Plano de aula: Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Sobre esta aula: Nesta aula, os alunos terão uma visão mais completa do sistema digestório, podendo compreendê-lo como um complexo formado por órgãos que constituem um tubo contínuo percorrido pelo alimento durante a digestão (tubo digestivo) e por órgãos auxiliares (glândulas salivares, fígado e pâncreas). Por meio de experimentos, os alunos terão a oportunidade de compreender o fígado e o pâncreas como órgãos que produzem substâncias importantes para o processo de digestão química a ser lançadas no tubo digestivo. Permita que possam levantar hipóteses a respeito do tema e busque deixar as definições científicas para o final da aula, no momento de Sistematização.

Materiais necessários para a aula: Canudo, bexiga de balão, tubo de látex ou mangueiras finas, tubos de condução de fios elétricos, massa de modelar, óleo de cozinha, água, grãos cozidos ou crus, leite, vinagre ou limão.

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e pergunte se sabem o que é fígado e pâncreas. Pergunte se têm alguma informação sobre estes dois órgãos. Deixe que comentem uns com os outros sobre o motivo que levou o título a chamar estes órgãos de auxiliares da digestão. Levante outros questionamentos:

• O que faz algo que é auxiliar?
  • Por que estes órgãos podem ser considerados como auxiliares da digestão?

Neste momento, não apresente qualquer definição ou resposta às perguntas feitas. Se limite a dizer que durante esta aula os alunos trabalharão para responder essas e outras perguntas.

Próximos planos dessa sequência