendam sua chegada até as menores partes do corpo e o uso delas na produção de energia, assim como percebam a formação de resíduos produzidos nesse processo.

Observe que, no conjunto de aulas, não apresentamos o conceito de “célula”, uma vez que muito provavelmente esse é um tema ainda não estudado pelos alunos e não previsto na BNCC para esta etapa do Ensino Fundamental. Assim, preferimos utilizar o termo “pequenas partes de nosso corpo”. Leve os alunos a compreender que nosso corpo é formado por partes minúsculas, invisíveis aos nossos olhos. Caso algum estudante apresente o conceito de célula ou pergunte sobre, explore aquilo que compreendem sobre o assunto, sem muito aprofundamento, de modo que o restante da turma possa compreender o que seria uma célula.

Materiais necessários para a aula: Jogo Pequenas fábricas de energia.

Busque se aprofundar no tema pesquisando-o em sites, livros e em revistas especializadas. A seguir, uma lista de links nos quais é possível encontrar informações sobre a temática desta aula:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-obtida-a-energia-que-faz-nosso-corpo-funcionar/

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/processo-producao-energia-partir-oxidacao-dos-alimentos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Peça para relembrarem aquilo que investigaram sobre os sistemas digestório e respiratório e peça para buscarem estabelecer relações entre o tema da aula e as aprendizagens anteriores.

Conteúdos relacionados