Plano de aula: Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Sobre esta aula: Este será um momento em que os alunos terão a oportunidade de construir conhecimentos a respeito do funcionamento do sistema digestório. Para facilitar a compreensão dos alunos, optamos por dividir esse funcionamento em dois tipos: a digestão mecânica, que será abordada nesta aula e e a digestão química, a ser tratada na aula CIE5_05VE04. Portanto, apesar de em alguns momentos os alunos terem contato com informações a respeito de substâncias químicas lançadas nos alimentos ao longo do tubo digestivo, não aprofunde o tema, preocupando-se em enfatizar o caminho pelo qual o alimento percorre e os movimentos que permitem o percurso e ajudam na digestão. Incentive-os a entender que, durante esse percurso, o alimento sofre muitas transformações.

Materiais necessários para a aula: lápis, papel, pão, água, vasilha, meia, balão ou sacola de supermercado, guardanapo ou papel higiênico, quebra-cabeça a ser impresso.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão pesquisar sobre as transformações ocorridas com o alimento dentro do organismo após ser engolido. Pergunte a eles: “Lendo o título da aula, vocês podem imaginar o que acontece com os alimentos depois que nós os engolimos?”. Permita uma breve discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo e que iniciem o levantamento de hipóteses. Para que os alunos associem o tema da aula com o título, você pode perguntar:

• O que é um liquidificador?
  • Para que ele serve? O que ele faz?
  • Por que podemos comparar o estômago e os intestinos com um liquidificador?