Atividade para impressão - Mão na massa - Os pulmões e as trocas gasosas
Plano de Aula
Plano de aula: Os pulmões e as trocas gasosas
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Durante esta aula, os alunos perceberão que inspiramos o ar do ambiente, rico em oxigênio, e eliminamos, na expiração, o ar de dentro do nosso organismo, composto principalmente por gás carbônico. Para compreenderem bem essa ação do metabolismo humano, precisam analisar o funcionamento dos alvéolos pulmonares como a estrutura dos pulmões responsável pela troca gasosa. Para aprofundarem nesse funcionamento, o professor pode preparar a aula CIE5_06VE07, para ser realizada no próximo encontro. Nessa aula, os alunos poderão dar continuidade aos conhecimentos produzidos aqui, compreendendo a participação do sistema circulatório como forma de transportar o oxigênio captado do ambiente para as células e do gás carbônico produzido pelas células para fora do organismo.
Materiais necessários para a aula: Espelho, ou vidro, seringa, materiais complementares impressos e copiados, computador com acesso à internet e aparelhos para projeção de slide e de vídeo, caso seja possível. As atividades preparadas para serem projetadas, como slides e vídeos, podem ser substituídos por cópias dos slides e de textos presentes nos materiais complementares.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o título para os alunos e instigue-os a refletir sobre o tema da aula. Diga que irão investigar como funciona a respiração. Em seguida, pergunte:
- Podemos comparar a respiração com o movimento de encher e esvaziar balões? Por quê?
É esperado que estabeleçam relações entre os balões e os pulmões. Os pulmões funcionam como balões de ar, enchendo de oxigênio na inspiração e esvaziando ao expulsar o gás carbônico, na expiração. Não adiante essa informação para os alunos. Permita que levantem hipóteses e diga que essas hipóteses serão confirmadas, no decorrer da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Este contexto levará os alunos a refletir sobre algumas atividades que fazemos utilizando o ar proveniente dos pulmões. Deixe que pensem a respeito e que apresentem hipóteses sobre de onde e como surge o ar que utilizamos em tais ações. Deixe que os próprios alunos julguem as hipóteses dos colegas, avaliando a pertinência lógica de tais hipóteses. Permita que citem outras atividades realizadas com o ar vindo dos pulmões como: soprar uma comida quente para esfriá-la, soprar um cata-vento, assobiar, soprar um móvel empoeirado etc. Pergunte também sobre brincadeiras que possam ser realizadas com o ar vindo de dentro de nós. A seguir, apresentamos algumas dicas de brincadeiras que o professor pode proporcionar aos alunos em outro momento ou antes de continuar os próximos passos da aula, caso disponha de 20 ou 30 minutos a mais. Essas brincadeiras visam permitir que os estudantes percebam a existência de um tipo de ar que sai de nosso organismo:
Brincadeira 1: Bolhas de sabão. Soltarão bolhas soprando um círculo de arame anteriormente imerso em detergente.
Pergunte: Como surgiram as bolas?
Brincadeira 2: Futebol de sopro. O professor confecciona um mini campo de futebol (use papelão, cartolina, canudos e muita imaginação). Uma bolinha de isopor será utilizada como bola do jogo. As crianças soprarão a bolinha na intenção de alcançarem o gol.
Pergunte: O que moveu a bolinha?
Brincadeira 3: Estourando balões. Os alunos competem para ver quem estoura um balão primeiro, enchendo-o com a boca.
Brincadeira 4: Corrida no copo com água. O professor monta um circuito com oito copos descartáveis cheios de água dispondo-os em uma fila, um encostado ao outro. Coloca uma bolinha de plástico ou de isopor no primeiro copo e os alunos precisam soprá-la até chegar no último copo. Ganha aquele que chegar primeiro.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Após perceberem que existe um ar que sai de nosso organismo, chegou a hora de incentivá-los a pensar sobre o fenômeno da respiração. Peça para os estudantes lerem a questão disparadora e pergunte a eles:
- O ar que retiramos do ambiente é o mesmo que liberamos na respiração?
- Há diferença entre esses dois tipos de ar?
Diga que as atividades a seguir ajudarão a descobrir isso e outras coisas interessantes sobre a respiração.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Divididos em cinco grupos, os alunos irão fazer um experimento no qual compararão o ar vindo do ambiente com o ar proveniente dos pulmões. O objetivo é que percebam que o ar vindo dos pulmões embaça o espelho (por estar quente e o espelho estar frio) e o ar do ambiente não embaça. O ar vindo dos pulmões está em uma temperatura maior que a temperatura do espelho, assim, o espelho condensa as moléculas de água presentes no ar que sai dos pulmões. As moléculas estão no estado gasoso e, ao tocar o espelho, o vapor de água condensa, formando gotículas de água na superfície do espelho e embaçando-o. Com essa atividade, os alunos perceberão que o ar do ambiente é diferente do ar vindo de nosso organismo. Com isso, o professor pode passar a questionar os alunos sobre o que acontece com o ar que inspiramos para que ele saia, posteriormente, diferente de como ele entrou. Pode-se instigar a discussão questionando os estudantes se a única diferença é a temperatura do ar que entra e que sai do nosso corpo ou se acontece mais alguma transformação com ele.
Mão na massa
Orientações: Após o experimento, faça as seguintes perguntas, para que os alunos levantem as hipóteses iniciais sobre o ocorrido:
- Que ar embaçou o espelho? E qual não embaçou?
- O ar do ambiente está na mesma temperatura do ar que vem de dentro de nós? Por que isso acontece?
- Para onde vai o ar que retiramos do ambiente na respiração? Para que ele serve?
- De onde vem o ar que soltamos pela boca? Por que ele sai quente?
A partir dessas perguntas, os alunos serão motivados a tentar descobrir se as hipóteses levantadas pelo grupo podem ser comprovadas ou se precisam ser refutadas. Objetiva-se que compreendam que ocorre uma troca gasosa, uma vez que inspiramos oxigênio presente no ar e eliminamos gás carbônico.
Mão na massa
Orientações: A proposta é que tenham acesso à múltiplas formas de textos para busca de informações. Portanto, sugerimos uma forma multimediatizada de produção de conhecimentos. Neste slide propomos a apresentação de um vídeo bastante curto (1 minuto e 47 segundos) e, no próximo slide, a consulta a um texto impresso. O vídeo pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=poqKMmSH3NE. No entanto, levando-se em conta a possível limitação de recursos, sugerimos que, caso não seja possível reproduzir o vídeo, a apresentação dele seja ignorada e as informações cheguem aos alunos somente a partir do texto informativo, que pode ser encontrado para impressão no material complementar deste plano. Por outro lado, caso haja maior disponibilidade de tempo, sugerimos dois vídeos mais longos e com mais detalhes. A primeira sugestão apresenta um vídeo de 22 minutos com uma linguagem bastante adequada para essa faixa etária. A segunda sugestão refere-se a um vídeo com termos mais científicos, de um pouco mais de 7 minutos, mas também adequado à faixa etária.
Sugestão 1: https://www.youtube.com/watch?v=o3K_XKf7Pds
Sugestão 2: https://youtu.be/sQU4LVJr7TI
Nessa fase de pesquisa, oriente os alunos a buscar responder aos questionamentos levantados, anotando aquilo que forem descobrindo durante o vídeo e as leituras. Assim, ao registrar as respostas, terão as informações por escrito. Isso permitirá que construam conclusões sólidas sobre os temas tratados nesta aula.
Mão na massa
Orientações: Imprima o texto disponível nos materiais complementares e forneça-o aos alunos. Peça para que eles leiam e retome os questionamentos do slide anterior. Solicite que eles releiam as respostas registradas a partir da visualização do vídeo, corrigindo possíveis equívocos, esclarecendo dúvidas ou aprimorando as informações. Caso não disponha de recursos audiovisuais, proponha uma pesquisa mediada na biblioteca da escola. Para isso, selecione algumas fontes antecipadamente, para otimização do tempo. Uma outra sugestão é que o professor leve para a sala de aula essas fontes e as deixe à disposição para a consulta dos alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: De posse das anotações, cada grupo poderá compartilhar com a turma as descobertas realizadas. Leia questão por questão e peça que os grupos se alternem, apresentando conclusões.
Sistematização
Orientações: Para otimizar o tempo, cada grupo ficará responsável por uma linha do painel (seu modelo está disponível nos materiais complementares deste plano, para impressão). Prepare anteriormente o painel para ser fixado na parede. Entregue folhas A4 para os alunos e peça para, após discutirem com o grupo, escreverem com uma letra do tamanho adequado para um cartaz. Para a produção dos cartazes, sugerimos um tempo de 10 minutos.
Sistematização
Orientações: Após os alunos completarem a etapa anterior, leia o painel pronto e verifique se está de acordo com o que foi aprendido durante a aula.
Grupo 1: Precisa escrever o nome de cada movimento respiratório. Inspiração (entrada de ar) e expiração (saída de ar).
Grupo 2: Deve informar que o ar que entra no organismo vem do ambiente e vai para todas as partes do corpo para ajudar na geração de energia. Já o ar que sai do organismo vem do corpo como resultado do processo de geração de energia e vai ser liberado no ambiente.
Grupo 3: Informa que, na inspiração, o ar entra mais frio em relação ao ar que sai, porque está no ambiente e, portanto, possui a temperatura do ambiente e, na expiração, o ar sai mais quente em relação ao ar que entra porque absorve o calor do corpo. Deixe claro que o julgamento sobre ser frio ou quente é relativo, uma vez que o ar do ambiente pode ser considerado frio em relação ao ar da expiração, mas pode ser considerado quente em relação ao ar presente em um congelador, por exemplo. Por outro lado, o ar que sai do corpo pode ser considerado quente em relação ao ar que está no ambiente, mas pode ser considerado frio se comparado ao vapor que sai de uma panela de pressão, por exemplo.
Grupo 4: Precisa identificar que o ar inspirado é rico em oxigênio, importante para a produção de energia, e que o ar eliminado é rico em gás carbônico (dióxido de carbono), que precisa ser eliminado.
Grupo 5: Precisa informar que o ar que entra em nosso corpo chega aos capilares presentes nas paredes dos alvéolos pulmonares, enviando o oxigênio para o sangue distribuí-lo para todo o corpo. Em relação ao ar que sai, os alvéolos pulmonares permitem que o gás carbônico, produto das reações ocorridas no corpo, saia do sangue e seja expelido pelas vias respiratórias.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Compartilhamento de link de vídeo (Whatsapp ou e-mail); compartilhamento de áudio e vídeo (grupo de Whatsapp);
- Optativas: videochamada (Hangouts ou Zoom).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos o link do vídeo “Corpo Humano para Crianças - Pulmões”. Peça que eles assistam atentamente ao vídeo e respondam ao seguinte questionamento:
- Para onde vai o ar que retiramos do ambiente e de onde vem o ar que liberamos na respiração?
Solicite que eles respondam à pergunta por meio de áudio em grupo de Whatsapp ou direto em uma videoconferência.
Mão na massa
Proponha que os alunos projetem um simulador de pulmão com os materiais que possuem em casa. Eles devem planejar os materiais que utilizarão e a forma como prepararão esse protótipo. Após finalizado, devem apresentar aos colegas de turma como fizeram e como funciona o protótipo. Para isso, devem gravar um vídeo de, no máximo, um minuto, e compartilhar com os colegas.
Sistematização
Após os alunos assistirem aos vídeos uns dos outros, apresente o protótipo feito, baseando-se nas orientações do vídeo (disponível aqui). Após apresentar, pergunte o que os alunos aprenderam na aula de hoje. Essa sistematização pode ser realizada por meio de uma videoconferência.
Convite às famílias
Os familiares podem apoiar as crianças no planejamento e na produção dos protótipos, pesquisando junto com os alunos informações sobre o funcionamento dos pulmões, para que simulem ao máximo o pulmão de verdade.
5º Ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar inspiração/expiração e absorção/eliminação de gases, reconhecendo os alvéolos pulmonares como responsáveis pelas trocas gasosas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas..
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Alexandre Tolentino de Carvalho
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido