Atividade para impressã - Mão na Massa - Calor
Plano de Aula
Plano de aula: Calor
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Calor, sensação térmica, equílibro
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula pode ser ministrada após os alunos já terem construído conhecimentos iniciais sobre a definição de temperatura e sua relação (diferenças) com o calor (aula sobre temperatura e calor). No entanto, não existem restrições que impeçam esta aula de ser planejada como ponto de partida para o estudo da temática, tendo em mente que os conceitos de temperatura, calor e frio devem ser priorizados e trabalhados com foco neste início de planejamento, pois estes conceitos são essenciais para o prosseguimento da temática e das habilidades que se esperam que os alunos desenvolvam.
Materiais necessários para a aula: Garrafa térmica contendo café quente, garrafinha (ou térmica) com água gelada (ou simplesmente água e gelo), seis copos descartáveis de 50 ml por grupo (copinhos de café), duas caixas de isopor (para cada grupo), termômetro (um por grupo).
Materiais opcionais: Duas caixas de sapato (por grupo), papel alumínio, pedaços de isopor, caixas de leite ou suco e tesoura.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ao ler o título da aula, o professor pode promover um breve resumo do encontro anterior (aula sobre temperatura e calor). Perguntando aos alunos O que é temperatura mesmo?, Existe diferença entre temperatura e calor?, Qual seria esta diferença?
Após a turma relembrar estes conceitos, o professor pode fazer as seguintes perguntas para o prosseguimento da aula O que é calor?, O que é frio?, Qual seria a relação entre os dois?.
Diante das respostas fornecidas pelos alunos, incentive-os a criar suas hipóteses e conclusões iniciais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO