Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ideias e a operação inversa da divisão para estimar um quociente
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes
Por: Isabel Cossalter
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.
Conceito-chave
Estimativa de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Cartelas a serem trabalhadas no bingo.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.
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Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Apresentar aos alunos o objetivo da aula.
Orientação: Leia com as crianças ou peça a um aluno que leia o objetivo em voz alta.
Discuta com a turma:
- Vocês já sabem o que é estimar um quociente, certo? Alguém ainda tem dúvida? Todos se lembram o que é um quociente?
- O objetivo começa assim: “relembrar as ideias e a operação inversa da divisão”. O que é uma operação inversa? Qual é a operação inversa da divisão? Quem se lembra alguma das ideias da divisão?