Tabela para impressão - Mão na massa - No ritmo da respiração: investigação sobre mudanças em nossa frequência respiratória
Plano de Aula
Plano de aula: No ritmo da respiração: investigação sobre mudanças em nossa frequência respiratória
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Aqui inicia um conjunto de quatro aulas que versarão sobre o sistema respiratório. Conduza estas aulas tendo como foco o funcionamento sistêmico do corpo humano, no sentido de que os sistemas trabalham em conjunto para o funcionamento do organismo. Portanto, organize-se para desenvolver estas aulas após as aulas CIE05_05VE01 à CIE05_05VE06, que trabalham o sistema digestório. Organize-se também para desenvolver, posteriormente, as aulas da unidade CIE5_06VE, que trabalham o sistema circulatório. Assim, no fim destas aulas, os alunos poderão ter uma visão holística do funcionamento do metabolismo, compreendendo a integração destes sistemas para a produção de energia.
Materiais necessários para a aula: Lápis, borracha, bolinha de isopor número 30, garrafa de refrigerante de 250 mililitros, 10 centímetros de mangueira ou cano, fita adesiva, cronômetro.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o Título para os alunos e instigue-os a refletir sobre o tema da aula. No primeiro momento, deixe que expressem livremente suas primeiras impressões sobre aquilo que compreendem por ritmo, respiração e frequência respiratória.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Este slide abre a discussão sobre o tema da aula. Neste momento, os alunos apresentarão as primeiras conjecturas em relação aos motivos que levam à oscilação da frequência respiratória. Peça para que pensem em outras situações em que o ritmo da respiração acelera e em outras em que este ritmo
se mantém mais vagaroso. Pergunte:
- O que leva nossa respiração a acelerar em algumas situações e a diminuir em outras?
Não antecipe nenhuma informação científica a respeito. Peça para anotarem as hipóteses que levantaram a respeito e para guardarem a anotação para ser confirmada ou não no fim da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Peça para lerem em voz alta a Questão disparadora. Como já levantaram hipóteses na etapa anterior, limite-se a dizer que todas as atividades serão realizadas para que, no fim da aula, os alunos tenham uma resposta para esta pergunta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Os alunos construirão um instrumento que objetiva contar a quantidade de movimentos respiratórios realizados em situações de repouso e em situações de atividades metabólicas intensas. Para tanto, divida-os em grupos de cinco alunos. Diga aos alunos que farão um instrumento para averiguar a quantidade de respirações realizadas em 1 minuto por algumas pessoas. Diga que isso ajudará a responder a pergunta sobre por que respiramos em ritmos diferentes a depender das atividades que estamos realizando. Perceba que são materiais baratos, alguns gratuitos, e de fácil acesso. Portanto, antes de realizar esta aula, separe materiais suficientes para que todos os grupos possam construir seu instrumento. Alguns destes materiais podem ser substituídos. Por exemplo, a garrafa de 250 ml pode ser substituída por outra de 600 ml. Já a mangueira pode ser substituída por um pedaço de cano.
Mão na massa
Orientações: Como a garrafa será cortada e perfurada em sua base, oriente os alunos a aguardar sua passagem pelos grupos dizendo que ninguém poderá cortá-la a não ser o professor. Alerte-os sobre o perigo de utilizar estiletes e tesouras neste tipo de atividade. No entanto, deixe que façam o restante das atividades presentes na orientação.
Mão na massa
Orientações: Para testar o funcionamento do aparelho, diga que precisam mantê-lo na horizontal para que a bolinha se desloque pelo movimento da respiração
e não pela ação da gravidade que pode puxar a bolinha para um lado ou para o outro conforme a garrafa esteja inclinada e não em posição retilínea. Oriente os alunos a discutir com o grupo informações a respeito do funcionamento do aparelho. O objetivo é que relacionem seu funcionamento aos movimentos de respiração. Assim, indiretamente, os alunos irão pensar sobre o processo respiratório ao refletir sobre por que a bolinha se movimenta de um lado para o outro. Portanto, deixe que discutam com o grupo tais questões, construindo hipóteses que permitirão concluir que o movimento de inspiração puxa a bolinha e o movimento de expiração a empurra em direção à boca da garrafa. Deixe que elaborem estratégias para contar as respirações e que pensem sobre um nome para o aparelho. Podem surgir estratégias como: cada vez que a bolinha mexer, será contada uma respiração, cada vez que a bolinha bater na boca da garrafa será contada uma respiração etc. Perceba que a estratégia dependerá da compreensão que possuem sobre a respiração. Portanto, podem aparecer diferenças grandes entre as quantidades de respirações contadas na atividade proposta no próximo slide, uma vez que a estratégia vai depender de considerarem a respiração como um processo composto por dois movimentos (inspiração e expiração) ou se consideram cada movimento como um processo de respiração. Deixe que construam suas estratégias livremente e levante este fato no momento do compartilhamento das descobertas. No momento da escolha do nome do aparelho, diga que precisam escolher um nome que represente a funcionalidade do aparelho: contar respirações.
Mão na massa
Orientações: Antes de ser escolhidos os alunos para participar do experimento, certifique-se de que nenhum deles tenha alguma restrição médica que possa comprometer sua saúde ao realizar atividades físicas. Leve os alunos para um espaço onde possam realizar a atividade (quadra, pátio etc.) sem comprometer a integridade física deles ou de outros alunos. Assim, não permita que corram em corredores ou em locais onde possam trombar em outras pessoas. Oriente-os
a organizar o experimento de modo que possam realizar as atividades e fazer as anotações necessárias na tabela. Entregue a tabela (acesse-a nos materiais complementares deste plano) e peça para que dividam a equipe de modo que dois colegas auxiliem os experimentos e um anote os dados observados.
Na primeira questão da tabela, os alunos precisam compreender que tanto o voluntário 1, que se encontra em repouso, quanto o voluntário 2, que acabou de correr, precisam produzir energia para que o corpo se mantenha vivo. No entanto, enquanto mais intensa a atividade realizada, mais energia precisa ser produzida. Por isso, em situações de atividade física, as pessoas precisam respirar mais rapidamente para levar oxigênio para as células produzirem energia.
A segunda questão da tabela ajudará os alunos a perceber que um dos alunos realizou mais respirações em 1 minuto e, assim, respirou mais rapidamente que o outro no tempo marcado. Portanto, a segunda questão ajudará a responder a terceira questão. A quarta questão permitirá que expliquem o processo utilizado para contar as respirações. A quinta questão permitirá que concluam que, enquanto mais intensa a atividade física, mais energia é necessária e, portanto, mais oxigênio é preciso ser enviado para que o corpo produza e reponha a energia gasta na atividade. E a última questão irá propiciar momentos de criatividade do grupo.
O professor pode se aprofundar no tema acessando os seguintes links:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/frequencia-respiratoria-(fr)/32335
https://www.medicinamitoseverdades.com.br/blog/tipos-e-frequencias-da-respiracao
Materiais necessários: Instrumento construído, lápis, borracha, cronômetro, tabela para anotações.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Com as informações contidas nas tabelas, os alunos devem discutir a respeito das questões levantadas. Este é o momento de expor a questão a respeito das diferenças da quantidade de respirações observadas. Os alunos precisam concluir que o processo de respiração é formado pelos dois movimentos, portanto, cada respiração deve englobar um movimento de inspiração e um movimento de expiração. Assim, ao discutir sobre as diferenças de quantidades de respirações observadas, aqueles grupos que contaram tanto a inspiração quanto a expiração precisam compreender que fizeram a contagem em dobro.
Pergunte a eles:
- Se fizemos a contagem em dobro, o que é preciso fazer para que a nossa contagem se aproxime da contagem dos demais grupos?
Os alunos precisam concluir que é preciso dividir aquela quantidade por 2. Os grupos precisam compreender que aquele que apresentou mais respirações em
1 minuto respirou mais rapidamente que o outro que apresentou menos respirações em 1 minuto. Enfatize a questão a respeito dos motivos que levam o ritmo de nossa respiração oscilar conforme estejamos em repouso ou em atividades físicas. Explore a tabela perguntando a respeito daquilo que precisamos para a realização da atividade corporal. Os alunos precisam concluir que, quanto mais intensa a atividade física, mais energia o corpo demanda e que a respiração irá ajudar na produção dessa energia a ser gasta na atividade. Esclareça também que respiração é um termo coloquial. O que fazemos é a troca de gases; na inspiração o ar entra e nossos pulmões e o oxigênio entra no sangue sendo que na expiração o sangue libera gás carbônico para o ar contido nos pulmões e ele sai para o ambiente.
Sistematização
Orientações: Para sistematizar as aprendizagens, construa um texto coletivo com a ajuda de toda a turma para que possam registrar os conhecimentos produzidos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: compartilhamento de link do vídeo (Whatsapp ou e-mail); compartilhamento de mensagens (grupo de whatsapp, chat do Hangouts…); documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videoconferência (Hangouts, Zoom).
Contexto e questão disparadora
Apresente a seguinte situação aos alunos:
“Alguns amigos estavam brincando de pega-pega e, após a brincadeira, se olharam e perceberam que todos estavam ofegantes.”
Após apresentar esse contexto, pergunte às crianças o que acontece com nossa respiração após realizarmos algum exercício. Permita que elas tenham liberdade para responder, seja por meio de chat ou videoconferência.
Mão na massa
Compartilhe com os alunos o link do vídeo “Exercícios com as Crianças em Casa” (disponível aqui) e oriente que eles devem realizar os exercícios propostos. Após realizarem todos, as crianças devem ir para a frente de um espelho e se observar, principalmente no que diz respeito à respiração. Os alunos devem escrever anotações sobre as observações e compartilhá-las com os colegas da turma (podem utilizar um documento compartilhado no Google Drive).
Sistematização
Para sistematizar as aprendizagens, construa um texto coletivo com a ajuda de toda a turma utilizando o Google Docs e respondendo à seguinte pergunta:
- Por que respiramos em ritmos diferentes?
Os alunos não podem deixar de incluir no texto as principais conclusões a que chegaram.
Convite às famílias
Os familiares podem realizar os exercícios físicos junto com as crianças e, depois, observar entre si como ficou a respiração uns dos outros, compartilhando o que analisaram e a hipótese que explica por que o ritmo da respiração muda após a realização de exercícios físicos.
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar as alterações no ritmo da frequência respiratória, relacionando-as à quantidade de energia gasta em atividades metabólicas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo
de nutrição do organismo, com base na identificação das funções destes sistemas..
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Alexandre Tolentino de Carvalho
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido