Plano de aula: Os pulmões e as trocas gasosas

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Sobre esta aula: Durante esta aula, os alunos perceberão que inspiramos o ar do ambiente, rico em oxigênio, e eliminamos, na expiração, o ar de dentro do nosso organismo, composto principalmente por gás carbônico. Para compreenderem bem essa ação do metabolismo humano, precisam analisar o funcionamento dos alvéolos pulmonares como a estrutura dos pulmões responsável pela troca gasosa. Para aprofundarem nesse funcionamento, o professor pode preparar a aula CIE5_06VE07, para ser realizada no próximo encontro. Nessa aula, os alunos poderão dar continuidade aos conhecimentos produzidos aqui, compreendendo a participação do sistema circulatório como forma de transportar o oxigênio captado do ambiente para as células e do gás carbônico produzido pelas células para fora do organismo.

Materiais necessários para a aula: Espelho, ou vidro, seringa, materiais complementares impressos e copiados, computador com acesso à internet e aparelhos para projeção de slide e de vídeo, caso seja possível. As atividades preparadas para serem projetadas, como slides e vídeos, podem ser substituídos por cópias dos slides e de textos presentes nos materiais complementares.

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o título para os alunos e instigue-os a refletir sobre o tema da aula. Diga que irão investigar como funciona a respiração. Em seguida, pergunte:

• Podemos comparar a respiração com o movimento de encher e esvaziar balões? Por quê?

É esperado que estabeleçam relações entre os balões e os pulmões. Os pulmões funcionam como balões de ar, enchendo de oxigênio na inspiração e esvaziando ao expulsar o gás carbônico, na expiração. Não adiante essa informação para os alunos. Permita que levantem hipóteses e diga que essas hipóteses serão confirmadas, no decorrer da aula.

Próximos planos dessa sequência