Plano de Aula

Plano de aula: Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este será um momento em que os alunos terão a oportunidade de construir conhecimentos a respeito do funcionamento do sistema digestório. Para facilitar a compreensão dos alunos, optamos por dividir esse funcionamento em dois tipos: a digestão mecânica, que será abordada nesta aula e e a digestão química, a ser tratada na aula CIE5_05VE04. Portanto, apesar de em alguns momentos os alunos terem contato com informações a respeito de substâncias químicas lançadas nos alimentos ao longo do tubo digestivo, não aprofunde o tema, preocupando-se em enfatizar o caminho pelo qual o alimento percorre e os movimentos que permitem o percurso e ajudam na digestão. Incentive-os a entender que, durante esse percurso, o alimento sofre muitas transformações.

Materiais necessários para a aula: lápis, papel, pão, água, vasilha, meia, balão ou sacola de supermercado, guardanapo ou papel higiênico, quebra-cabeça a ser impresso.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão pesquisar sobre as transformações ocorridas com o alimento dentro do organismo após ser engolido. Pergunte a eles: “Lendo o título da aula, vocês podem imaginar o que acontece com os alimentos depois que nós os engolimos?”. Permita uma breve discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo e que iniciem o levantamento de hipóteses. Para que os alunos associem o tema da aula com o título, você pode perguntar:

  • O que é um liquidificador?
  • Para que ele serve? O que ele faz?
  • Por que podemos comparar o estômago e os intestinos com um liquidificador?