Plano de aula: No ritmo da respiração: investigação sobre mudanças em nossa frequência respiratória

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Sobre esta aula: Aqui inicia um conjunto de quatro aulas que versarão sobre o sistema respiratório. Conduza estas aulas tendo como foco o funcionamento sistêmico do corpo humano, no sentido de que os sistemas trabalham em conjunto para o funcionamento do organismo. Portanto, organize-se para desenvolver estas aulas após as aulas CIE05_05VE01 à CIE05_05VE06, que trabalham o sistema digestório. Organize-se também para desenvolver, posteriormente, as aulas da unidade CIE5_06VE, que trabalham o sistema circulatório. Assim, no fim destas aulas, os alunos poderão ter uma visão holística do funcionamento do metabolismo, compreendendo a integração destes sistemas para a produção de energia.

Materiais necessários para a aula: Lápis, borracha, bolinha de isopor número 30, garrafa de refrigerante de 250 mililitros, 10 centímetros de mangueira ou cano, fita adesiva, cronômetro.

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o Título para os alunos e instigue-os a refletir sobre o tema da aula. No primeiro momento, deixe que expressem livremente suas primeiras impressões sobre aquilo que compreendem por ritmo, respiração e frequência respiratória.