Plano de Aula

Plano de aula: Espirro, pelos do nariz e mucosa: os filtros naturais da respiração

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Ao longo desta aula, os alunos irão construir conhecimentos relacionados ao processo de filtragem do ar inspirado do ambiente. Os alunos terão a oportunidade de descobrir que os pelos, a mucosa nasal e o espirro funcionam como retentores de impurezas presentes no ar a serem expelidas do corpo humano evitando que corpos estranhos entrem no organismo causando problemas para a saúde. Para se aprofundar no tema, o professor pode consultar o site https://www.youtube.com/watch?v=iXXZH3agMzI e https://www.youtube.com/watch?v=hWxKCdG26kU

Materiais necessários para a aula: Garrafa pet, prego, lã ou barbante de cor clara, creme de pele (ou creme de cabelo, ou gel, ou óleo hidratante), canudo, achocolatado em pó (ou suco em pó, desde que possua cor), guardanapo, fita crepe.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Peça para tentarem antecipar aquilo que irão pesquisar durante esta aula. Pergunte aos alunos:

  • Lendo o título da aula, o que vocês acham que iremos investigar?
  • Vocês já pararam para pensar sobre para que serve o espirro, os pelos do nariz e a meleca?
  • Qual a função de um filtro?
  • Por que os elementos citados no título podem ser considerados filtros naturais da respiração?