Plano de aula: Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Sobre esta aula: Nesta aula, os alunos irão começar a compreender o processo de digestão dos alimentos como uma função do organismo corresponsável, juntamente com o sistema respiratório, pela produção de energia a ser utilizada pelo corpo. Portanto, outras aulas complementarão o tema aqui apresentado. Por enquanto, o assunto a ser tratado será a respeito das transformações do alimento na boca, desde a salivação, passando pela mastigação até sua transformação no bolo alimentar, que será deglutido.

Materiais necessários para a aula: lápis, papel, alimentos como biscoito, jujubas e iogurte.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão refletir sobre o que acontece com o alimento desde quando o colocamos na boca até o momento em que o engolimos. Estimule-os dizendo que farão um delicioso experimento.