Plano de aula: Calor

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Calor, sensação térmica, equílibro

Sobre esta aula: Esta aula pode ser ministrada após os alunos já terem construído conhecimentos iniciais sobre a definição de temperatura e sua relação (diferenças) com o calor (aula sobre temperatura e calor). No entanto, não existem restrições que impeçam esta aula de ser planejada como ponto de partida para o estudo da temática, tendo em mente que os conceitos de temperatura, calor e frio devem ser priorizados e trabalhados com foco neste início de planejamento, pois estes conceitos são essenciais para o prosseguimento da temática e das habilidades que se esperam que os alunos desenvolvam.

Materiais necessários para a aula: Garrafa térmica contendo café quente, garrafinha (ou térmica) com água gelada (ou simplesmente água e gelo), seis copos descartáveis de 50 ml por grupo (copinhos de café), duas caixas de isopor (para cada grupo), termômetro (um por grupo).

Materiais opcionais: Duas caixas de sapato (por grupo), papel alumínio, pedaços de isopor, caixas de leite ou suco e tesoura.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ao ler o título da aula, o professor pode promover um breve resumo do encontro anterior (aula sobre temperatura e calor). Perguntando aos alunos O que é temperatura mesmo?, Existe diferença entre temperatura e calor?, Qual seria esta diferença?

Após a turma relembrar estes conceitos, o professor pode fazer as seguintes perguntas para o prosseguimento da aula O que é calor?, O que é frio?, Qual seria a relação entre os dois?.

Diante das respostas fornecidas pelos alunos, incentive-os a criar suas hipóteses e conclusões iniciais.