Plano de aula: Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Sobre esta aula: Nesta aula iremos tratar de temas bastante polêmicos. São temas que podem causar bastante risadas por parte dos alunos ou mesmo constrangimento por tratar de tabus sociais. No entanto, o papel do professor é o de transformar a aula em um modelo natural de investigação e produção de conhecimentos científicos. Desde pequenos, somos ensinados que arrotar e soltar pum são fenômenos imundos e reprovados pela sociedade. Demonstre que esses processos são importantes para a eliminação de gases. Além do mais, tais fenômenos podem ser indicadores de condição da saúde de uma pessoa, como é o caso, por exemplo, da produção excessiva de arrotos, que pode indicar que a pessoa está com úlcera. Muitos assuntos tratados como tabus acabam por impor limitações às pessoas, dificultando o conhecimento acerca do próprio corpo, assim como a identificação de possíveis irregularidades. Portanto, o objetivo da aula é iniciar um debate sobre as razões que levam os temas a serem polemizados e as consequências negativas decorrentes dessa polemização para a saúde humana. O papel da educação científica, nesse sentido, é o de quebrar tabus e conduzir os estudantes à construção de atitudes críticas e pró-ativas frente à realidade.

Materiais necessários para a aula: Lápis, borracha, material impresso (disponível no material complementar deste plano).

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos leiam o tema da aula e permita que expressem livremente suas primeiras impressões sobre o tema. Será natural o agitamento da turma e o surgimento de atitudes como risadas, piadas e crianças envergonhadas. Esteja preparado para não reprovar essas reações e saber aproveitar as situações provocadas nesse momento para enriquecer a contextualização, que será realizada no slide a seguir. Deixe que conversem com os colegas, expondo suas primeiras impressões.