Atividade para impressão - Mão na massa - Os pulmões e as trocas gasosas
Plano de Aula
Plano de aula: Os pulmões e as trocas gasosas
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Durante esta aula, os alunos perceberão que inspiramos o ar do ambiente, rico em oxigênio, e eliminamos, na expiração, o ar de dentro do nosso organismo, composto principalmente por gás carbônico. Para compreenderem bem essa ação do metabolismo humano, precisam analisar o funcionamento dos alvéolos pulmonares como a estrutura dos pulmões responsável pela troca gasosa. Para aprofundarem nesse funcionamento, o professor pode preparar a aula CIE5_06VE07, para ser realizada no próximo encontro. Nessa aula, os alunos poderão dar continuidade aos conhecimentos produzidos aqui, compreendendo a participação do sistema circulatório como forma de transportar o oxigênio captado do ambiente para as células e do gás carbônico produzido pelas células para fora do organismo.
Materiais necessários para a aula: Espelho, ou vidro, seringa, materiais complementares impressos e copiados, computador com acesso à internet e aparelhos para projeção de slide e de vídeo, caso seja possível. As atividades preparadas para serem projetadas, como slides e vídeos, podem ser substituídos por cópias dos slides e de textos presentes nos materiais complementares.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o título para os alunos e instigue-os a refletir sobre o tema da aula. Diga que irão investigar como funciona a respiração. Em seguida, pergunte:
- Podemos comparar a respiração com o movimento de encher e esvaziar balões? Por quê?
É esperado que estabeleçam relações entre os balões e os pulmões. Os pulmões funcionam como balões de ar, enchendo de oxigênio na inspiração e esvaziando ao expulsar o gás carbônico, na expiração. Não adiante essa informação para os alunos. Permita que levantem hipóteses e diga que essas hipóteses serão confirmadas, no decorrer da aula.