Plano de Aula

Plano de aula: Ideias e a operação inversa da divisão para estimar um quociente

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Conceito-chave

Estimativa de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Cartelas a serem trabalhadas no bingo.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Apresentar aos alunos o objetivo da aula.

Orientação: Leia com as crianças ou peça a um aluno que leia o objetivo em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Vocês já sabem o que é estimar um quociente, certo? Alguém ainda tem dúvida? Todos se lembram o que é um quociente?
  • O objetivo começa assim: “relembrar as ideias e a operação inversa da divisão”. O que é uma operação inversa? Qual é a operação inversa da divisão? Quem se lembra alguma das ideias da divisão?